O número inclui 779 policiais militares, 350 seguranças particulares e 150 policiais rodoviários estaduais, que circularão a pé, de moto, a cavalo e em viaturas em um raio de até dois quilômetros a partir da arena de shows. No ano passado, quando a Polícia Militar estava em greve, pelo menos 1.130 homens realizaram a segurança do evento.
Entre as medidas de segurança divulgadas ontem, o comandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Werisleik Pontes Matias, destaca que cinco corredores de vigilância serão dispostos na área dos shows. “Serão corredores de três metros de extensão delimitados por grades. Em cada um deles, teremos 15 policiais para, diante de qualquer eventualidade, termos condições de agir com celeridade.”
“Estamos preparados para garantir uma festa com absoluta tranquilidade”, disse o titular da SSPDS, Francisco Bezerra. Segundo ele, o esquema estava sendo preparado antes mesmo de o governador Cid Gomes garantir a festa. “Faríamos tudo isso independentemente de ser a prefeita (Luizianne Lins) ou o governador o responsável pela festa”, disse. Segundo estimativa da organização, o aterro deve receber entre 800 mil e um milhão de pessoas na noite da virada.
Organização
Antes de se aventurar na festa, é bom se precaver para não começar 2013 já com dores de cabeça. As interdições nos arredores da arena dos shows começam no domingo. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), a partir de 0h do dia 30, agentes vão coibir o estacionamento em toda a área do aterrinho, na avenida Beira Mar, entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, onde será montada a Praça de Alimentação.
A partir das 17 horas do dia 31, pelo menos 16 pontos serão totalmente bloqueados (veja o mapa), permitindo apenas a passagem de pedestres e moradores ou hóspedes de residências e hotéis da área. “Orientamos que os motoristas procurem outras vias, mas respeitando a sinalização. Senão poderá ser multado”, informou, por nota, a AMC.
Para quem optar por deixar o carro em casa, o presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), Vicente de Paula Oliveira, garante que 70% da frota de 4.932 táxis circulará na cidade na noite de Réveillon. Deles, 1.500 estarão no aterro. “Recomendamos que o passageiro opte pelo taxímetro para medir o preço da corrida. Quem cobrar preço abusivo deve ser denunciado”, avisa.
Já quem optar por ir de ônibus, terá sete linhas especiais que partirão dos terminais direto para o aterro. Serão 1.500 ônibus disponíveis, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
* Redação é O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário