E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Medidas para fluidez dividem opiniões


               São quase três quilômetros de avenida e mais de 40 placas em um sentido da Bezerra de Menezes indicando a proibição de estacionamento. Mesmo assim, carros “abandonados” na faixa da direita são figuras fáceis.

Como O POVO divulgou ontem, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) promete adotar uma política rigorosa de fiscalização de estacionamentos irregulares na via, que também contará com a instalação do BRS (Bus Rapid Service). O sistema destinará faixas preferenciais para ônibus, vans e táxis com passageiros, a partir do dia 13. Pelo menos outras oito avenidas e ruas terão estacionamentos racionados mais adiante, dependendo do resultado do piloto na Bezerra de Menezes.

As novas medidas já suscitam olhares desconfiados e críticas de quem frequenta a via. Para Domingos Neto, motorista de uma linha de topic, a ideia é boa. Mas somente a prática poderá revelar se funcionará de verdade. “Em horário de pico, os carros pequenos tomam a mão da direita e complicam tudo”, aponta.

O comerciante que preferiu se identificar somente como Almeida reclama de prejuízos por conta de mudanças anteriores. Para ele, as novas medidas não minimizarão o problema do trânsito. “Isso deveria ter sido trabalhado há muitos anos. Para mim, é desespero da Prefeitura. Era para ter feito essas faixas para ônibus perto dos canteiros centrais, como em outras cidades, para não atrapalhar as lojas”, opina.

Já para o taxista Renato Lúcio Saraiva, as medidas serão boas para o trânsito como também foram aquelas que aboliram os retornos. Ele também indica prejuízo nas lojas, pois os motoristas não têm onde estacionar para comprar.

Na manhã de ontem, uma viatura da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) acionava a sirene quando veículos estavam estacionados na faixa da direita. Em pouco tempo, muitas pessoas apressavam o passo com chaves nas mãos e tiravam o carro.

Segundo o chefe do Núcleo de Trânsito da AMC, Arcelino Lima, o órgão já tem conhecimento de alguns pontos mais críticos. Viaturas da autarquia estariam fazendo rondas para sondar a situação antes das mudanças previstas para o dia 13 e a instalação da sinalização antes dessa data.

Para haver uma adequação ao BRS, 40 novos abrigos estão sendo instalados nas avenidas Bezerra de Menezes e Mister Hull. Segundo o chefe da divisão de serviços da Etufor, Horácio Muniz, os equipamentos estarão prontos até o dia 13. Ontem, funcionários da empresa marcavam os locais em que as paradas ficarão nas calçadas dos dois sentidos das vias.

ENTENDA A NOTÍCIA

A Bezerra de Menezes será utilizada como piloto de modificações pensadas para a mobilidade da cidade. Mais rigor na fiscalização do estacionamento proibido e reserva de faixas preferenciais para transporte coletivo serão as medidas adotadas a partir do dia 13.

Serviço 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores