E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Apesar de incompleto, espigão já é ponto de visitação

             A entrada ainda está fechada por tapumes e cerca improvisada. Mesmo assim, os fortalezenses e turistas já escolheram o espigão da rua João Cordeiro como local de lazer nos fins de tarde. 

Quem foi ontem ao local, pode acompanhar o por do sol e, ao virar para o outro lado, observar a lua cheia que se iluminava à medida que o sol ia embora. “A maioria das pessoas que a gente conhece vem pra cá. E hoje a gente vai ver a lua nascer lindamente. A visão daqui é ótima”, afirma a professora Ellen Souza.

O professor de educação física e turista de Belém (PA), Elder Farias, estava encantado com a paisagem. “É a primeira vez que venho. Estou achando o litoral lindo e gosto do contato com a natureza. Vim ver o por do sol”.

O local também é frequentado por surfistas e por pessoas que aproveitam a longa extensão do espigão - com 640 metros - para pedalar. É o caso do pintor Renato Ferreira, que levou o neto Lázaro Vasconcelos, 6, para passear de bicicleta. “Ele gosta de vir pra cá e, nessa hora (fim da tarde), é que é bom. É bonito demais, mas a segurança deixa a desejar; fica perigoso à noite”.

A insegurança foi queixa constante feita pelos frequentadores ao O POVO. Ontem, enquanto a reportagem esteve no equipamento, dois policiais do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) faziam a ronda nas proximidades, mas ficavam no calçadão da Praia de Iracema, um pouco distante do espigão.

Apesar de não ter sido inaugurado oficialmente, o equipamento já sofre com atos de vandalismo e sujeira. Mas também recebe gentilezas, como a das amigas Esmeralda Dedalos, 21, e Rossiane Obelar, 19.

As duas recolhiam lixo. “Fazemos parte do movimento espiritual skandanlon. Hoje é o dia da mãe terra e essa é uma forma de retribuir”, justifica Esmeralda. Em poucos minutos, as duas encheram dois sacos plásticos com detritos.

Em balanço feito no começo do ano, a previsão da Prefeitura era de o espigão ficar pronto até julho. Porém, homens ainda trabalham na obra. A previsão é de que a instalação de bancos, guarda-corpo e iluminação seja concluída até setembro.

O comandante do BPTur, coronel Cláudio Mendonça, informou ao O POVO que uma dupla de policiais a pé faz a segurança no local, além de uma equipe em viatura.

ENTENDA A NOTÍCIA

O espigão da rua João Cordeiro está localizado próximo à estátua da Iracema Guardiã, entre a Ponte dos Ingleses e o espigão da avenida Rui Barbosa. O equipamento possui 650 metros de extensão.

Saiba mais 

No balanço feito pela Prefeitura, das 22 intervenções previstas para a requalificação da Praia de Iracema, apenas sete estão concluídas. Outras oito obras estão em execução. Dessas, cinco estão atrasadas.

Sete projetos estão em licitação, captação de recurso ou projeto de análise. A previsão é concluir a requalificação até dezembro, num investimento de R$ 43 milhões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores