Foi praticamente de uma hora para outra, conta Fábio Moura. Quando chegou ao cruzamento da rua General Sampaio com a avenida Duque de Caxias, onde, diariamente, vende salgados, a rua estava recapeada. “Passei uns dias sem vir e fizeram isso. Acho que vai ficar pior”. O problema, para ele, é que a rua está em um nível acima da calçada, e o local já costuma sofrer bastante em dia de chuva. As bocas de lobo, ele aponta, foram tapadas pela nova camada de asfalto. “Aqui já alaga demais”, reclama.
“Melhorou, mas o trabalho é feito às pressas e fica assim, sem qualidade”, reclama o vendedor Wenderson Galdino. Ele conta que já viu muitos carros furarem o pneu em uma boca de lobo que permanece com grades expostas no cruzamento das ruas General Sampaio e Pedro Pereira. Para as motos, outro problema, indica o também vendedor Jorge Washington: com o asfalto tão alto, muitos motociclistas se desequilibram ao fazer as curvas. “Todo dia eles caem, principalmente quando o ônibus dobra de uma vez”. Pedestres também sofrem com o desnível, informa Jorge. “Quando chove e alaga tudo, as pessoas não sabem que o asfalto é mais alto e acabam torcendo o pé”, relata.
Segundo a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Seinf), antes da colocação da nova camada de asfalto na via, é feita a fresagem (raspagem) da anterior. As vias recebem uma fresagem padrão de quatro centímetros, mas as que têm tráfego intenso de ônibus recebem uma fresagem de cinco centímetros, informa a secretaria.
De acordo com a Seinf, o nível do asfalto aplicado permanece igual ao do anterior. “Historicamente, era feita apenas a sobreposição de camadas de asfalto, o que contribuía para a elevação do nível”, afirma a nota da secretaria. Em época de chuva, a água irá escoar normalmente, garante a secretaria. “Não há transtornos para a população”, frisa o texto. A rua General Sampaio é a mais recente das 25 vias do Centro a receber recapeamento.
Sem sinalização
Para o vendedor João Batista, há ainda outro problema nas ruas do Centro: a falta de sinalização de trânsito pintada no asfalto, deixando o fluxo de veículos mais confuso. “Não sinalizaram nada”, reclama. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), a empresa responsável pela sinalização já elaborou projeto para as vias do Centro e está obedecendo um “cronograma de prioridades” para realizar os trabalhos. As datas, porém, não foram especificadas.Sem sinalização
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Até a próxima semana, com a conclusão da rua Castro e Silva, 26 vias do Centro serão recapeadas pela Seinf. Frequentadores, porém, reclamam da intervenção, que teria deixado as vias num nível acima do anterior.
Serviço
Ouvidoria da Seinf
Críticas ao recapeamento devem ser informadas à SeinfTelefone: 3105 1114
Saiba mais
Ruas e avenidas do Centro já asfaltadas pela Seinf:
Senador Alencar; Pedro Pereira; Senador Pompeu; Meton de Alencar; Conselheiro Tristão; 24 de Maio ; General Bezerril; Perboyre Silva; Rosário; Assunção; Francisco Holanda; Floriano Peixoto; Pedro I; Solon Pinheiro; Visconde do Rio Branco; Major Facundo; Visconde de Saboia; São José; Sobral; Padre Ibiapina; Tereza Cristina; Princesa Isabel; Vila Eliza Diogo; Dona Leopoldina; General Sampaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário