E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Chuvas no Ceará estão 46,4% abaixo da média

O trimestre de fevereiro, março e abril deste ano no Ceará ficou 46,4% abaixo da normal climatológica. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia, para o período, em todo o Estado, a média histórica é de 517,6 milímetros. Entretando, os registros dos últimos meses apontam que, em 2013, choveu somente 277,2 milímetros no trimestre. Esta é considerada a pior seca dos últimos 50 anos.

"Tínhamos claros sinais de que teríamos mais um ano com poucas chuvas", diz o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins. Segundo ele, no início do ano, a Fundação mostrou que as condições termodinâmicas da atmosfera e dos oceanos indicavam maior probabilidade de chuvas abaixo da normal.

Em maio, último mês da quadra chuvosa, a previsão da Funceme é de que as chuvas permaneçam de 74% a 91% menores do que a média.

Conforme publicado pelo O POVO, na última terça-feira, 7, o mês de abril encerrou-se com apenas 136,9 milímetros de chuva registrados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Embora o mês tenha apresentado o maior índice pluviométrico, o volume observado no trimestre entre fevereiro e abril está 47,2% abaixo da média histórica do período.

Irregularidade
Na segunda quinzena de abril, o Ceará foi afetado pela atuação da Zona de Convergência Intertropical, principal sistema meteorológico indutor de chuvas no Estado, e foram registradas fortes precipitações em alguns municípios. Porém, devido à uma configuração desfavorável no Oceano Atlântico, o sistema se distanciou e as chuvas perderam intensidade.

Média de chuvas registradas na quadra chuvosa de 2013 
Fevereiro: 61,6 mm 
Março: 78,7 mm 
Abril: 136,9 mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores