E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Maioria na Câmara é desafio do novo prefeito


    Se depender da composição da Câmara Municipal de Fortaleza, o novo prefeito da Capital, Roberto Cláudio (PSB), não deverá ter muita dificuldade para aprovar projetos na Casa.

A tendência é que ele tenha a maioria dos vereadores ao seu lado no Legislativo Municipal, sobretudo com as mesmas forças que deram sustentação à base aliada da prefeita Luizianne Lins (PT) nos últimos anos.

No comitê central de sua campanha, durante primeira entrevista como prefeito eleito, Roberto Cláudio, inclusive, afirmou que fará um governo de “conciliação”, o que leva a crer que buscará apoio da maioria dos vereadores, mesmo dos que não compuseram seu arco de alianças durante o pleito municipal.

Os vereadores eleitos tratados como “bancada flutuante”, que pertencem ao PTdoB, PV, PTN, PSL, PSC e PTC, estiveram, em sua maioria, ao lado do candidato derrotado Elmano de Freitas (PT) na disputa pela sucessão de Fortaleza. No entanto, seus perfis como parlamentares indicam que a tendência é que se agreguem à administração de Roberto Cláudio.

Isso pelo próprio histórico dos partidos na Casa e também pela visão programática não muito clara dessas legendas. A tentativa de conciliação do prefeito eleito, portanto, não deverá trazer muitos problemas ao peessebista.

Entre os vereadores tratados como da bancada flutuante e da situação, Roberto Cláudio poderá contar com 35 parlamentares, dos 43 eleitos para a próxima legislatura.

“Elmanistas” de primeira ordem, os vereadores Leonelzinho Alencar (PTdoB) e Carlos Mesquita (PMDB) a partir de agora poderão aderir à base aliada da gestão do PSB, já que quase nunca lidaram com a pecha de oposicionistas.

Oposição
Dos vereadores eleitos, sete farão oposição, de fato, a Roberto Cláudio. Estarão nesse grupo os parlamentares do PT - Acrísio Sena, Guilherme Sampaio, Ronivaldo Maia e Deodato Ramalho -, os dois vereadores do Psol - João Alfredo e Toinha Rocha -, além de Capitão Wagner (PR). Ressalte-se que esses parlamentares conseguiram votação expressiva na Capital. 

Da confortável situação de vereadores do partido da atual prefeita, os petistas terão de voltar a se acostumar a fazer contra ponto ao Executivo Municipal. E é aí que o PT e o Psol voltarão a se encontrar na oposição.

Pela postura de opositor inconciliável ao governador Cid Gomes (PSB) que assumiu na Assembleia Legislativa quando esteve ocupando cadeira como deputado estadual, Capitão Wagner também deverá ganhar destaque na oposição, com forte atuação contra Roberto Cláudio, apadrinhado político de Cid.
 
Presidência da Casa

Encerrada a disputa pela Prefeitura, o prefeito eleito já começará a trabalhar para fazer o presidente da Câmara. Esse será o primeiro grande teste de Roberto Cláudio frente à administração.

No atual cenário, os vereadores Elpídio Nogueira e Salmito Filho, ambos do PSB, saem como os mais cotados para a presidência da Casa. Os dois parlamentares já tiveram na mesma disputa em 2009, em partidos diferentes, quando Salmito, atual desafeto de Luizianne Lins, desbancou Elpídio, que contou com o apoio da prefeita.

OS VEREADORES ELEITOS TRATADOS COMO “BANCADA FLUTUANTE” PERTENCEM AO PTDOB, PV, PTN, PSL, PSC E PTC. EM SUA MAIORIA, APOIARAM ELMANO, MAS SEUS PERFIS COMO PARLAMENTARES INDICAM QUE A TENDÊNCIA É QUE SE AGREGUEM À ADMINISTRAÇÃO DE ROBERTO CLÁUDIO

ENCERRADA A DISPUTA PELA PREFEITURA, FAZER O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL SERÁ O PRIMEIRO GRANDE TESTE DE ROBERTO CLÁUDIO. NO ATUAL CENÁRIO, OS VEREADORES ELPÍDIO NOGUEIRA E SALMITO FILHO, AMBOS DO PSB, SAEM COMO OS MAIS COTADOS 
                                                                        *Redação CEARÁ NOTÍCIAS.COM 
________________________________________________________________________ 

                              

                              COMO VOCÊ AVALIA O GOVERNO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF ?

                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores