As vendas, nos últimos quatro dias que antecederam o Natal, aqueceram o comércio, alcançando a expectativa de 10% a mais nos negócios, conforme previsto pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro (CDL), em relação ao ano passado.
Alguns setores chegaram a vender abaixo dessa estimativa, como o de confecções, que estão entre os mais procurados nesse período. A gerente da loja Ponto da Moda, Francisca Leonir de Sousa, classifica como positiva a reação do comércio na última semana. Porém, destaca que, antes dessa fase, não foi boa a movimentação. As vendas estiveram bem abaixo do que se previa. "Mas, conseguimos superar o ano passado, isto já foi uma grande vantagem", diz ela. Mesmo sem o fechamento total do mês, ela não arrisca um percentual acima de 5% nas vendas.
A vendedora da loja de calçados, no Centro de Juazeiro, Silvana Leite, também ressalta os bons rendimentos nas vendas deste final de ano. Segundo ela, a estimativa esteve dentro do esperado pela CDL. Foram mais de 10% nas vendas, superando o ano passado. Ela comemora os bons resultados. As promoções já seguem na loja e vão até o mês de fevereiro, principalmente com as sandálias populares.
De acordo com o presidente da CDL, as promoções começam em maior volume mesmo em janeiro, para promover as vendas do começo do ano. Ele afirma que, até o dia 31próximo, a entidade lojista continua realizando a promoção de Natal, com sorteios de veículos e R$ 10 mil. As lojas continuam recebendo os cupons promocionais, a partir de R$ 30 em compras.
Para o lojista, o retorno do consumidor ao comércio, para trocar as mercadorias, também passa a servir de incentivo em novas compras, adquirir novos cupons e concorrer à premiações. Outros setores que, neste ano, obtiveram grande crescimento nas vendas, conforme Michel, foi o de informática e celulares. Os tablets, notebooks e outros produtos do gênero estiveram entre os mais procurados. A inadimplência ainda é uma das grandes preocupações dos lojistas. Para isso, foi realizado, neste ano, uma campanha pela CDL, no intuito das pessoas limparem o nome. Michel Araújo disse que o resultado foi importante, principalmente como forma de conscientizar as pessoas a não comprometerem o orçamento em grande escala. Mais de 30% dos consumidores com o nome no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) conseguiram voltar a comprar.
A ideia agora, segundo ele, é mostrar para as pessoas a importância de conseguir obter melhores condições de compra, com o comprometimento de até 30% ou 50% do que ganham.
A campanha foi iniciada em outubro deste ano. Os consumidores com os nomes junto ao SPC puderam ter seus créditos abonados totalmente ou em até 50%, com negociações entre consumidores e lojistas, além do parcelamentos das dívidas.
O objetivo foi reduzir um dos maiores índices de inadim-plência já enfrentados pelo setor, em que cerca de 15 mil pessoas estão incluídas, e fortalecer as vendas de fim de ano.
De acordo com o presidente da CDL, Michel Araújo, todo esse projeto teve a finalidade de promover a abertura das vendas de fim de ano. A campanha para o resgate do crédito contou com divulgação nos meios de comunicação, no intuito dos consumidores inadimplentes procurarem os locais da efetivação da compra para fazer a negociação o quanto antes, já que a campanha foi concluída no começo deste mês. Mais de 200 empresas, das quase 800 filiadas à entidade lojista, aderiram à campanha.
As vendas em Juazeiro do Norte também foram estimuladas com a vinda de clientes de outras cidades do Cariri e Estados nordestinos, com a romaria de Natal, na cidade, que será finalizada no dia 6 de janeiro.
Positivo
10% de crescimento nas vendas foram alcançados por vários setores do comércio de Juazeiro do Norte, neste Natal, em relação a igual período do ano passado.
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