E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

terça-feira, 7 de maio de 2013

Para Eunício, Fernando Lyra teve papel fundamental no processo de redemocratização do país

O Senado realizou nesta segunda-feira (06) sessão solene em homenagem aos 40 anos de vida pública do ex-ministro da Justiça e ex-deputado federal, Fernando Lyra.  Para o Líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (CE), Fernando Lyra, de quem era amigo, foi um dos nomes mais importantes da política nordestina e nacional, como também do processo que resultou na redemocratização do Brasil. “Uma transição que se deveu em boa parte – isso é fundamental ressaltar – ao papel de protagonista assumido pelo parlamento. É impossível falar em transição democrática sem incluir o nome de Fernando Lyra diante do seu papel de destaque em vários momentos”, destacou.

Eunício ainda citou o importante papel exercido por Fernando Lyra para a composição do PMDB e apoio a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República, como também sua atuação como ministro da Justiça, no enfrentamento de barreiras construídas durante todo o regime militar. “Buscou então, a colaboração de especialistas, bem como da Ordem dos Advogados do Brasil, do Instituto dos Advogados Brasileiros, Tribunais de Justiça, além de entidades da sociedade civil, para essa iniciativa de vasculhar o ordenamento jurídico brasileiro e remover o entulho autoritário”, disse.

Lyra, falecido em fevereiro, aos 74 anos, foi deputado federal e um dos articuladores do nome de Tancredo Neves como candidato à Presidência da República, no Colégio Eleitoral, em 1985, depois que a emenda para eleições diretas foi derrotada no Congresso Nacional. Foi ministro da Justiça durante o governo de José Sarney (1985-1990).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores