As obras do Acquario Oceânico do Ceará devem recomeçar nesta terça-feira (19), de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado. O embargo que suspendia as obras foi anulado pela Justiça na sexta-feira (15), pela juíza, Débora Aguiar da Silva Santos. Segundo a Secretaria do Turismo, a empresa responsável pelas obras foi avisada sobre a ordem de reinício da construção.
A secretaria alerta que o retorno das obras não ocorre "de imediato" porque a empresa deve convocar os trabalhadores e alugar as máquinas, o que deve ocorrer nesta segunda-feira (18). A obra havia sido embargada em abril por recomendação do Ministério Público Federal e pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que alegou ser necessário um estudo arqueológico no local do empreendimento antes da construção.
Na decisão acatada pela juíza, o governo do estado alegou que a área ocupada pelo Acquario é "insignificante" para um estudo arqueológico. Segundo o Iphan, o estudo é relevante e pode descobrir vestígios de civilizações antigas. As obras do local foram paralisadas duas vezes, num total de 74 dias, devido à exigência do estudo arqueológico.
A obra física do Acquario Ceará começou no último dia 7 de março, após a emissão da licença pela Semace, e ainda não tem data para conclusão. O governo do estado pretende investir R$ 250 milhões na construção do aquário. Uma parcela do dinheiro sairá dos cofres públicos e a maior parte, cerca de R$ 200 milhões, virá de empréstimos.
De acordo com o Governo do Estado, o equipamento turístico terá 18 milhões de litros de água, ambientes que simulam o clima no polos e vai abrigar espécies de várias regiões do planeta. Ainda conforme o governo, o equipamento será o maior do gênero no hemisfério sul e vai ajudar a atrair mais turistas para o Ceará.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário