E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

sábado, 25 de maio de 2013

Militantes marcham em Natal pela legalização da maconha

Militantes a favor da legalização da maconha no Brasil se reuniram na tarde de hoje (24) ,em Natal, em mais uma Marcha da Maconha. A manifestação que ocorre em diversas cidades do país desde 2002 está em sua quarta edição na capital potiguar. A manifestação se concentrou na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, bairro comercial da cidade, por volta das 15h.

Os militantes saíram em caminhada pelas ruas às 16h20 em direção ao centro da cidade, mais precisamente para a Praça Vermelha, onde acontece o encerramento do ato. Logo em seguida está marcado um show na Ribeira. Eles seguravam faixas e cartazes que pediam a descriminalização do uso da droga e se mobilizaram ao som de reggae e do grupo pau e lata, que seguiu tocando durante o movimento. "Dilma Rousseff legalize o Back",  "Arroz, feijão, maconha e educaçao" e "fora Marco Feliciano" foram algumas das palavras de ordem entoadas pelos manifestantes.

Segundo Leilane Assunção, doutora em Ciências Sociais pela UFRN e uma das coordenadoras da manifestação em Natal, a escolha pelo Alecrim para realização da marcha este ano foi pelo fato ser  um bairro popular e assim trazer a pauta do movimento para mais perto de todas as parcelas da sociedade.

Ela explica que a "maior droga é a proibição", pois muitos jovens só experimentam as drogas pelo fato de ser proibido, e defende que com a legalização do uso da maconha haveria uma redução no tráfico e nos altos índices de violência registrados no Brasil.

"Hoje em nosso País se investe mais em criar vagas em presídios do que em escolas. Com a legalização a sociedade terá um grande benefício, pois diminuiremos a violência e o tráfico. Em outros países onde a maconha já é legalizada temos exemplos disso e também de que não houve aumento do uso pelo fato de não haver proibição", disse Leilane.

Já o bacharel em História e membro do Coletivo Canabis Ativa, Diego Castro,  ressalta que a marcha também luta contra o crime organizado, cujo lucro do tráfico vai para a coorrupçao e latrocínio."Essa não é uma luta de maconheiros, mas sim de pessoas que querem acabar com a criminalização da maconha", destacou.

A Marcha da Maconha vai acontecer também em outras capitais do Nordeste, em Salvador (BA)  o movimento está previsto para este sábado (25) e em Fortaleza (CE) no próximo domingo (26). Em Recife a marcha aconteceu no último dia 19 e na cidade de Olinda está prevista para ocorrer em 1º de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores