E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

sábado, 25 de maio de 2013

Reconstituição da morte de cearense baleado pela PM no RN tem nova data

 O comando da Polícia Militar da cidade de Mossoró, na região Oeste potiguar, confirmou que a  reconstituição da morte do universitário cearense José Fernandes Castelo, de 19 anos, já tem nova data para acontecer. Será na próxima terça-feira (28), às 20h – mesmo horário e local em que o jovem foi baleado após furar uma barreira policial. Antes marcada para o último dia 14, a reprodução simulada foi cancelada por causa da chuva. A ação, segundo o delegado regional Dênis Carvalho, tem o objetivo de detalhar a participação de cada um dos seis policiais militares que estavam na barreira. O estudante José Fernandes Castelo foi atingido nas costas por um disparo após furar o bloqueio e, na fuga, atropelar três pessoas. O fato aconteceu no dia 13 de abril deste ano. José Fernandes guiava um Honda Civic de cor escura com placas de Fortaleza.

Segundo relatório da Polícia Militar, após furar a barreira, o universitário teria feito um percurso de 6,8 quilômetros em menos de 10 minutos. “Em certos trechos, o veiculo desenvolveu uma velocidade de 100 quilômetros por hora”, diz o documento. “Só parando o carro depois de ter um dos pneus furados”, acrescenta.

O relatório mostra também que o automóvel foi atingido por oito disparos, sendo um no pneu traseiro direito e os demais na parte traseira da lataria. Um dos tiros atingiu a lanterna traseira esquerda, passou pelo banco traseiro, transfixou o assento do motorista e acertou as costas de José Fernandes. Ele ainda chegou a ser socorrido ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na sala de cirurgia do Hospital Regional Tarcísio Maia.

O delegado regional de Mossoró ressalta que todo o cenário será remontado, inclusive avaliando o posicionamento dos policiais envolvidos quando os disparos foram efetuados e a trajetória da balas. “Vamos refazer cada passo para indicar a participação de cada um na ação”, frisou.

O comando da PM do Rio Grande do Norte determinou instauração de Inquérito Policial Militar e afastou das ruas os seis policiais envolvidos na morte do estudante.

Entenda o caso
O universitário José Fernandes Castelo, de 19 anos, natural de Tauá, cursava Engenharia Civil no campus da UNP de Mossoró desde o início do ano. Ele morreu na noite de 13 de abril após levar um tiro da Polícia Militar no município de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo informações do capitão Rabelo, do 12º Batalhão da PM, o rapaz conduzia um Honda Civic, com placas de Fortaleza, quando furou uma barreira policial e, ao ser perseguido, atropelou três pessoas, deixando duas delas (uma idosa e um motociclista) em estado grave.

Ainda de acordo com informações da PM, familiares do rapaz teriam confirmado que ele havia bebido. Segundo perícia preliminar do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), foi encontrado um copo com bebida alcoólica dentro do veículo. O tiro que atingiu o rapaz, inclusive, perfurou a lanterna traseira do lado direito, atravessou o banco do motorista e atingiu as costas de Castelo.

A perseguição, conforme registrado pela PM de Mossoró, aconteceu a partir da avenida Leste-Oeste, no Centro da cidade. Consta que o jovem cearense ainda foi perseguido por guarnições da Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE) por várias ruas do bairro Boa Vista, só parando o veículo ao ser alvejado no bairro Nova Betânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores