Na tentativa de estimular a participação popular na administração, Marcos afirmou que criará 119 vagas para os síndicos, que serão os fiscalizadores dos serviços prestados pela Prefeitura nos 119 bairros do município. O cidadão poderá enviar currículo para o prefeito, que escolherá “as pessoas mais capacitadas para olhar, de perto, tudo que acontece nos bairros”.
Os síndicos, segundo o candidato, serão remunerados pela Prefeitura, estarão lotados no gabinete do prefeito e se reunirão mensalmente com o chefe do Executivo municipal.
Propostas
Outra inovação apresentada pelo candidato é o “ônibus-metrô”. “Eles serão articulados e darão mais qualidade e segurança aos usuários do transporte coletivo”, afirmou Marcos, pontuando que os ônibus serão parecidos com os metrôs na agilidade e no conforto e que a tarifa não subirá de preço. Na área da saúde, Marcos garantiu que priorizará o investimento no atendimento primário, do qual fazem parte os postos de saúde e os Programas de Saúde da Família (PSFs). Ele prometeu, ainda, construir um anexo do Instituto José Frota (IJF), “com quatro ou cinco andares”, no estacionamento que fica hoje ao lado do hospital.
Questionado se em sua gestão permitiria a construção da Torre Empresarial Iguatemi, cujo dono é o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) e que já gerou polêmica em 2007 quando a Prefeitura resolveu voltar atrás do licenciamento da obra concedido pela Secretaria do Meio Ambiente, Marcos disse que seguiria o que diz a legislação. “Existem técnicos na Prefeitura para verificar isso. Eu agiria de forma séria, não como a Luizianne, que ora libera, ora proíbe. Ela está brincando de administrar”, criticou. O tucano também assegurou que fará festas na cidade “e nos bairros para que o povo tenha direito a lazer”.
Como
ENTENDA A NOTÍCIA
Diferente da maioria dos candidatos à prefeitura de Fortaleza nessas eleições, que focaram os seus discursos em saúde pública, o tucano Marcos Cals apresentou propostas prioritárias nas áreas de gestão e mobilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário