E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Obras do Acquario Oceânico do CE devem recomeçar na terça, diz Setur Obras foram paralisadas para realização de estudo arqueológico do Iphan. Juíza Débora Aguiar havia anulado embargo à obra na sexta-feira (15).

Equipamento abrigará animais de vários pontos do planeta, diz Governo. (Foto: Divulgação)
            As obras do Acquario Oceânico do Ceará devem recomeçar nesta terça-feira (19), de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado. O embargo que suspendia as obras foi anulado pela Justiça na sexta-feira (15), pela juíza, Débora Aguiar da Silva Santos. Segundo a Secretaria do Turismo, a empresa responsável pelas obras foi avisada sobre a ordem de reinício da construção.
A secretaria alerta que o retorno das obras não ocorre "de imediato" porque a empresa deve convocar os trabalhadores e alugar as máquinas, o que deve ocorrer nesta segunda-feira (18). A obra havia sido embargada em abril por recomendação do Ministério Público Federal e pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que alegou ser necessário um estudo arqueológico no local do empreendimento antes da construção.
Na decisão acatada pela juíza, o governo do estado alegou que a área ocupada pelo Acquario é "insignificante" para um estudo arqueológico. Segundo o Iphan, o estudo é relevante e pode descobrir vestígios de civilizações antigas. As obras do local foram paralisadas duas vezes, num total de 74 dias, devido à exigência do estudo arqueológico.
A obra física do Acquario Ceará começou no último dia 7 de março, após a emissão da licença pela Semace, e ainda não tem data para conclusão. O governo do estado pretende investir R$ 250 milhões na construção do aquário. Uma parcela do dinheiro sairá dos cofres públicos e a maior parte, cerca de R$ 200 milhões, virá de empréstimos.
De acordo com o Governo do Estado, o equipamento turístico terá 18 milhões de litros de água, ambientes que simulam o clima no polos e vai abrigar espécies de várias regiões do planeta. Ainda conforme o governo, o equipamento será o maior do gênero no hemisfério sul e vai ajudar a atrair mais turistas para o Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores