Aventada primeira vez em 2009 pelo ex-presidente Lula, proposta de Plebiscito de Dilma apavora velha mídia, que não mede esforços para deixar o povo distante da consulta direta; agora, os barões falam do preço caro da democracia, R$ 500 milhões, mesmo valor recebido em propaganda pela Globo só em 2012; veja a tabela abaixo.
Escassos os argumentos políticos, os barões da mídia agora apelam contra o Plebiscito da reforma política: “Isso custará R$ 500 milhões!”, gritam em seus jornalões e assemelhados. “Esse dinheiro poderia ser usado para atender as demandas vindas das últimas reivindicações das ruas”, completam.
Lembrando e parodiando o velho poeta português, Sidônio Muralha, se democracia custa caro eu pago o preço.
Promover e aprimorar a democracia brasileira custa bem menos que o ‘saco sem fundo’ chamado velha mídia. Só no ano passado, estima-se que rádios, jornais e televisões receberam do governo federal cerca de R$ 1,2 bilhão em propaganda. Portanto, o preço do Plebiscito é menos da metade do que entrou nos bolsos dos barões da grande imprensa.
Segundo gráfico publicado no blog do jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de S. Paulo, em abril de 2013, sozinha, a TV Globo recebeu quase R$ 500 milhões em publicidade do governo federal, ou seja, exatamente a quantia que a democracia precisa para fazer uma consulta popular.
Veja abaixo a distribuição da verba publicitária por veículo de comunicação:
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