quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
“Verdadeira Renovação” Pede Papa Bento 16 em reunião com o clero de Roma
O papa Bento 16 pediu uma “verdadeira renovação” da Igreja durante uma emotiva reunião com o clero de Roma na qual contou histórias e falou de seu passado com os sacerdotes, quatro dias depois de anunciar sua renúncia.
“Temos que trabalhar para a realização do verdadeiro Concílio Vaticano 2 e para a verdadeira renovação da Igreja”, disse aos religiosos da Sala Paulo VI do Vaticano.
Segundo a Agência Ansa, o papa Bento 16 foi aplaudido pelos sacerdotes da diocese de Roma ao entrar na Sala Paulo 6, no Vaticano. “Obrigado pelo afeto, pelo grandíssimo amor ao Papa”, disse Bento 16.
“Mesmo me retirando, estarei sempre perto de todos vocês na oração, e vocês estarão perto de mim, apesar de eu estar escondido do mundo”, disse o Papa.
Alguns sacerdotes demonstraram comoção, chorando enquanto Bento 16 discursava. Por sua vez, o cardeal Agostino Vallini cumprimentou o Pontífice em nome de todos os sacerdotes romanos.
“Santo Padre, durante estes anos o senhor sempre nos pediu para o acompanharmos com a oração e, nestes dias difíceis, o pedido se tornou mais urgente”, disse o cardeal. “Ao seu doce e forte exemplo de vida ficaremos ligados para sempre”, acrescentou Vallini.
Papa Bento 16 foi eleito em 2005
Joseph Alois Ratzinger nasceu na Alemanha em 1927 e é o papa de Roma desde o dia 19 de Abril de 2005. Foi eleito o 265º papa aos 78 anos, após a morte de João Paulo 2º. Líder da Congregação para a Doutrina da Fé, Ratzinger contou com o apoio das alas mais conservadoras da igreja à época de sua escolha como sumo pontífice.
Ratzinger é doutor em teologia pela Universidade de Munique e domina pelo menos seis idiomas (alemão, italiano, francês, latim, inglês, castelhano). Ele é membro de várias academias científicas da Europa e já recebeu oito doutorados honoríficos de diferentes universidades. Em abril de 2005 foi incluído pela revista Time como sendo uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Na Igreja, ocupou o posto de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, responsável por difundir e defender a doutrina católica.
Ratzinger combateu o sacerdócio feminino, a homossexualidade e a comunhão aos divorciados que voltarem a se casar.
O último papa com este nome foi Bento 15, que esteve no cargo de 1914 a 1922 e foi o papa durante a Primeira Guerra Mundial. Ratzinger é o primeiro Decano do Colégio Cardinalício eleito papa desde Paulo 4 em 1555, o primeiro cardeal-bispo eleito Papa desde Pio 8 em 1829 e o primeiro superior da Congregação para a Doutrina da Fé desde Paulo 5 em 1605.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário