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quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Promoções de fim de ano garantem vendas no Cariri

  A movimentação no comércio deste Município ainda continua, mesmo depois do período natalino. É que os consumidores agora buscam trocar as mercadorias e também aproveitar os primeiros artigos promocionais para este final de ano. Em alguns setores, como o de confecções, os comerciantes levam para as vitrines artigos já voltados para ao réveillon.

As vendas, nos últimos quatro dias que antecederam o Natal, aqueceram o comércio, alcançando a expectativa de 10% a mais nos negócios, conforme previsto pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro (CDL), em relação ao ano passado.

Alguns setores chegaram a vender abaixo dessa estimativa, como o de confecções, que estão entre os mais procurados nesse período. A gerente da loja Ponto da Moda, Francisca Leonir de Sousa, classifica como positiva a reação do comércio na última semana. Porém, destaca que, antes dessa fase, não foi boa a movimentação. As vendas estiveram bem abaixo do que se previa. "Mas, conseguimos superar o ano passado, isto já foi uma grande vantagem", diz ela. Mesmo sem o fechamento total do mês, ela não arrisca um percentual acima de 5% nas vendas.

A vendedora da loja de calçados, no Centro de Juazeiro, Silvana Leite, também ressalta os bons rendimentos nas vendas deste final de ano. Segundo ela, a estimativa esteve dentro do esperado pela CDL. Foram mais de 10% nas vendas, superando o ano passado. Ela comemora os bons resultados. As promoções já seguem na loja e vão até o mês de fevereiro, principalmente com as sandálias populares.

De acordo com o presidente da CDL, as promoções começam em maior volume mesmo em janeiro, para promover as vendas do começo do ano. Ele afirma que, até o dia 31próximo, a entidade lojista continua realizando a promoção de Natal, com sorteios de veículos e R$ 10 mil. As lojas continuam recebendo os cupons promocionais, a partir de R$ 30 em compras.

Para o lojista, o retorno do consumidor ao comércio, para trocar as mercadorias, também passa a servir de incentivo em novas compras, adquirir novos cupons e concorrer à premiações. Outros setores que, neste ano, obtiveram grande crescimento nas vendas, conforme Michel, foi o de informática e celulares. Os tablets, notebooks e outros produtos do gênero estiveram entre os mais procurados. A inadimplência ainda é uma das grandes preocupações dos lojistas. Para isso, foi realizado, neste ano, uma campanha pela CDL, no intuito das pessoas limparem o nome. Michel Araújo disse que o resultado foi importante, principalmente como forma de conscientizar as pessoas a não comprometerem o orçamento em grande escala. Mais de 30% dos consumidores com o nome no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) conseguiram voltar a comprar.

A ideia agora, segundo ele, é mostrar para as pessoas a importância de conseguir obter melhores condições de compra, com o comprometimento de até 30% ou 50% do que ganham.

A campanha foi iniciada em outubro deste ano. Os consumidores com os nomes junto ao SPC puderam ter seus créditos abonados totalmente ou em até 50%, com negociações entre consumidores e lojistas, além do parcelamentos das dívidas.

O objetivo foi reduzir um dos maiores índices de inadim-plência já enfrentados pelo setor, em que cerca de 15 mil pessoas estão incluídas, e fortalecer as vendas de fim de ano.

De acordo com o presidente da CDL, Michel Araújo, todo esse projeto teve a finalidade de promover a abertura das vendas de fim de ano. A campanha para o resgate do crédito contou com divulgação nos meios de comunicação, no intuito dos consumidores inadimplentes procurarem os locais da efetivação da compra para fazer a negociação o quanto antes, já que a campanha foi concluída no começo deste mês. Mais de 200 empresas, das quase 800 filiadas à entidade lojista, aderiram à campanha.

As vendas em Juazeiro do Norte também foram estimuladas com a vinda de clientes de outras cidades do Cariri e Estados nordestinos, com a romaria de Natal, na cidade, que será finalizada no dia 6 de janeiro.

Sertão Central

Lojas abertas até o início da noite e movimento intenso na maior área comercial do Centro do Estado, Quixadá, asseguram aos lojistas boas vendas na véspera do Natal. Repetindo o hábito brasileiro muita gente deixou para fazer as compras nas últimas horas. Filas se formaram nos caixas das lojas, principalmente de confecções, calçados e nos supermercados. Pelas estimativas do setor, as vendas cresceram em média 30% no mês.

Para muitos lojistas, o movimento deve continuar até o fim da primeira semana de janeiro, época de retribuir os presentes recebidos. Mas os clientes devem ir às compras no período normal. Na véspera do Ano Novo, as portas do comércio não vão ficar abertas até tarde.

Na avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Quixadá, Júnior Capistrano, o movimento no período natalino realmente surpreendeu, dando fôlego ao comercio na reta final do ano.

"Foi um momento mágico. Quando o Natal chega, sempre aparece dinheiro. Fiquei impressionado, principalmente, com a venda de calçados".

Mesmo assim, o líder classista ressaltou a queda nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, cerca de 40%, em razão da seca.

Com o término das festas de fim de ano, os olhos dos comerciantes vão se voltar para o céu, na expectativa de bom inverno, e com ele, a recuperação nas vendas, acrescentou. 
             
                                                 * Redação

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