E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Barbalha-CE: Hospital Santo Antônio realiza cirurgia pioneira na região

  O Hospital Santo Antônio da cidade de Barbalha realizou a primeira cirurgia sem utilização de cortes. O procedimento é algo pioneiro e inovador no tocando a implantação de serviços e procedimentos de média e alta complexidade. A cirurgia de nome complexo – vertebroplastia percutânea – apresenta-se simples na recuperação do paciente, que pode receber alta no mesmo dia do procedimento cirúrgico. 

A cirurgia descarta a necessidade de cortes, contando “apenas” com o auxílio de um equipamento estéril, composto por um pequeno cabo, um gatilho e uma agulha que permite ao profissional neurocirurgião lançar a substância polimetilmetacrilato – mais conhecido como cimento ósseo - dentro do corpo vertebral fraturado da coluna. O procedimento é realizado com o paciente acordado com leve sedação e anestesia local, contando, inclusive, com o próprio paciente consciente e cooperando com o procedimento. 

Esta modalidade é indicada em fraturas de corpo vertebral (com achatamento maior que 5 a 10 mm), em virtude de acidentes ou lesões ocasionada por pequenos esforços ou de paciente idosos com osteoporose ou até fratura por neoplasia, que encontram no procedimento a solução para evitar a piora da deformidade da coluna por progressão da cifose e melhora a dor óssea local. Podendo ser feita tanto em pacientes jovens e também em idosos com outras morbidades que contraindicariam outros procedimentos amplos e muito invasivos.

O procedimento foi realizado pela equipe medica chefiada pelo neurocirurgião Edson Lopes, que relata a importância dessa cirurgia. “O Hospital Santo Antônio continua mostrando seu alto nível de resolutividade nos casos neurocirúrgicos. Procedimentos como esses que em outras épocas só eram possíveis nas capitais agora é uma realidade para os pacientes do centro sul do nosso Estado”. 

Em tom de comemoração, Lopes garante que este procedimento em breve se tornará comum na região do Cariri Cearense. “Estamos felizes não só por realizar o procedimento, mas pelo êxito do mesmo e pelo grau de satisfação do paciente. Muito em breve, teremos outras tantas cirurgias com este grau de eficiência, afinal, existem hoje, muitos pacientes que necessitam deste serviço”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores