E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

terça-feira, 28 de agosto de 2012

IFCE, Unilab e UFC convocam estudantes na lista de espera

          Chegou a etapa final de chamada dos estudantes inscritos nas listas de espera das universidades federais cuja forma de ingresso é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer estudantes que realizaram o exame em 2011, classificaram-se e estão incluídos nas listas de espera pelo site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).


Hoje, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) realiza matrículas dos convocados pela 5ª chamada da lista de espera. Restaram 30 vagas, que deverão ser preenchidas nos cursos de Administração Pública, Agronomia, Enfermaria, Engenharia de Energias, Interdisciplinar em Ciências Humanas e Letras-Língua Portuguesa. Em caso de não preenchimento hoje, haverá a última chamada na semana que vem, informou a coordenadora de Ensino e Graduação da Unilab, Andrea Linard.

Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realiza nesta quinta-feira, 30, a primeira chamada da lista de espera para preenchimento de 716 vagas remanescentes. Na página eletrônica do IFCE, é possível acessar o edital da seleção e o quantitativo de vagas distribuídas por campi.

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por sua vez, divulgará hoje, no endereço eletrônico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o cronograma com a chamada para a nova lista de espera. Segundo Miguel Franklin, coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da UFC, a expectativa é que sejam ofertadas em torno de 300 vagas na próxima chamada.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

As listas de espera convocam estudantes que realizaram o Enem em 2011, que estão classificados e inscritos nas listas pelo site do Sisu. No próximo dia 10, tem início o calendário para o vestibular 2013, por isso, está em fase final o processo de chamada relativo a 2011.

Servidores de 18 categorias decidem encerrar a greve

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), que representa os servidores administrativos de diversos ministérios e órgãos públicos integrantes do chamado "carreirão", anunciou que após assembleia realizada nesta terça-feira foi aceita a proposta de reajuste salarial de 15,8% oferecida pelo governo. O aumento será concedido ao longo de três anos (2013, 2014 e 2015), ao ritmo de 5% anual. Com isso, esse grupo de servidores decidiu que vai encerrar a greve e retornar ao trabalho. Conforme informa a Condsef, estão incluídas pelo menos 18 categorias, envolvendo servidores dos ministérios da Saúde, Previdência, Trabalho, Cultura, Fazenda, Agricultura, Planejamento, Transportes, além de Arquivo Nacional, Imprensa Nacional, Museu do Índio e Embratur, entre outros.
Termina nesta terça-feira o prazo dado pelo governo para que todas as categorias do serviço público federal comuniquem se aceitam a proposta de reajuste de 15,8%. Os que não aceitarem ficarão sem reajuste em 2013. Na próxima sexta-feira (31), o governo envia ao Congresso a proposta de orçamento para o ano que vem, contemplando o reajuste das categorias que optaram pelo acordo. Algumas categorias, como a dos servidores da Polícia Federal, já decidiram rejeitar a proposta e ir para o confronto porque buscam reestruturação da carreira e outros benefícios que o governo não aceita negociar agora.
Agência Estado

Comitê de candidato a vereador é assaltado

    Dois homens bem vestidos e armados assaltaram, nesta tarde de terça-feira, o comitê do candidato a vereador Jaime Cavalcante (PP), que fica na rua Rocha Lima, 1307, bairro Aldeota. Segundo a jornalista Fátima Medina, assessora do candidato, eles levaram quatro notebooks, seis celulares e vários pertences e dinheiro dos funcionários.

A ação foi rápida.

O candidato a vereador Jaime Cavalcante chegou ao comitê agora há pouco e informou que vai prestar queixa no 2º Distrito Policial.

Quadrilha faz proprietário de refém e assalta casa lotérica em Fortaleza

      Quatro homens armados assaltaram uma casa lotérica na avenida Sargento Hermínio, em Fortaleza, na manhã desta terça-feira, 28. De acordo com informações do Ronda do Quarteirão da área, o proprietário foi rendido quando chegava ao estabelecimento, por volta de 7 horas.

A quadrilha chegou em um carro e abordou o dono da lotérica, de 56 anos, quando ele abria a agência lotérica. Os acusados orientaram que não houvesse reação, pois havia pessoas rondando a casa da vítima. Segundo soldado Wagner Rocha, do Ronda do Quarteirão, os assaltantes chegaram inclusive a citar endereço e descrição da casa da vítima. “Ele ainda tentou ligar para a família, mas ninguém atendeu e ele acabou ficando mais nervoso”, relatou o soldado ao CEARÁ NOTÍCIAS.COM .

Os quatro assaltantes fugiram, levando o cofre da agência. A Polícia ainda não sabe a quantia em dinheiro levada. O caso será investigado pelo 1º Distrito Policial.

Gabriela paga o maior mico em jantar na casa de Ramiro Bastos

     Na casa de Ramiro Bastos (Antonio Fagundes), todos estão à mesa para o jantar. Alfredo (Bertrand Duarte), Conceição (Vera Zimmermann), Gerusa (Luiza Valdetaro), Olga (Fabiana Karla), Tonico (Marcelo Serrado), Nacib (Humberto Martins) e Gabriela (Juliana Paes) esperam que Fabiana (Heloísa Jorge) sirva a comida.

Enquanto Gabriela agradece a criada, os convidados pegam os talheres para se servirem. É quando a ex-retirante fica confusa. Tonico encoraja a mulher: “Coma, Gabriela. O tempero de Fabiana é supimpa!”. A morena não hesita e pergunta: “Eu... Posso comer com a mão, posso?”.

Todos acham que é uma piada. Mas Gabriela começa a pegar as comidas com as mãos e vai comendo, para o horror dos presentes. Nacib se vira para a esposa e chama a sua atenção. Devorando uma coxa de frango, ela fica estática na mesma hora...

Polícia retorna ao sítio do goleiro Bruno após denúncia anônima

Na noite da última segunda-feira, 27, a Polícia Militar de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu nova denúncia sobre o possível local onde podem estar enterrados os restos mortais da modelo Eliza Samudio, desaparecida desde 2010.
A denúncia anônima afirmou que a ossada estaria enterrada entre duas palmeiras, bem próximo à entrada do sítio nas imediações do sítio do goleiro Bruno, em Esmeraldas, também região metropolitana de Belo Horizonte.
A Polícia esteve no local ainda na noite da segunda, mas não conseguiu entrar por falta de mandado judicial. As buscas serão retomadas ao longo desta terça-feira, 28, quando os policiais retornarão com autorização judicial para a busca. Com informações do Jornal do Brasil.

REDAÇÃO CEARÁ NOTÍCIAS.COM

Câmara Municipal cria CPI para investigar Bolsa Família

      A Câmara Municipal instalou CPI para investigar fraudes do Bolsa Família em Fortaleza. A decisão foi tomada uma semana após a revelação de que a esposa do vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB) recebeu dinheiro do programa social destinado a famílias de baixa renda.
Leia tambem:
Na carona da CPI, Câmara vai elaborar Código de Ética e reformular Comissão de Ética
Confira a composição da CPI
Vereador Leonelzinho diz ser a favor de CPI, mas pede para não ser tratado como parâmetro nas investigações
A CPI foi proposta pelo vereador Dr. Ciro (PTC) e por Toinha Rocha (Psol), autora das denúncias e adversária de Leonelzinho na disputa pelos votos no reduto de Messejana. Após denunciar o caso, a autoescola de propriedade da parlamentar foi alvo de atentado a bala, na madrugada do último dia 23.
O anúncio da instalação da CPI foi feito após reunião na presidência da Câmara, com a presença de 23 vereadores.

Estudante cria página no Facebook para denunciar problemas de escola pública

         Isadora Faber, de 13 anos, é estudante do 7° ano, na Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, em Florianópolis, em Santa Catarina. Há pouco mais de um mês, a garota decidiu criar uma página do Facebook, intitulada “Diário de Classe” para denunciar o descaso com o colégio. A iniciativa conquistou os usuários da red
e social. Criada em 11 de julho, a página conquistou mais de 30 mil seguidores desde a manhã do dia 27 até a manhã desta terça-feira, 28.

A inspiração para criar a página veio da iniciativa de uma garota do Reino Unido, que denunciava a qualidade da merenda escolar e chamou a atenção da secretaria de educação e de renomados chefes de cozinha.

Diário de Classe
Portas danificadas, fiação em péssimas condições, bancos quebrados no refeitório e quadra de esporte abandonada eram algumas das reclamações da página. Após divulgar a situação na rede social, Isadora ganhou apoiadores no mundo virtual, porém, no mundo real, a realidade não foi semelhante.

Mesmo que tenha conquistado mudanças, como a troca de portas e fechaduras novas, a recepção, na escola, da iniciativa de Isadora não foi do agrado de professores e funcionários.

Isadora, além de destacar problemas físicos, divulgou a postura de alguns professores em sala de aula, principalmente o professor de matemática da escola. A estudante chegou a postar um vídeo em que mostrava a situação da aula do professor, mas sofreu pressão para retirá-lo do ar. “Me pressionaram de todas as formas para eu retirar os vídeos das aulas de matemática. Se arrependimento matasse já estava morta, mas se continuarem sem dar explicações vou publicar todos de novo e mais alguns”, postou na página.

A atitude rendeu indiretas de outros professores e de funcionários da escola. Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, Isadora destacou a situação. "Ninguém me apoiou dentro da escola, os professores são contra e funcionários também. Eles fazem cara feia para mim, dão indiretas. Meus colegas me apoiam no Facebook, mas na escola não. Acho que eles ficam com medo", disse.

Repercussão
A ação de Isadora tem conquistado seguidores e apoiadores em todo o Brasil. A Secretaria de Educação de Florianópolis informou que, nesta terça-feira, haverá uma reunião com a direção da escola e só depois será feito um pronunciamento oficial.
REDAÇÃO CAERÁ NOTÍCIAS.COM

Até o Natal, País terá smartphones a partir de R$ 200

     O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou ontem que os smartphones terão desoneração no país antes do Natal.

Em encontro com empresários do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), em São Paulo, Bernardo disse que a presidente Dilma Rousseff já acenou que vai desonerar os aparelhos, que foram incluídos na Lei do Bem pelo Congresso no começo de julho. “Nossa previsão é ter smartphones a partir de R$ 200”, disse o ministro.

O ministro também afirmou que nesta semana vai começar a seleção de 12 mil usuários de internet para que avaliem o padrão de qualidade da rede. Isso faz parte do plano de qualidade da internet que foi aprovado recentemente e começa a vigorar em outubro.

“Esses usuários terão instalados aparelhos em suas casas para medir a velocidade e a qualidade da internet. Os participantes deverão se inscrever por um site que será criado. E após isso, passaram por um sorteio eletrônico que selecionará os 12 mil participantes finais”, explicou Bernardo.

Segundo o ministro, os aparelhos usados pelos usuários gerarão um relatório com base nos padrões fixados no PNBL (Plano Nacional de Banda Larga). Haverá sanções para as empresas que não cumprirem esses indicadores, segundo Bernardo.

Desonerações
A diminuição de impostos, anunciada desde o início do ano para estimular setores da economia, fará o governo deixar de arrecadar pelo menos R$ 36,4 bilhões até o fim de 2013 – R$ 12,5 bilhões em 2012 e R$ 23,9 bilhões no próximo ano. Os números foram divulgados ontem pela Receita Federal. O impacto total sobre os cofres públicos, no entanto, deverá ser maior porque o levantamento é apenas parcial. (das agências)
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A redução de impostos pelo Governo Dilma, para manter a economia aquecida, leva a uma forte queda na arrecadação. O maior prejuízo é contabilizado com a renúncia da Cide, dos combustíveis, que chega a R$ R$ 4,7 bilhões.

Sindicato rejeita petição e ânimos acirram

   Duas cartas de renúncia, uma petição rejeitada, parte de uma categoria dizendo-se disposta a nova mobilização para contestar o fim de uma greve e uma reunião cujo saldo foi adiar a convocação do colegiado responsável por definir um novo calendário acadêmico. Está ainda mais tenso o clima entre os professores das universidades Federal do Ceará (UFC) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a entidade representativa da categoria. Embora assembleia no último dia 22 tenha decido pelo fim da greve, a paralisação prossegue.


Horas após o presidente e a secretária-geral do Adufc-Sindicato, Marcelino Pequeno e Marília Brandão, apresentarem ontem comunicados sobre a saída de seus cargos, a autarquia emitiu parecer contrário à petição elaborada pela oposição solicitando nova assembleia para deliberar sobre o fim da greve, deflagrada em 12 de junho. O documento foi protocolado na última quinta-feira. Continha 588 assinaturas. A reitoria da UFC também recebeu-o.

Segundo a diretora do Adufc-Sindicato, Mirtes Amorim, a recusa deu-se pela impossibilidade da comprovação de 10% dos apoiadores da petição serem filiados ao órgão. “A assessoria jurídica considerou que não estava dentro das exigências legais. Como se tratava de uma petição virtual (com assinaturas coletadas via Internet), sem a obrigatoriedade de identificação, não tínhamos como identificar quem era associado.”

A decisão gerou revolta. “A sensação é de estranhamento, já que outras petições foram aceitas e nunca questionadas. Isto mostra que, quando não interessa à diretoria da Adufc, se derruba”, defendeu a professora Maria do Céu de Lima.

Um revide foi posto em prática logo após a divulgação do parecer: a tomada da junção de novas assinaturas. Desta vez, de forma presencial/manual. O jardim da reitoria da UFC foi escolhido como ponto de coleta.

Tão logo os 10% de associados sejam alcançados, outra petição será apresentada. Antes disso, um ofício será enviado ao reitor da UFC, Jesualdo Farias, pedindo a não-tomada de medidas de retorno às atividades antes da resolução do conflito de base. “E vamos fazer as ações jurídicas necessárias”, adiantou Maria do Céu. Às 14 horas de hoje, os discordantes do fim da greve realizam plenária para discutir a postura do sindicato.

Para amanhã, porém, já está agendada reunião da equipe de administração da UFC para decidir quando o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) será convocado para traçar um novo calendário universitário.

A definição devia ter saído ontem. No entanto, a equipe preferiu adiá-la em cumprimento a compromisso firmado por Jesualdo Farias com o corpo docente crítico ao término da greve. O reitor atende a pedido de tolerância até hoje feito em ofício entregue dia 23. “Tem a possibilidade de (o Conselho) não ser convocado de imediato, mas certamente teremos a data de quando será”, explicou o pró-reitor de graduação da Universidade, Custódio Almeida.
  E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Professores contrários ao fim da greve colhem assinaturas de forma manual (e não online) para apresentarem nova petição reivindicando convocação de assembleia. UFC decide amanhã quando definirá calendário.

Saiba mais

No lugar de Marcelino Pequeno, Ricardo Thé assume a presidência do Adufc-Sindicato. Ele cumpre licença médica e, até amanhã, deve ocupar o posto.

Tanto situação quanto oposição dizem que a entrada de Thé não mudará o curso das negociações por uma nova assembleia.

A greve dos servidores administrativos encerrou ontem, às 17 horas. Os cerca de 3.500 funcionários voltam hoje ao serviço, segundo Custódio Almeida.

Em nota, a UFC pediu empenho para superar os impasses e disse confiar na capacidade do movimento sindical de resolver os conflitos.
 

A nova queridinha das redes sociais é indelicada

      Pedindo um conselho financeiro, um rapaz pergunta como sair do vermelho. A resposta chega abusada: “Use absorventes!”. A frase ferina é atribuída a uma mocinha da década de 1970 que estampa a caixa de palitos da sexagenária Gina e uma página na rede social facebook. Por trás dela, Ricck Lopes, um estudante de publicidade mineiro, de 19 anos, que conquistou mais de 1,3 milhão de seguidores e foi citado por mais de 2,3 milhões de usuários em 15 dias. O sucesso também chegou ao mundo real e a moça já estampa camisetas.

Gina Indelicada, nome da personagem da rede social, foi criada sem autorização da Rela Gina, detentora da marca de palitos. Ao saber do fenômeno, o diretor-presidente da empresa, Luiz Carlos Rela, chegou a afirmar que acionaria o departamento jurídico para ver que providências tomar. A decisão foi por manter vivo o personagem e chamar seu criador para tocar projetos junto à empresa.

Na opinião do publicitário Sérgio Gouveia, publicitário da agência Register, a Rela Gina teve sorte em despertar ação que repercutisse bem em nichos de mercado em que tinha baixo recall, o público jovem, conectado às redes sociais. “Gente que não conhecia a marca passou a conhecer. Eles ganham recall com isso”, explica. Túlio Pinheiro, publicitário da 101 Macaco, diz que a Gina agora faz parte da cultura pop, e é comparando com marcas mundiais. “Assim como tem camiseta com estampa que brinca com a Coca-Cola, também tem da Gina”.


Sérgio ressalta que as redes sociais são ambientes ainda pouco conhecidos, sem fórmulas exatas para o sucesso ou fracasso. E as chances de revés também existiam. “As empresas tem que tomar cuidado em como alguma coisa entra na internet”, afirma.

Cautela não significa fugir das redes sociais e ambos os publicitários concordam que a empresa fez bem em não proibir que Ricck continuasse a usar a marca. Para Túlio, a empresa não tinha a ganhar se fosse contra a repercussão. “Não adianta querer brigar. Os gestores podem escolher não participar de redes sociais, mas não cabe a eles escolher estar ali ou não. Não se tem controle”.

Ideia
Para Sérgio, a personagem integra e exacerba elementos do cotidiano. “Nem sei se ele foi beber nessa fonte, mas é uma postura do Seu Lunga aqui do Ceará. Gente indelicada, ignorante”. Ele destaca a encenação na interação entre público e personagem, já que os que provocam sabem que a resposta será ferina. O discernimento dos internautas, segundo ele, evita que o mau-humor da Indelicada faça o mercado se voltar contra a Rela Gina. “Eles sabem que a marca não está por trás disso”.

Para quem quer aproveitar o terreno fértil das redes sociais, Sérgio só tem um conselho: que doses de bom-senso sejam misturadas à criatividade. Ricck e Gina poderiam ter se prejudicado com essa exposição. Como tudo parece ter dado certo, a Indelicada deu cria. Gina Filha é o mais novo alvo das grosserias da mãe, mas não sem retrucar.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A empresa Rela foi fundada em 1945 em São Paulo. Seus produtos levam a marca Gina, uma homenagem à mãe dos fundadores. Além de palitos de dentes, a empresa fabrica palitos de sorvete, churrasco, trabalhos manuais e prendedores de roupa.

Renato Aragão anuncia o filme "O Segundo Filho de Deus" e gera polêmica

O humorista Renato Aragão, o “Didi”, está dando o que falar com a divulgação de seu novo filme.
Segundo informações do site Padom, o nome do filme será "O Segundo Filho de Deus". "Como Jesus veio à Terra e não conseguiu cumprir a sua missão, porque os homens não deixaram, Deus resolve mandar um segundo filho. Aí, sim, ele cumpre a missão", diz Renato Aragão em publicação no site. O humorista será o intérprete desse "segundo filho".
O longa, que será dirigido por Paulo Aragão Neto (o primogênito de Renato), terá um enredo inspirado em histórias bíblicas.
Os rumores da produção têm levantado bastante polêmica entre as comunidades cristãs do País. Muitos chegaram a criticar o humorista por considerarem o conceito do filme como pretensioso, já que Renato afirma que Jesus Cristo não cumpriu sua missão na Terra.
A estimativa de orçamento do filme gira em torno de 8,1 milhões de reais.
Redação CEARÁ NOTÍCIAS.COM

domingo, 26 de agosto de 2012

A verdade da politica do tal "poderoso" de Baixio

     Bom dia meus amigos do meu querido Baixio, é impossivel de não falar do assunto do momento, estou acompanhando a disputa de votos pelos os dois maiores partidos de nossa cidade, não queria citar o nome do garoto Hegildo, mas.... acho que el
e não tem perfil para politica, fez umas coisas erradas, na hora errada, e no lugar errado.,Acompanho tudo que se passa no nosso torrão, diziam os mais velhos que o Hegildo ia orgulhar sua familia como o padre Cícero fez. A sua familia, seu Adonias e dona Ana são contentes, alegres e orgulhosos do garoto que dizia: vou estudar e ser padre, pois acho que o dom é uma coisa sagrada. hoje mora na grande São Paulo, quando vem ao Baixio sentimos orgulho, o Hegildo fez o contrario, enganou a diocese,enganou realmente um pouco o corpo da igreja catolica, enganou nosso povo. porque não disse logo que queria viajar o Brasil inteiro para buscar conhecimento? Porque tinha que usar a igreja? Ele tinha certeza que não ia ser padre, queria ser mesmo era um professor, até admiro o conhecimento dos educadores, são pessoa que se dedicam para repassar conhecimentos. Aí essa motinha com um somzinho, vem anunciando que o povo do PDT é sujo, vem anunciando que o pessoal do PSC não é limpo, ora, ora, querendo julgar essa turma. Olha garoto você é inteligente, vai com pasciência, aproximar_se do povo não é jogar confetes no ventilador não! Porque o povo sabe de quem somos filhos, o que fizemos, qual a nossa educação, Baixio é pequeno.Será que no futuro estará aqui acompanhando as dificuldades daqui? ou você acha correto o anuncio dessa meninazinha mimada, que só morou aqui no Baixio quando criança? O poderoso pai dela, está se perdendo, essa coisa de tomar sanfona de um, ameaçar tomar a protese de perna de outra, disse que o motor do rapaz daqui do sitio foi ele que deu, isso não vai dá certo, parece que cançou de dá tapinhas nas costas, e o sorriso falso das fotos ao lado daquele desequilibrado de ponta de rua, convence? Desaprovo o que faz o rapaz lá de cima que luta forte, comprando o povo pra colocar sua mulher que não entende quase nada de politicas publicas,esse cara da loja, pensando que carro e dinheiro leva tudo, e ele é um dos que não conhece as coisas que se passaram no Baixio, fico vendo essa Filha de seu Everson, falando mal do primo, será que ela já esqueceu? o dia em que o poderoso chamou a policia, por um problema de uma porta que saía de sua casa par antiga coletoria. Estou vendo tudo. Muitos candidatos bons, ví pela a internet as fotos e fichas de todos, esse menino de Sera, fiquei surpreso com um rapazinho filho de Bosco Germano, ví o pai dele ser um despreparado para a vida, é uma surpresa. O Bastião da sucam, um rapaz simples, lutador e honesto. Acredito que vai ter uma pequena mudança na camara. Peço ao nosso povo, coloque pessoas novas pra testarmos, pois esses ultrapassados, malandros da politica, precisa fazer outras coisas ou será que a roça deles é essa? Gastam muito, não querem deixar outros entrar. O povo esse ano vai dá uma resposta boa. 

sábado, 25 de agosto de 2012

curti o homem ai !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Armando
Nome Completo: Armando Quaresma Trigueiro
Número: 20
Cidade: Baixio
Estado: CE
Número do partido: 20
Coligação: FRENTE BAIXIO NO CAMINHO CERTO
Candidato no TSE: divulgacand2012.tse.jus.br
Conferir curtidas: api.facebook.com/method/fql.query
Resultados da enquete anterior: http://eleicao2012.vetorti.com
Entenda os motivos para existir esta nova enquete,Clique aqui.

O ex-poderoso de Baixio-ce

     " Hoje resolvi escrever um pouco no que lembro dos acontecido em nosso Baixio,lembro como se fosse hoje, chegando a casa dos meus pais no sitio onde morava, um jovem vereador e candidato a prefeito pelo PDS, apoiado por um certo compadre e o
utros grandes homens da nossa comunidade e de Baixio, era apresentado alem do numero 15, varias proposta para um desenvolvimento para nossa terra, isso foi na época uma grande força jovem, um cidadão sem maldades nenhuma, ao seu lado uma grande mulher de familia importante de nossa cidade. Teve uma aceitação muito grande. Com muito trabalho e ajuda dos amigos como meu p
ai,que era um dos motorista que guiava o FIAT espazio 147 de cor azul, eu vi muitas vezes a saida deles para a capital Fortaleza, eu era um garoto de 10 anos de idade, lembro disso tudo com muita facilidade. Resumindo, esse prefeito fez uma administração quase perfeita. Veio o segundo mandato, revolucionou com a chegada da energia eletrica na zona rural, isso realmente marcou. Pois bem meus amigos, do terceiro mandato em diante, começou a colocar em pratica aquilo tudo o que tinha aprendido com o já esquecido Tasso, começou a perseguir os eleitores contrario, implantou o clientelismo, começou a comprar e conturbar a consciência do nosso povo, já estava obstinado por poder, luxuria, começava alí as ações de um homem frio, calculista, dizia dominar o nosso povo.Alí já tinha esquecido de sua grande esposa e filhos,o destino empurrou suas filhas para a capital Cearense, forçando as mesmas a batalhar a vida. Escutei de muita gente de Baixio ter conhecimento de que venderam até salgados para complementar nos gastos de sua formatura, hoje elas são grandes profissionais graças ao empenho delas, ajuda de uma irmâ da mâe e a propria mâe. Voltando ao assunto principal,. esse período como administrador não lembro de grandes obras executada no seu governo, digamos que a construção da escola e ginasio de esporte de Jurema é importante para um povo que realmente precisa de educação, sim queria lembrar lá atrás da construção dos predio: prefeitura e câmara. Nos ultimos anos de sua administração, veio de forma desastrosa levando-o a um desgaste na politica, continua dizendo que é poderoso, que não precisa de liderança alguma, e até mesmo no seu partido de hoje desapontou muita gente, pois forma chapa com um cidadão que o chamava de NICOLAU(simbolo de corrupção), e esse tal que é um desequilibrado com as palavras, o chamava de injusto e que surrupiou dinheiro da prefeitura de uma cidadezinha humilde e de um povo que ainda sonha com acontecimento igual a nossa coirmâ Umarí, que aquele poderzão caiu diante de um homem simples porém apoiado pelo povão. Pois bem chegou a vez de nós encorajár-se e trabalhar e não deixar pessoas que moram lá fora, que não sente na pele como o que os nossos irmãos sentem, sabemos que pessoas que estão sendo apresentados sempre morou fora, não tenho conhecimento que a menina se preoculpou com as nescessidades e anseios do nosso povo. Ora, existe desafetos forte dentro daquele partido, pois se esperava o grande, o poderoso, apoiar um candidato a vereador realmente Baixiense, só que o cidadão apoia um rapaz que não conhece nossa história, causando assim um desconforto aos Baixienses de verdade, aqueles candidatos como o grande homem daquela comunidade. sabe porque? Ele não quer que cresça, o poderoso é centralizador, pois não lembro secretário dele resolver alguma coisa quando o mesmo passava 15 dias em Fortaleza, estou lembrando até da estradinha que ele fez aqui por baixo da linha, o homem é craque em fugidinha. Se fosse escrever era a noite toda, só queria lembrar do ultimo epísodio, foi preso por compra de votos, sua sucessora cassada, e o ficha limpa bateu o martelo e disse: Inelegivel por 8 anos. Tá aí Baixienses julguem, que mais tarde terás uma consciência limpa ou poluída por desatre de uma má 
escolha." 

 (texto de Zé Baixio)                                                                                                                  

domingo, 12 de agosto de 2012

CURTI O HOMEM AI,POR FAVOR!!!

                                                          http://eleicao2012.vetorti.com/prefeito/355691   

PASSEATA DA VITÓRIA EM BAIXIO-CE 20(PSC) ERA GENTE MEU FILHO ELES FICARAM TODOS DOIDOS!!



                              

DEIXA O HOMEM TRABALHAR!!!

  TÁ TUDO ANDANDO DIREITINHO,ARMANDO VAI   CONTINUAR, NÓS QUEREMOS ELE                                                    
                                                        LÁ DE NOVO!! 20 (PSC)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Direitos acima do clamor por condenação


              Seria péssimo para o Brasil que o Supremo Tribunal Federal (STF) não conseguisse identificar as culpas e atribuir as punições no caso do mensalão. Há fluxos de caixa clandestinos, envolvendo relações políticas promíscuas, ao que tudo indica, e com bons indícios de envolver dinheiro público. No entanto, em nome do clamor pela punição, não se pode permitir que sejam atropelados direitos e garantias individuais. O devido processo jurídico deve ser seguido com rigor. Que sejam condenados exemplarmente todos aqueles cuja culpa ficar demonstrada com clareza. Mas que o clamor pelo castigo não conduza a penas indevidas e sem provas suficientes. A impunidade em relação a crimes que foram evidentemente cometidos seria terrível, mas pior ainda seria, em qualquer circunstância, incriminar possíveis inocentes. O direito à ampla defesa e ao processo legal devido são garantias para todos os cidadãos e um bem inestimável na democracia.

DUAS ALUSÕES CINEMATOGRÁFICAS
Um filme que está em cartaz e outro que passou recentemente por aqui ajudam a refletir sobre a questão tratada na primeira nota. Conspiração Americana, de Roberto Redford, teve breve temporada no Centro Dragão do Mar. O enredo gira em torno do julgamento da única mulher acusada de participar do assassinato do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln. Como pano de fundo, evidente metáfora do desrespeito às garantias individuais da era George W. Bush. Em nome da segurança nacional e da cicatrização de um crime que marcou a história do País, o processo de Mary Surratt, transcorreu à margem de vários direitos assegurados em processos convencionais e à revelia de aspectos da própria Constituição. O novo Batman, atualmente em cartaz, desdobra trama herdada do filme anterior da franquia, sobre o uso de uma mentira como meio de atingir objetivos eventualmente nobres – e as inevitáveis distorções que daí transcorrem. A chance de o que escrevi ser mal interpretada é de algo próximo a 100%. Ainda assim, tentarei deixar claro que defendi enfaticamente a condenação daqueles cuja culpa restar demonstrada. Mas, nos casos nos quais houver dúvida, é melhor a absolvição que a exigência de punição em nome de suposto interesse maior da política brasileira. Quanto a haver provas suficientes ou não, a despeito dos vários juízos contra e a favor já firmados, prefiro deixar a questão nas mãos do Supremo.

PT COMEÇOU COM IRREGULARIDADE, PROSSEGUIU COM TEATRO E CULMINOU NO ESCÁRNIO
Agora, independentemente do mérito jurídico, o papel desempenhado pelo PT foi condenável do começo ao fim desse caso. Começou, evidentemente, com a movimentação financeira clandestina. Seguiu-se o teatro. Lula pediu desculpas, prometeu cortar na própria carne e Delúbio Soares foi expulso. Não demorou para se evidenciar a pantomina. O ex-tesoureiro, que saiu escorraçado, foi aceito de volta. O discurso passou a ser o da “farsa do mensalão”. A autocrítica foi sempre fajuta. E chega-se ao escárnio com o recorrente argumento de que o PT fez o que todo mundo faz. Primeiro, porque o caso não se restringe a caixa dois, como a coluna abordou ontem. É crucial observar o porquê de o dinheiro ter permanecido à margem da contabilidade oficial, de onde ele saiu e por que ele teve o destino dado. Além disso, a justificativa é de desfaçatez sem par. A culpa alheia não seria motivo para inocentar todos, mas para punir quem não foi alcançado. A desculpa só faz sentido na peleja partidária. Mas a questão policial antecede a política.

PRESSÃO, CRISE E RACHA NO PMDB EM FORTALEZA
É péssimo o clima no PMDB de Fortaleza depois que melou a tentativa de aliança proporcional com o PSB. Com o retorno dos trabalhos na Câmara Municipal, já se percebe hostilidades, desavenças e provocações na bancada. “O PSB nos colocou numa arena. Deram-nos a espada e disseram: ‘Lutem até a morte’”, disse à coluna um vereador que, temendo retaliações, pediu para não ser identificado. Sem aliança na disputa pela Câmara, a hoje a maior bancada do Legislativo tende a minguar. Pode cair dos atuais sete vereadores para dois ou, com sorte, três parlamentares. O ambiente é ruim e tende a ficar muito pior. Setores do PSB querem que o senador Eunício Oliveira (PMDB) enquadre o grupo de peemedebistas que apoia a campanha de Elmano de Freitas (PT) e os force a aderir a Roberto Cláudio (PSB). O candidato a vice, Gaudêncio Lucena (PMDB), também é apontado como personagem nessa pressão. Cogita-se que o partido feche questão e proíba a presença de filiados em atos da campanha de Elmano. Os infiéis, por sua vez, acusam o PSB de forçá-los a essa situação e responsabilizam Eunício e o governador Cid Gomes (PSB) por não terem intervido quando era possível o acordo. Um dos rebeldes, que também não quis se identificar, afirma que não é infiel, nem apoia o petista. Sua posição, define, é de independência. “Deixei meus eleitores livres. Mas creio que a tendência de quem está há quatro anos na Prefeitura é votar com o Elmano”.

     

Promotor é condenado a 17 anos de prisão por pedofilia


            O promotor Ricardo Maia de Oliveira foi condenado a 17 anos e seis meses de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável cometido contra duas meninas em 2005. A condenação do promotor, inédita no País, aconteceu por ampla maioria. Ele foi considerado culpado por 14 dos 15 desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará, no qual nunca um promotor havia sentado no banco dos réus. Ainda cabe recurso.

O pleno do Tribunal, instância máxima da Justiça no Estado, também requereu a perda do cargo público do promotor e a cassação da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Somente o primeiro pedido foi acatado pelos desembargadores. “Eu tô muito feliz. Foi feito a justiça de Deus e dos homens.

A gente, mesmo pobre, teve a vitória da verdade”, afirmou, emocionada, a mãe de uma das meninas. A dona de casa disse, ainda, que a família vai poder viver aliviada após quase sete anos de sofrimento. Ela e as duas vítimas, que tinham nove anos na época do crime, assistiram a todo o julgamento.

O Ministério Público Estadual (MPE) entrou com um pedido de condenação por atentado violento ao pudor, já que o crime foi cometido no ano de 2005, antes da nova lei do estupro, de 2009. No entanto, o relator do caso, o desembargador Fernando Ximenes, entendeu que a “culpabilidade do réu é grave e evidente” e redigiu a sentença com base no artigo 217-A da nova lei (estupro de vulnerável).

A prisão do promotor só pode ser realizada após a publicação da sentença no Diário da Justiça (DJ). A decisão poderia ter sido publicada ontem, mas foi adiada para o início da próxima semana. O réu foi condenado com recurso desprovido de efeito suspensivo. Ou seja, pela perplexidade do crime, não existe argumentação legal que impeça a prisão imediata. O advogado da defesa, Cleiton Marinho, informou que deve entrar com um recurso assim que haja a publicação. “Jamais vamos aceitar essa decisão”, informou.

O julgamento foi marcado por vários momentos de tensão. Marinho tentou rebater as provas levantadas pela acusação, dizendo que quase todas as testemunhas das vítimas tinham algum grau de parentesco com elas. O procurador do Ministério Público Estadual José Wilson Sales Júnior, responsável pela acusação, argumentou que não havia qualquer interesse das vítimas em levantar falso testemunho contra o promotor. “Até porque elas sofreram bullying, depressão”. 

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA
Após a publicação no Diário da Justiça, o promotor deve ser preso imediatamente. No entanto, a defesa tem 15 dias para entrar com um recurso no Superior Tribunal de Justiça e, em seguida, no Supremo Tribunal Federal. 

Saiba mais

Segundo a denúncia, o crime ocorreu dia 23 de outubro de 2005, em um sítio em Guaramiranga. Só teria sido descoberto pelas mães das crianças em fevereiro de 2006. Ricardo Maia chegou a ser preso, mas liberado após cinco dias.

Conforme os autos, as duas meninas, na época com nove anos, foram convidadas para tomar banho de piscina no sítio do promotor sob a alegação de que a esposa e as filhas do promotor estariam no local, mas não havia ninguém da família. O promotor disse que as parentes chegariam em breve e as convidou para entrar na piscina. Após isso, as meninas foram levadas para o quarto do promotor, onde foram amarradas, amordaçadas 
e molestadas.

As vítimas contam que receberam ameaças do promotor para não contarem o ocorrido. Após o caso vir a público, elas sofreram bullying na escola, eram chamadas de “estupradinhas”. Antes do crime, segundo as vítimas, o promotor se aproximou da família delas, “oferecendo leite e chuchu”. Assis Costa, advogado assistente da acusação, disse que o promotor arquitetou todo o plano. “Começou a agradar a família”, conta. 

Welcome Aracati!

            Com direito a rasantes de aeronave sob o manche de um piloto-cantor, no caso o sanfoneiro Waldonys, e a presença do ministro Gastão Vieira (Turismo), o governador Cid Gomes inaugura amanhã, às 10 horas, o Aeroporto Regional de Aracati (Litoral Leste). Segundo o secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia, com um detalhe: a arquitetura do terminal configura-se no País como a única com características eminentemente voltadas para o turismo, pois se assemelha às peculiaridades da região. Até madeira e palha de carnaúba integram o cenário. O projeto custou R$ 21 milhões. O ato terá também a presença de diretores da TAM pois, na área, está em construção hangar da empresa que oferecerá serviços de manutenção de aeronaves para os mercados do Norte e Nordeste.

HORIZONTES

Elogiável a iniciativa da Prefeitura com projeto “Praças Conectadas”, que oferece internet gratuita em praças do Centro. Na lista, praça do Ferreira, Estação, Coração de Jesus, José de Alencar, Passeio Público e Cidade da Criança.

EMPAREDADO

A Caravana da Anistia faz a maior festa em Fortaleza, mas não mexe no detalhe prioritário: ainda há ex-preso político com histórico de apenado. Gente como Fabiani Cunha (70), que cumpriu pena em casa e hoje não pode se aposentar por falta de vínculo empregatício.
 
INTERESSE PARTICULAR

Marcelo Uchoa está deixando o comando da Coordenadoria Especial de Direitos Humanos do Governo. A visita da Caravana Nacional da Anistia, que cumpre agenda em Fortaleza, fecha seus compromissos de gestão.

UFC

O Governo Federal vai reabrir a mesa de negociação com os servidores das universidades federais, informa o deputado Eudes Xavier (PT), que ajudou a intermediar a conversa. A primeira reunião está marcada para segunda-feira.
 
PARECER OFICIAL

Para o procurador geral do Município, Martônio Mont’Alverne, a alta rejeição da gestão Luizianne Lins (PT) tem uma explicação: É coisa de quem não conhece o que está sendo feito e culpa da oposição, que só coloca defeito.

XÔ, DESMONTE!

Presidente do TCM, Manuel Veras conversa hoje com o titular da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), Maurício Carneiro, sobre ações contra desmonte em Prefeituras pós-eleições. No TCM, às 9 horas.
 
BRANCAS NUVENS

Hoje, ao meio-dia, na Churrascaria Parque Recreio, o candidato a prefeito Inácio Arruda (PCdoB) ganha apoio de profissionais da saúde. No grupo, José Maria Pontes, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado.
 
SENHOR EDUCAÇÃO

O PDT programa evento em torno da candidatura de Heitor Férrer para 12 de setembro. Com a presença do senador Cristovam Buarque (DF) num dos eventos da arrancada final de campanha. 

HORIZONTAIS

Hoje, ás 9 horas, a Defensoria Pública firma termo de conduta com bancos. O termo fixa empréstimo consignado no limite de até 30% do benefício do aposentado.

O governador Cid Gomes vai reunir hoje, a partir das 9 horas, na Residência Oficial, todo o secretariado.

Fortaleza será sede do XV Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Dia 9, no Centro de Eventos.

Só lembrando: “Até que ponto o julgamento do Mensalão pode interferir nas campanhas petistas?”

SOBE

POLÍCIA RODOVIÁRIA Estadual, que comemora 29 anos de bons serviços.

DESCE

Caixa suspende concessão de crédito para a MRV

      Até agora, pelo me-nos seis candidatos a prefeito em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza correm o risco de não disputar as eleições municipais. Os candidatos Valdeci Cunha (PRTB), na Capital, Kaio do Dr. Iran (PSB), em Guaiúba, Dênis Gomes (PTC), em Itaitinga, e Auri Araripe (PR), em Pacajus, tiveram suas candidaturas indeferidas pelos juízes responsáveis por suas zonas eleitorais.

As candidatas Inês Arruda (PMDB), em Caucaia, e Regina Lúcia (PSD), em Pindoretama, apesar de terem suas candidaturas deferidas pelos juízes, ainda têm recursos, apresentados pelo Ministério Público e por uma coligação adversária do município, respectivamente, a serem julgados pela Justiça Eleitoral.

Nos casos de Guaiúba e de Pacajus, a chapa dos prefeituráveis foi indeferida pela inaptidão dos candidatos a vice-prefeito das coligações. Verônica Cavalcante (PSB) é a vice de Kaio, enquanto Fan Cunha (PR), que é ex-prefeito de Pacajus, é o vice de Auri, que concorre à reeleição. Ambas as chapas já recorreram da decisão do juiz.

Em toda a Região Metropolitana, ainda aguardam julgamento 18 candidatos majoritários dos municípios de Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Maracanaú, Pacatuba, e São Gonçalo do Amarante. Nas duas últimas cidades, nenhum dos candidatos foi julgado até agora.

Julgamentos
Um balanço parcial divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) mostra que já são 651 candidaturas, entre prefeitos, vices e vereadores, indeferidas no Estado. 

Os juízes das zonas eleitorais do Ceará terão até o próximo domingo para julgar todos os registros de candidaturas solicitados nessas eleições. Portanto, na próxima segunda-feira, o quadro eleitoral do Estado já deve estar definido, no julgamento de primeira instância.

O candidato que tiver o registro indeferido pelo juiz poderá recorrer ao TRE. Caso também perca nessa instância, ainda tem chances de reverter a situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Da mesma forma, o Ministério Público também poderá recorrer na Justiça, nas mesmas instâncias, se considerar que a candidatura foi equivocadamente deferida.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Responsável pela aplicação das regras do pleito, a Justiça Eleitoral analisa todas as candidaturas a prefeito, vice e vereador das eleições. Cabe à instituição dar a palavra final sobre a regularidade das postulações.

Números

651
Candidaturas , entre prefeitos, vices e vereadores já foram indeferidas no Ceará 

5/8
Prazo máximo para que todas os registros de candidaturas sejam julgados


Caixa suspende concessão de crédito para a MRV

          A Caixa Econômica Federal suspendeu ontem a concessão de crédito para a MRV Engenharia, uma das principais construtoras do programa “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal. A medida foi tomada após algumas filiais da empresa terem sido incluídas no cadastro do Ministério do Trabalho de empregadores que tenham submetido funcionários a condições análogas às de escravo.

“Enquanto o problema que deu origem à inclusão não for resolvido, o infrator fica impedido de ter acesso a novos créditos”, segundo a nota. A Caixa é signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil.

A MRV teve dois projetos de São Paulo incluídos na relação: o Residencial Parque Borghesi, em Bauru, e o Condomínio Residencial Beach Park, em Americana.

Por nota, a MRV informou que não haverá restrição de crédito para as operações já contratadas pela empresa na Caixa. “Neste momento não há financiamentos em aprovação na instituição financeira. Essa situação será resolvida em curto prazo”.

Caso a construtora solicite novo financiamento, a instituição bancária diz que solicitará informações complementares ou cópias de documentos relacionados à ação fiscal que deu origem à inclusão no cadastro.

Segundo comunicado do Ministério, na última atualização do cadastro, de 31 de julho, 118 nomes de empregadores infratores foram incluídos, tanto na atuação em meio rural ou urbano.

Para ter o nome retirado do cadastro de trabalho escravo, o Ministério impõe como condição monitoramento direto ou indireto por dois anos para “verificar a não reincidência na prática do trabalho escravo e o pagamento das multas resultantes da ação fiscal”.

No Ceará a MRV tem 17 empreendimentos em parceria com a Magis Incorporações. Por nota, a Magis informou que não serão afetados, já que todos os empreendimentos da parceria já foram contratados pela instituição financeira. (com informação da Folhapress)

   A primeira estratégia dos réus do mensalão para tentar obstruir o julgamento da Ação Penal 470 foi derrotada. Após um início de sessão tenso, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por 9 votos a 2, negar o pedido de desmembramento do processo, solicitado pelo advogado Márcio Thomaz Bastos. A tática da defesa foi vencida, mas conseguiu tumultuar o cronograma do julgamento, que acabou por volta das 19h30min sem a leitura da acusação pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

A ideia de Bastos, que é ex-ministro da Justiça e defende o ex-presidente do Banco Rural José Salgado, era fazer com que os 35 acusados que não têm foro privilegiado fossem julgados por outras instâncias judiciais – o que lhes permitiria recorrer a tribunais superiores em caso de sentença negativa. O advogado alegou inconstitucionalidade.

Só possuem prerrogativa de foro os três réus que têm mandato de deputado: João Paulo Cunha (PT), Valdemar Costa Neto (PR) e Pedro Henry (PP).

A discussão sobre o questionamento levou mais de três horas, com bate-boca entre os ministros. Revisor da ação penal do mensalão, Ricardo Lewandowski se alinhou à proposta da defesa, o que provocou reação do ministro Joaquim Barbosa, relator do processo. “Me causa espécie (estranheza) Vossa Excelência se pronunciar agora. É deslealdade”, reclamou Barbosa.

O relator argumentou que, em 2006, havia sugerido o desmembramento da ação, mas o pleno teria optado por julgá-la na íntegra, incluindo todos os réus. Lewandowski retrucou: “Eu farei valer meu direito de me manifestar. É um termo um pouco forte que Vossa Excelência usou e já esta prenunciando que julgamento será tumultuado”. Com exceção de Lewandoski e Marco Aurélio Mello, os outros ministros acompanharam o voto de Joaquim Barbosa.

Consequências
A sessão de ontem foi um indicativo de que a previsão de conclusão do julgamento, para meados de setembro, pode estar comprometida. “(O calendário) precisa ser mais flexível, acontecem algumas coisas, igual aconteceu hoje, que não tem como prever”, afirmou Thomaz Bastos.

Advogados de réus disseram que, pelo atual ritmo, o ministro Cezar Peluso não conseguirá votar no processo. Ele é considerado um juiz duro, de forte formação no direito penal e que tenderia a votar pela condenação na maioria dos casos. Peluso se aposentará de forma compulsória do cargo de ministro do STF no dia 3 de setembro por completar 70 anos de idade.

Nesta sexta-feira, a sessão terá início com a manifestação de Roberto Gurgel, que terá até cinco horas para fazer a acusação contra os réus.(com agências)

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A ação penal 470 trata de suposto esquema de desvio de recursos públicos para compra de apoio político. O mensalão foi o principal escândalo da Era Lula. Envolvidos dizem ter se tratado de caixa 2.

Saiba mais

No debate sobre o desmembramento do processo, o voto mais longo foi o de Lewandoswki, que falou por cerca de uma hora e meia.

Nesse momento, Joaquim Barbosa parecia inquieto. Ele saiu três vezes do plenário para a salinha de lanches dos magistrados.

O ex-presidente Lula (PT) disse que não acompanharia o julgamento do mensalão por “ter mais coisas para fazer”. Ele disse que quem tem de assistir são os advogados envolvidos.

A participação do ministro Dias Toffoli no julgamento não foi questionada. Ele é ex-advogado do PT, ex-chefe da Advocacia-Geral da União e ex-assessor da Casa Civil na gestão de José Dirceu, um dos réus do mensalão.

Dirceu passou a quinta-feira em casa, longe dos holofotes. Ele acompanhou a sessão pela televisão.

Os juízes do mensalão

Os onze ministros do STF, nas mãos de quem está o destino dos 38 réus. O cargo é preenchido por indicação do presidente da República. Saiba como cada integrante do Pleno chegou à Corte.

Carlos Ayres Britto
Considerado um dos mais liberais da Corte. Indicado por Lula, ingressou no Supremo em 2003

Joaquim Barbosa
Primeiro negro indicado para o STF, em 2003, por Lula. É relator do mensalão

Luiz Fux
Foi ministro do STJ e chegou ao STF em 2011, por indicação de Dilma Rousseff

Celso de Mello
É o mais antigo do atual pleno, indicado por José Sarney. Ocupa cadeira no STF desde 1989 

Marco Aurélio
Indicado por Collor, em 1990. Conhecido por discordar dos colegas em questões polêmicas

Gilmar Mendes
Indicado por Fernando Henrique Cardoso, em 2002. Acusou Lula de pedir adiamento do mensalão

Cezar Peluso
Expert na área penal, aposenta-se em setembro. Foi indicado por Lula e está no STF desde 2003

Ricardo Lewandowski
Ingressou no STF em 2006, por indicação de Lula. É revisor do processo do mensalão

Carmem Lúcia
Atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Indicada por Lula, está no STF desde 2006

Dias Toffoli
Foi advogado do PT e chefe da AGU no governo Lula, por quem foi indicado, em 2009

Rosa Weber
Ministra há menos de um ano, fez carreira na Justiça do Trabalho. Indicada por Dilma Rousseff

Seguidores