E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O que esperar do novo ciclo que começa

     A vitória de Roberto Cláudio (PSB) inicia um novo ciclo na política do Estado do Ceará. A começar pelo próprio prefeito eleito que, jovem, tem a perspectiva de construir uma longa história, a partir do comando da quinta capital do País. Isso, a maneira como será gerida Fortaleza, uma cidade com todas as suas riquezas e pobrezas, irá dizer. 

Simbolicamente, Cid Gomes (PSB) é o maior vitorioso destas eleições. O governador, certamente, já tem onde investir os louros da vitória. Com Roberto Cláudio na Prefeitura de Fortaleza, abre-se uma grande e larga avenida, pavimentada e iluminada, para Cid fazer o sucessor daqui a dois anos.

Parcerias administrativas do governador com o pupilo político, agora prefeito eleito da Capital, serão a marca da relação entre os Executivos Estadual e Municipal. Essa expectativa deverá se concretizar no médio e longo prazos.

De imediato, há fogueiras políticas a apagar. A principal, com o ex-aliado PT. Principalmente, o setor mais ligado à atual prefeita Luizianne Lins (PT). A dirigente vai deixar a presidência do PT no Estado, como chegou a sugerir Cid, como condição para o diálogo ser retomado?

A resposta vai dizer muito da futura gestão Roberto Cláudio e dos últimos dois anos que restam a Cid como governador. Prefeita por mais dois meses e com mandato no partido até novembro, Luizianne deverá tentar levar o partido para a oposição, não só na Câmara Municipal, como também na Assembleia Legislativa.

No primeiro caso, onde o PT fez quatro vereadores, a primeira batalha deverá girar em torno da sucessão do atual presidente da Casa, Acrísio Sena (PT). Lá, Roberto Cláudio vai querer fazer o dirigente máximo e partir para um governo de coalizão.

Já no legislativo estadual, onde o PT tem três deputados ocupando cargos no governo Cid – que não se afastaram nem durante a campanha eleitoral -, a situação será muito mais desafiadora. Com que discurso o trio petista, que nem sequer depende, eleitoralmente, da prefeita, será oposicionista?

Principal responsável pela articulação que lançou o nome do então desconhecido Elmano de Freitas, Luizianne Lins terá pela frente a liderança do PT em um momento, particularmente, norteador de seu próprio destino político. Qualquer manobra que possa significar outra derrota, aquela que já surpreendeu o Brasil há exatos oito anos, quando foi eleita em Fortaleza contra tudo e todos, a deixará fragilizada politicamente.

Por outro lado, como é próprio de vitoriosos, Roberto Cláudio enfatizou, nas primeiras declarações depois de eleito, que buscará a reconciliação política. Ele foi na mesma linha de seu mentor que, ainda antes da apuração dos votos, já pregava amistosidade, independentemente do eleito.

Vem aí a transição entre a gestão que caminha para o fim e a que começa, a partir de janeiro. Será o marco zero para se perceber como se comportará a ainda prefeita e como será a futura administração Roberto Cláudio.

Por último, uma observação. Aprendendo com os acertos e, mais do que isso, com os erros político-administrativos da atual gestão, a Cidade poderá ser bem cuidada. O mais é consequência.

O POVO online
O resultado do 2º turno das eleições para a Prefeitura de Fortaleza é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (AM 1010 e FM 95.5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, das 8 às 11 horas, e no programa Revista O POVO/CBN, das 15 às 17 horas.

Para ver: A TV O POVO trará matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. No Jogo Político, às 21 horas, assista a análises sobre as eleições. Assista a programação pelo canal 48 (UHF), 23 (Net) e 11 (TV Show). Veja o vídeo na página da TV O POVO no Youtube www.youtube.com/user/tvopovo

Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com /OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br).

Roberto Cláudio venceu em 10 das 13 zonas eleitorais de Fortaleza.
Elmano teve resultados mais expressivos na zona em que ficam o Pirambu e a Barra do Ceará - onde a Prefeitura construiu o Vila do Mar e inaugurou o único dos seis Cucas prometidos. As outras vitórias foram nas zonas próximas a esses locais

Luizianne Lins vai deixar a presidência do PT no Estado, como chegou a sugerir Cid Gomes, como condição para o diálogo ser retomado?
A resposta vai dizer muito da futura gestão Roberto Cláudio e dos últimos dois anos de mandato para o governador 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores