E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

domingo, 30 de dezembro de 2012

Briga entre albergados acaba com um morto e um ferido no DF


Uma confusão entre dois albergados em Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal, acabou com a morte de um dos homens na madrugada deste domingo (31). O crime ocorreu por volta de 5h30. 

Flávio Francisco Gomes foi encontrado morto em frente ao albergue depois de uma briga com três homens no local. De acordo com a polícia, ele foi espancado e não resistiu aos ferimentos.

O agressor usou lata com concreto e padaço de pau para matar Flávio, que morava no albergue há mais de três meses. Outro albergado também foi ferido com uma faca e encaminhado ao Hospital de Taguatinga. 
 A polícia investiga o caso e ainda não tem suspeitos.]

TRE esclarece que haverá publicação no DJE durante o recesso do Judiciário



    O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, através da Coordenadoria de Sessões e Jurisprudência – Cosej – comunica que, conforme determina a Resolução TRE/CE nº 509/2012, publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta-feira, 19.12.2012, haverá veiculação do DJE no período do recesso forense, nos dias em que houver expediente na Secretaria do Tribunal, quais sejam: 20, 21, 26, 27 e 28 de dezembro de 2012 e 2, 3 e 4 de janeiro de 2013.

Ainda segundo a Resolução mencionada, por se tratar de um feriado legal (Art. 62, I, da Lei nº 5.010/1966), no qual os prazos processuais estarão suspensos, considera-se como data de publicação das matérias divulgadas nesse período o primeiro dia útil seguinte ao término do  feriado (recesso), ou seja, 7.1.2013.

Por oportuno e em face da Portaria Conjunta nº 13/2012 da Presidência e da Corregedoria Regional deste Tribunal, a qual determina que, no período do recesso forense, o horário do expediente, no âmbito da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, será de 13 às 17 horas, informa-se que, durante o recesso, o horário limite para o envio das matérias a serem publicadas no DJE será 15h, assim como o horário limite para solicitar a sua devolução será 16h (Portaria nº 1.211/2012).


Juazeiro do Norte - CE: Jovem morre em mais um acidente de moto

  Faleceu na madrugada desse domingo (30) o jovem Yago Gonçalves Barreto Santos, vitima de acidente de moto. A ocorrência se deu na tarde desse sábado (29), no cruzamento das Ruas Arnóbio Barcelar Caneca com Avenida Maria Letícia Pereira, bairro Lagoa Seca.

Yago, residia no bairro Triângulo, e guiava uma moto Honda Twistter vermelha, de placa HWP - 5514 quando colidiu violentamente com o Fiat Uno prata, de placas PFO - 4197, inscrição de Trindade - PE, conduzido pelo dentista Ricardo Allyson Marques, 31 anos.

Segundo populares, Yago estava na preferencial, sobretudo, vinha em alta velocidade, não tendo tempo hábil para desviar do veículo. Ricardo permaneceu no local, e acionou o resgate médico, bem como o Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN e a perícia.


O motorista do Fiat Uno prata permaneceu no local, e acionou o resgate médico, bem como o Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN e a perícia. 

A vítima, que no momento da colisão estava sem capacete, foi levado em estado grave para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha, com suspeita de traumatismo craniano. Seu quadro clínico era preocupante, o que foi comprovado com seu falecimento.  O garupeiro da moto, sofreu apenas ferimentos leves, e foi encaminhado para o Hospital Regional de Juazeiro do Norte.
O corpo de Yago será velado no cemitério Anjo da Guarda e será sepultado no final da tarde de hoje (30).

Icó - CE: Homem que incendiou a casa da mãe e matou uma gatinha a facadas é assassinado

       Um homicídio a bala com todas as características de execução aconteceu no último sábado (29), em uma casa localizada as margens de uma rodagem na localidade de Forquilhas dos Batistas, no sertão icoense.

O desocupado Severino Pedro da Silva Neto, de 33 anos, natural de Icó, conhecido por "Nilton", foi morto com pelo menos dois tiros, sendo um na cabeça e um no peito esquerdo quando se encontrava no interior de sua residencia improvisada.

Os inspetores, Júnior Pernambucano e Pinheiro, estiveram no local arrolando testemunhas e realizando os primeiros levantamentos de praxe. O corpo foi encontrado por um dos irmãos de Severino depois de ouvir estampidos de arma de fogo. Ao chegar na casa ele encontrou o irmão caído debaixo de uma rede em meio a uma poça de sangue.


Nilton quando bebia era violento e a poucos meses tinha matado no Conjunto Cidade Nova - Icó - uma gatinha com várias facadas e os filhotes arremessando-os contra a parede. 

Segundo testemunhas uma motocicleta teria sido vista circulando em alta velocidade após o crime. Nilton tinha incendiado a casa de sua mãe, a idosa Francisca Ferreira Lima Silva de 77 anos e chegou ao ponto de expulsá-la de casa. A vítima quando bebia era violento e a poucos meses tinha matado no Conjunto Cidade Nova - Icó - uma gatinha com várias facadas e os filhotes arremessando-os contra a parede. 

Dona Francisca emocionada disse que apesar de Nilton ser o filho que era sempre movido a violência ela não queria que ele morresse. A guia cadavérica foi expedida pelo delegado plantonista da Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó Dr. Alexandre Saunders.

Mundo: George H. W. Bush apresenta melhora e deixa a UTI

 O ex-presidente americano George H.W. Bush apresentou melhora em seu estado de saúde e deixou a unidade de terapia intensiva do Methodist Hospital, onde está internado desde 23 de novembro. Aos 88 anos, Bush pai foi diagnosticado com um quadra de tosse relacionado a uma bronquite.

"A condição do presidente Bush melhorou, portanto ele foi transferido da terapia intensiva para um quarto comum", informou o porta-voz Jim McGrath. "A família Bush agradece a todos pelas orações e desejos de melhora", acrescentou.

Na sexta-feira, ao informar que Bush já havia apresentado uma melhora em seu estado de saúde, McGrath afirmou que o ex-presidente estava acordado, de bom humor e chegava a cantarolar. Bush pai, que foi o 41º presidente americano, é o mais velho chefe do Executivo americano vivo.O ex-presidente americano George H.W. Bush apresentou melhora em seu estado de saúde e deixou a unidade de terapia intensiva do Methodist Hospital, onde está internado desde 23 de novembro. Aos 88 anos, Bush pai foi diagnosticado com um quadra de tosse relacionado a uma bronquite.

"A condição do presidente Bush melhorou, portanto ele foi transferido da terapia intensiva para um quarto comum", informou o porta-voz Jim McGrath. "A família Bush agradece a todos pelas orações e desejos de melhora", acrescentou.

Na sexta-feira, ao informar que Bush já havia apresentado uma melhora em seu estado de saúde, McGrath afirmou que o ex-presidente estava acordado, de bom humor e chegava a cantarolar. Bush pai, que foi o 41º presidente americano, é o mais velho chefe do Executivo americano vivo.

Raissa Machado em fotos sensuais

     Lipoaspiração, musculação, dieta à base de proteína de ovos, abdominais, aplicação de botox, hidratação de cabelos, drenagem linfática e muito samba. Ufa! Para Raissa Machado, a preparação para o carnaval é intensa, dura o ano inteiro. É preciso ter fôlego para acompanhar tanta dedicação. “Não tem essa de esperar chegar perto da festa, para começar a pensar no corpo. Isso faz parte da saúde, do bem estar”, diz.

Não que Raíssa precise disso tudo para manter o corpão. Durante o ensaio, não é exagero afirmar que a morena parou a praia de Icaraí, em Niterói. Todos que passavam queriam saber aonde ela vai desfilar, para conferirem de perto o rebolado da moça. “Meu bumbum chama muita atenção, eu sei disso”, afirma ela, cheia de atitude.


No que depender de sua energia, Raíssa garante que a Viradouro sobe de grupo e a Mocidade vence a disputa na elite do carnaval carioca. (Foto: Isabela Kassow)

O requebrado veio de tanto observar as passistas nas quadras das escolas de samba que frequenta: ela é, desde 2007, musa da Viradouro, no grupo de Acesso, e estreia em 2013 como musa de chão da Mocidade Independente , no grupo Especial. Natural de São Luis, Maranhão, Raíssa chegou ao Rio bem novinha e, desde então, sempre morou em Niterói, com uma bela vista para a Baía da Guanabara e o Rio de Janeiro ao fundo da paisagem.


Durante o ensaio, não é exagero afirmar que a morena parou a praia de Icaraí, em Niterói. (Foto: Isabela Kassow)

No que depender de sua energia, Raíssa garante que a Viradouro sobe de grupo e a Mocidade vence a disputa na elite do carnaval carioca. Alguém duvida? “Quero me entregar por inteiro na Sapucaí”, diz.

"Sou um doce de mãe", diz Fernanda Montenegro

 Assim como sua personagem Dona Picucha, do especial Doce de Mãe, exibido na TV Globo na última quinta-feira (27), Fernanda Montenegro disse que se considera uma doce mãe. E ninguém melhor para confirmar isso do que a filha Fernanda Torres: “ela é uma mãe extraordinária”.

“A mamãe é ótima. Ela tem uma vida superativa, é uma loucura o quanto ela trabalha! Ela é interessada, é inteligente, bem humorada e é uma mulher muito especial!”, disse Fernanda Torres à TV Globo.

A filha também comentou sobre o privilégio de poder trabalhar com a mãe. “A gente fez uma peça de teatro uma vez em que ela arrancava a minha cabeça e eu a enforcava, tentando assassiná-la com um pedaço de bolo. Nunca mais vou esquecer a cena: a minha mãe sentada em um mini vulcão e eu atirando flechas nela... Já tive momentos inesquecíveis com a minha mãe!”, disse a atriz sobre quando as duas contracenaram na peça The Flash And Crash Days, de Gerald Thomas.

Quadro de Dominguinhos evolui; músico segue sedado

     Segundo boletim médico divulgado neste sábado (29), o quadro de Dominguinhos evoluiu. Internado no hospital Santa Joana, no Recife (PE), o músico segue sedado e respirando com a ajuda de aparelhos.

O sanfoneiro de 71 anos foi internado no dia 20 de dezembro e segue no Centro de Terapia Intensiva para o tratamento de uma infecção respiratória e arritmia cardíaca. Em 2011, Dominguinhos foi diagnosticado com um câncer no pulmão.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Homem morre atropelado após condutor fugir sem prestar socorro

Um homem morreu após ser colhido por um veículo no km 20 da CE-040, no Eusébio, a 25 km de Fortaleza, por volta das 20 horas da última sexta-feira (28). O condutor que causou o acidente fugiu do local sem prestar socorro.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o pedestre Gerardo Magela de Sousa, de 36 anos, morreu no local. O veículo que atropelou e o condutor não foram identificados.

Irauçuba
Um motociclista morreu após uma colisão no km 147 da BR-222, no município de Irauçuba. O acidente ocorreu por volta das 20h30min da última sexta-feira (29).

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), O acidente foi uma colisão entre uma motocicleta e um automóvel Gol. O condutor da moto, Pedro Cavalcante de Sousa, 30 anos, morreu no local.

Prisões
A PRE e PRF registraram seis prisões por embriaguez ao volante durante as últimas 24 horas. As pessoas foram detidas nos municípios de Sobral, Icó, Canindé, Aquiraz e Fortaleza. Em todos os casos, os motoristas realizaram o teste de bafômetro e foi constatado o nível de álcool acima do permitido.

Balanço
Foram registrados 23 acidentes de trânsito, com 15 feridos e duas mortes nas últimas 24 horas.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O Deputado que o Ceará precisa Dr. Lúcio Alcântara


    Ex-governador Lúcio Alcântara decidiu e anunciou que é candidato a deputado federal nas eleições de 2014. A partir de janeiro, irá visitar todos os 184 municípios cearenses onde realizou
obras e pedirá apoio.  



                                                                                                       Vamos que vamos com o ' PR ' 
                                                                            pro Ceará brilhar!


A chibata Estralo em Baixio-Ce ontem 27-12

   Na noite dessa quinta(27),o cassete comeu solto em Baixio no bar estação 10  ,por conta do boato de que a Prefeita eleita Laura Alencar Seria Cassado já nos primeiros meses de governo. 
  Os envolvidos na briga são Cicero Celeste,Venceslau (dono do Bar),Fabinho de Nogueira e outros,todos do partido da Prefeita, contra  ' hominho ' do partido do atual prefeito Armando Quaresma.           Mais Informações nas próximas horas. 



                                             * Redação
   

“Da Cor do Pecado” abre ampla vantagem sobre concorrentes



  
     A reprise da novela “Da Cor do Pecado”, exibida no “Vale a Pena Ver de Novo”, registrou o primeiro lugar para Rede Globo com ampla vantagem sobre as concorrentes. No horário em que a novela de João Emanuel Carneiro foi ao ar, a diferença da Globo para Record foi de 11 pontos, para o SBT foi 10 pontos.

“Da Cor do Pecado” registrou 14 pontos de audiência, no horário o SBT ficou na vice-liderança com 4 pontos de média, a Record fechou em terceiro com 3 pontos, a Band ficou encostada com 2,5 pontos de média.

Os números são prévios e podem sofrer alterações no consolidado.




Em véspera de Natal, noite da Record traça no Ibope e quase perde para BAND


Record-HD-3D1  Na noite desta última segunda-feira, 24 de dezembro, véspera de natal, a Record teve a pior audiência num horário noturno (18h às 23h59) na grande São Paulo, aponta o Ibope.

Por conta da baixa porcentagem de televisores ligados (share %), a emissora que mais sofreu foi a TV de Edír Macedo, que de acordo com dados divulgados, registrou apenas 2.6 contra 2.4 da BAND. O SBT obteve a vice-liderança com 4.9 e a Globo, líder, com 15.7. Cada ponto no Ibope representa 60 mil domicílios na grande São Paulo.



Novo salário mínimo preocupa prefeitos de cidades menores do País


      O aumento do salário mínimo de R$ 622 para R$ 678 vai ter um impacto de R$ 1,88 bilhão nas contas das prefeituras, de acordo com estimativa feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O aumento de 8,98%, que vale a partir do dia 1º de janeiro, foi oficializado por decreto do governo federal publicado na quarta-feira.

O governo calculou o valor a partir da variação real de 2,73% mais a reposição da inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 6,1%. Segundo a CNM, desde 2003 os aumentos do salário mínimo já geraram um impacto no valor de R$ 14 bilhões para as prefeituras.

A entidade afirma que o novo aumento pode prejudicar o orçamento das prefeituras. “Esta política de aumento do salário mínimo adotada pelo governo federal se mostrou bastante salutar à população, mas causa problemas de caixa às prefeituras, porque pressiona fortemente as folhas de pagamentos, principalmente em regiões do país aonde os municípios têm baixa arrecadação”, afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Porta-voz
De acordo com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que fez o anúncio do novo salário mínimo a pedido da presidenta Dilma Rousseff, o reajuste, de cerca de 9%, considerou “a variação real do crescimento” e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A proposta da Lei Orçamentária de 2013 previa o mínimo em R$ 674,96 a partir de janeiro. Além do reajuste do salário mínimo, o governo anunciou, na mesma oportunidade, a isenção de imposto de renda sobre a participação nos lucros e resultados de até R$ 6 mil e escalonamento de alíquotas para benefícios acima desse valor.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O salário mínimo deve atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família. É reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo do valor estabelecido pelo Governo Federal.

Aviso dado: priorizem o Nordestão


           Parece óbvio, mas quando falamos de futebol cearense, a obviedade passa longe. Em 2013, o grande lance para os clubes cearenses é priorizar a Copa do Nordeste em detrimento de outras competições, exceção feita, claro respectivas séries B e C, de Ceará e Fortaleza.

“Outras competições” significa Copa do Brasil e, principalmente, Campeonato Cearense. A primeira por questões lógicas. Com o retorno dos times que disputam a Copa Libertadores, a Copa do Brasil fica muito mais difícil. Além do mais, a competição está inchada e, consequentemente, longa. Priorizá-la depende de uma série de fatores no decorrer do ano.

Campeonato Cearense é aquele de sempre. É só esperar a confusão do ano. Um título que não dá ganho algum aos clubes e muito menos reconhecimento nacional. Um estadual estrangulado pelo calendário e deficitário. Vale só a briga pequena de quem vence alguma coisa. E isso tem que acabar.

Como? Priorizando. E o campeonato que precisa ser é a Copa do Nordeste, com alto investimento e mídia presente. Um novo torneio, que atrairá os olhos do país. Uma boa maneira de mostrar que temos um futebol forte e iniciar um crescimento pra romper fronteiras.

CEARÁ

Na reapresentação do Ceará, minha aposta: o goleiro Tiago. Bom jogador que, por algum motivo, ainda não emplacou na carreira. Agora terá uma ótima oportunidade. E faz o estilo Rogério Ceni. Gosta de bater faltas e pênaltis. Um entretenimento a mais ao torcedor alvinegro. A briga com Fernando Henrique vai ser boa.

CEARÁ II

Robinson de Castro mostrou-se bastante entusiasmado com o acordo. com a Arena Castelão. Ontem, disse estar tudo praticamente fechado. Clube deve ficar com um valor em torno de R$ 80 mil por mês mais algumas regalias, como camarote e loja no shopping do estádio. Se é uma boa? Só o tempo dirá. Mas repito: pobre do PV, esquecido.

FORTALEZA

Renan Vieira recusou o convite para assumir a diretoria de futebol do Fortaleza. Em entrevista ao programa Trem Bala, da Rádio O POVO / Globo, o ex-dirigente falou que não teria condições de se dedicar totalmente. E ainda se “sugeriu” ao cargo de assessor direto da presidência do clube. Daniel Frota é cogitado para a direção de futebol.

FORTALEZA II

Goleiro Saulo deve mesmo ser a próxima contratação do Fortaleza. Tudo caminha muito bem para o acerto a cada dia que passa. Saulo tem ótimas referência e fez bom trabalho no Santos, de 2004 a 2006. E como dizem que goleiro fica melhor quanto mais o tempo passa, ele tem tudo para ser o titular do time, já que Lopes não passa muita confiança. 



                             * Redação é O Povo 

Prepare-se para a festa da virada

    A três dias do maior evento festivo de Fortaleza, o Governo do Estado divulgou o esquema de segurança preparado para o Réveillon da Solidariedade, que acontece segunda-feira, no aterro da Praia de Iracema. Serão 1.279 homens fazendo a vigilância da área, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará. 
 
O número inclui 779 policiais militares, 350 seguranças particulares e 150 policiais rodoviários estaduais, que circularão a pé, de moto, a cavalo e em viaturas em um raio de até dois quilômetros a partir da arena de shows. No ano passado, quando a Polícia Militar estava em greve, pelo menos 1.130 homens realizaram a segurança do evento.

Entre as medidas de segurança divulgadas ontem, o comandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Werisleik Pontes Matias, destaca que cinco corredores de vigilância serão dispostos na área dos shows. “Serão corredores de três metros de extensão delimitados por grades. Em cada um deles, teremos 15 policiais para, diante de qualquer eventualidade, termos condições de agir com celeridade.”

“Estamos preparados para garantir uma festa com absoluta tranquilidade”, disse o titular da SSPDS, Francisco Bezerra. Segundo ele, o esquema estava sendo preparado antes mesmo de o governador Cid Gomes garantir a festa. “Faríamos tudo isso independentemente de ser a prefeita (Luizianne Lins) ou o governador o responsável pela festa”, disse. Segundo estimativa da organização, o aterro deve receber entre 800 mil e um milhão de pessoas na noite da virada.

Organização

Antes de se aventurar na festa, é bom se precaver para não começar 2013 já com dores de cabeça. As interdições nos arredores da arena dos shows começam no domingo. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), a partir de 0h do dia 30, agentes vão coibir o estacionamento em toda a área do aterrinho, na avenida Beira Mar, entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, onde será montada a Praça de Alimentação.

A partir das 17 horas do dia 31, pelo menos 16 pontos serão totalmente bloqueados (veja o mapa), permitindo apenas a passagem de pedestres e moradores ou hóspedes de residências e hotéis da área. “Orientamos que os motoristas procurem outras vias, mas respeitando a sinalização. Senão poderá ser multado”, informou, por nota, a AMC.

Para quem optar por deixar o carro em casa, o presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi), Vicente de Paula Oliveira, garante que 70% da frota de 4.932 táxis circulará na cidade na noite de Réveillon. Deles, 1.500 estarão no aterro. “Recomendamos que o passageiro opte pelo taxímetro para medir o preço da corrida. Quem cobrar preço abusivo deve ser denunciado”, avisa.

Já quem optar por ir de ônibus, terá sete linhas especiais que partirão dos terminais direto para o aterro. Serão 1.500 ônibus disponíveis, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). 


                                     * Redação é O Povo

Juíza pune ex-dirigentes do BNB e inocenta petistas

   A 10ª Vara da Justiça Federal decidiu inocentar o ex-assessor da presidência do Banco do Nordeste (BNB), Kennedy Moura, da acusação de envolvimento no episódio conhecido como “escândalo dos dólares na cueca”. A juíza Débora Aguiar disse não ter encontrado provas de que Kennedy teria participado de suposto esquema de propina e tráfico de influência em uma operação de crédito de R$ 300 milhões do BNB ao consórcio Sistema de Transmissão do Nordeste (STN). 
 
Kennedy foi indicado ao BNB pelo deputado federal cearense José Guimarães (PT). Em 2005, um ex-assessor de Guimarães, Adalberto Vieira, foi preso no aeroporto de Congonhas (SP) com US$ 100 mil escondidos nas roupas íntimas e mais R$ 209 mil em uma maleta. À época, o Ministério Público Federal (MPF) apontou que o dinheiro seria de propina, por suposta facilitação do empréstimo do BNB ao STN. O MPF acusou Kennedy de ter participado de tal negociação.

Na sentença, ao qual O POVO teve acesso, a juíza Débora Aguiar diz não haver provas para punir Kennedy e Adalberto. Entretanto, parte das denúncias do MPF foi acatada. A magistrada afirma que o empréstimo de R$ 300 milhões ao STN foi irregular e, por isso, ela condenou por improbidade administrativa o ex-presidente do BNB, Roberto Smith, e outros três ex-dirigentes do Banco: Germano Arruda, Etewaldo de Albuquerque e Victor Samuel Cavalcante.

De acordo com a sentença, o BNB teria modificado regras bancárias a fim de beneficiar a empresa interessada. Segundo a juíza, houve quebra do “princípio constitucional da impessoalidade”. Os dirigentes foram condenados a pagar, cada um, multa de R$ 10 mil. O consórcio STN também foi responsabilizado pela Justiça, com multa de R$ 300 mil. Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Federal. O MPF também poderá recorrer da absolvição de Kennedy e Adalberto.
 
Outro lado
O advogado do STN, Wagner Barreira, já anunciou que irá brigar na Justiça contra a multa. “É ofensa ao principio da impessoalidade negociar a redução de taxas?”, questionou o advogado. O POVO tentou ouvir o ex-presidente Roberto Smith, mas ele não foi localizado por sua assessoria de imprensa. Os demais ex-dirigentes do BNB também não foram localizados. 
    


                                            Fonte: O Povo 

Colisão entre ônibus e carro deixa 15 pessoas feridas em Maranguape


Uma colisão frontal entre um ônibus e um carro deixou pelo menos 15 pessoas feridas na madrugada desta sexta-feira, 28, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o coletivo vinha do município de Crateús e chocou-se contra uma Hilux no quilômetro 359 da BR-020.

Ainda de acordo com a PRF, as vítimas foram encaminhadas para o hospital municipal de Maranguape e para o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza. Não houve mortos no local. Nesta manhã, os veículos permanecem aguardando o guincho e o fluxo no trecho é considerado normal.

Ao todo, foram registrados 19 acidentes (10 nas rodovias estaduais e nove nas federais) nas últimas 24 horas no Ceará. 

117 acidentes nas estradas durante o feriado no Ceará

    Durante o ´feriadão´ do Natal, 117 acidentes de trânsito foram registrados nas estradas cearenses pelas polícias rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF). Também na ´Operação Natal´, que ocorreu durante o período entre a última sexta-feira e a meia-noite da última terça-feira, 92 pessoas ficaram feridas e 16 morreram.

Segundo dados da PRE, um total de 61 acidentes foram registrados nas CEs. Quarenta pessoas ficaram feridas e dez morreram. De acordo com a PRE, embora o número de acidentes tenha aumentado em 2012, já que em 2011 foram registrados 47, houve uma diminuição do número de mortos (12) e feridos (46). Já nos dados divulgados pela PRE apontaram 56 acidentes nas rodovias federais, com 52 feridos e seis mortos.

Dados nacionais

A Polícia Rodoviária Federal registrou 222 mortes nas rodovias federais em todo o País no feriado de Natal, 38% a mais que em igual período do ano passado. Em 2011, foram contabilizados 161 mortos em acidentes.

Segundo balanço divulgado ontem, 1.942 pessoas ficaram feridas em 3.027 acidentes em todo o País, entre a meia-noite de sexta-feira e a meia-noite de terça-feira. O número de feridos diminuiu 1,1%, passando de 1.965 em 2011 para os 1.942 neste ano. Houve queda na quantidade total de acidentes, 8,1%. 

Fortaleza-CE: Mais oito presos fogem de delegacia

 Subiu para 28 o número de presos que fugiram de delegacias de Polícia Civil em Fortaleza nas últimas 72 horas. Na madrugada de ontem, mais oito detentos escaparam. Desta vez, a fuga aconteceu na carceragem do 33ºDP (Goiabeiras).

Os detentos conseguiram serrar as grades dos xadrezes e escaparam pela parte de trás da delegacia. Até a noite passada, nenhum deles havia sido recapturado, muito embora, a Polícia tenha feito diversas diligências nos bairros da zona Oeste da Capital. Os foragidos respondem por crimes como tráfico de drogas e assaltos (roubos).

Sequência

Durante o ´feriadão´ do Natal, iniciado na noite da última sexta-feira (21), ocorreram fugas em três delegacias. A primeira aconteceu no 15º DP (Cidade 2000), de onde 11 presos conseguiram escapar depois de render o único policial que estava de plantão. Ele teve sua arma funcional (uma pistola de calibre Ponto 40) roubada. O servidor sofreu coronhadas. As imagens foram captadas pelas câmeras.

Ainda na noite do dia 24, outra fuga aconteceu. Desta vez na carceragem do 19º DP (Conjunto Esperança), de onde escaparam quatro presos. A terceira aconteceu já na manhã do dia 25, quatro homens que estavam recolhidos nos xadrezes do 2º DP (Aldeota) também se evadiram dali. Ontem de madrugada, ocorreu a quarta fuga, no 33º DP.

As fugas deixaram os policiais civis em alerta. O vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpoci), Xavier Farias, ressaltou que o problema é antigo. Segundo ele, há mais de dois anos a diretoria da entidade cobra providências aos órgãos que deveriam resolver o problema da superlotação. Na opinião do sindicalista, o Ministério Público, por exemplo, deveria tomar medidas enérgicas.

Perigo constante

Xavier Farias salientou que os inspetores trabalham em risco constante, pois não são treinados para cuidar de presos. Ele lembrou que na fuga do 15º Distrito Policial (Cidade 2000), o policial que estava na Permanência só não morreu porque nenhum dos presos sabia usar a pistola. "O policial ainda vai responder a processo administrativo-disciplinar por causa da fuga e da arma roubada", salientou.

O delegado Jairo Façanha Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), disse que manterá contato com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), para viabilizar novas transferências de presos para as unidades penitenciárias localizadas em cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Atenção

O diretor do DPE espera que essas vagas sejam disponibilizadas antes do fim do ano. "É uma corrida contra o tempo", destacou o delegado. Enquanto a Sejus não dá resposta, Pequeno mantém contato com os titulares das DPs e pede que a atenção seja redobrada neste período.

Fortaleza-CE: Bandidos atiram em policial e fogem no Mangue do Cocó

        Após assaltar várias pessoas nas  proximidades da Avenida Engenheiro Santana Júnior, no bairro Água Fria em Fortaleza, dois bandidos foram surpreendidos por um policial civil, que percebeu o crime e tentou prender os suspeitos. Os acusados revidaram com tiros e fugiram em direção ao mangue do Rio Cocó, dentro do Parque Adahil Barreto.

Segundo informações da Polícia, uma das vítimas da dupla foi uma mulher, que foi roubada na Rua Doutor Edmilson Barros de Oliveira, nas proximidades da Igreja da Face de Cristo. Uma equipe do Patrulhamento de Motos, que fazia uma ronda de rotina, também se envolveu na ocorrência. Os policiais acabaram sendo alvos dos atiradores, mas não foram feridos. Segundo informações do soldado Daniel Braga, do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que esteve no local, a dupla teria disparado contra os policiais e fugido em seguida. Os atiradores foram vistos pela última vez entrando em uma das trilhas do mangue que dão acesso ao parque.

Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi acionado para auxiliar na busca aos suspeitos. Patrulhas do Comando Tático Motorizado (Cotam) e do Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) também estiveram no local, mas ninguém foi capturado.

Constante

De acordo com informações de transeuntes, os assaltos são constantes na área, principalmente, próximo ao semáforo na esquina da Rua Israel Bezerra com a Avenida Engenheiro Santana Júnior, A dona de casa Aurimar Leitão, que mora na vizinhança do Parque do Cocó, disse que a situação é corriqueira. "Na fuga, os bandidos já invadiram minha casa. Nós vivemos presos atrás de portões e muros", lamentou.

Juazeiro do Norte-CE: Promoções de fim de ano garantem vendas

   A movimentação no comércio de Juazeiro do Norte ainda continua, mesmo depois do período natalino. É que os consumidores agora buscam trocar as mercadorias e também aproveitar os primeiros artigos promocionais para este final de ano. Em alguns setores, como o de confecções, os comerciantes levam para as vitrines artigos já voltados para ao réveillon.

As vendas, nos últimos quatro dias que antecederam o Natal, aqueceram o comércio, alcançando a expectativa de 10% a mais nos negócios, conforme previsto pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro (CDL), em relação ao ano passado.

Alguns setores chegaram a vender abaixo dessa estimativa, como o de confecções, que estão entre os mais procurados nesse período. A gerente da loja Ponto da Moda, Francisca Leonir de Sousa, classifica como positiva a reação do comércio na última semana. Porém, destaca que, antes dessa fase, não foi boa a movimentação. As vendas estiveram bem abaixo do que se previa. "Mas, conseguimos superar o ano passado, isto já foi uma grande vantagem", diz ela. Mesmo sem o fechamento total do mês, ela não arrisca um percentual acima de 5% nas vendas.

A vendedora da loja de calçados, no Centro de Juazeiro, Silvana Leite, também ressalta os bons rendimentos nas vendas deste final de ano. Segundo ela, a estimativa esteve dentro do esperado pela CDL. Foram mais de 10% nas vendas, superando o ano passado. Ela comemora os bons resultados. As promoções já seguem na loja e vão até o mês de fevereiro, principalmente com as sandálias populares.

De acordo com o presidente da CDL, as promoções começam em maior volume mesmo em janeiro, para promover as vendas do começo do ano. Ele afirma que, até o dia 31próximo, a entidade lojista continua realizando a promoção de Natal, com sorteios de veículos e R$ 10 mil. As lojas continuam recebendo os cupons promocionais, a partir de R$ 30 em compras.

Para o lojista, o retorno do consumidor ao comércio, para trocar as mercadorias, também passa a servir de incentivo em novas compras, adquirir novos cupons e concorrer à premiações. Outros setores que, neste ano, obtiveram grande crescimento nas vendas, conforme Michel, foi o de informática e celulares. Os tablets, notebooks e outros produtos do gênero estiveram entre os mais procurados. A inadimplência ainda é uma das grandes preocupações dos lojistas. Para isso, foi realizado, neste ano, uma campanha pela CDL, no intuito das pessoas limparem o nome. Michel Araújo disse que o resultado foi importante, principalmente como forma de conscientizar as pessoas a não comprometerem o orçamento em grande escala. Mais de 30% dos consumidores com o nome no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) conseguiram voltar a comprar.

A ideia agora, segundo ele, é mostrar para as pessoas a importância de conseguir obter melhores condições de compra, com o comprometimento de até 30% ou 50% do que ganham.

A campanha foi iniciada em outubro deste ano. Os consumidores com os nomes junto ao SPC puderam ter seus créditos abonados totalmente ou em até 50%, com negociações entre consumidores e lojistas, além do parcelamentos das dívidas.

O objetivo foi reduzir um dos maiores índices de inadim-plência já enfrentados pelo setor, em que cerca de 15 mil pessoas estão incluídas, e fortalecer as vendas de fim de ano.

De acordo com o presidente da CDL, Michel Araújo, todo esse projeto teve a finalidade de promover a abertura das vendas de fim de ano. A campanha para o resgate do crédito contou com divulgação nos meios de comunicação, no intuito dos consumidores inadimplentes procurarem os locais da efetivação da compra para fazer a negociação o quanto antes, já que a campanha foi concluída no começo deste mês. Mais de 200 empresas, das quase 800 filiadas à entidade lojista, aderiram à campanha.

As vendas em Juazeiro do Norte também foram estimuladas com a vinda de clientes de outras cidades do Cariri e Estados nordestinos, com a romaria de Natal, na cidade, que será finalizada no dia 6 de janeiro.

Positivo

10% de crescimento nas vendas foram alcançados por vários setores do comércio de Juazeiro do Norte, neste Natal, em relação a igual período do ano passado.

Turista misterioso reage assalto e mata bandido em João Pessoa-PB

  Um homem moreno, aparentando ter 25 anos, foi assassinado com dois tiros de pistola .40, na noite desta quinta-feira (27), na orla de Cabo Branco, em João Pessoa-PB.

Segundo informações, dois homens tentaram assaltar um casal de turistas que estavam na praia, o homem não identificado reagiu e matou um dos assaltantes, o outro conseguiu fugir, possivelmente baleado.

O assaltante morto portava uma arma conhecida por garrucha de dois canos, com duas munições de 38, que foi encontrada próximo ao corpo. No local havia ainda, uma bicicleta e um par de sandálias femininas.

O corpo após ser periciado pelo Dr. Igor Ramalho, foi encaminhado para o GEMOL no Cristo Redentor, onde ficará aguardando familiares para identificação.

O delegado de homicídios Dr. Marcos Paulo, esteve no local de crime e o isolamento foi feito por uma guarnição da SEATUR, comandada pelo sargento Guerreiro.

Record define data da estreia de minissérie bíblica ‘José - De Escravo a Governador’

       Depois de meses de gravação, a Record definiu a data de estreia de sua nova minissérie bíblica. A emissora trabalha com o dia 30 de janeiro, uma quarta-feira, às 21h30, para exibir o primeiro episódio de “José – De Escravo a Governador”.

No elenco, estão nomes como Ângelo Paes Leme, Bianca Rinaldi, Milla Chrystie, Larissa Maciel e Leonardo Vieira. Parte das cenas foi rodada no Chile, sob direção de Alexandre Avancini.

Homem mais velho do mundo bate novo recorde no ´Guinness´



 O japonês Jiroemon Kimura, reconhecido pelo livro Guinness World Records como a pessoa viva mais velha do mundo, se transformou nesta sexta-feira, ao completar 115 anos e 253 dias, no homem que mais tempo viveu em todos os tempos. O recorde anterior pertencia ao dinamarquês Christian Mortensen, que morreu em 1998 aos 115 anos e 252 dias.

Segundo o Guinness, a pessoa que mais tempo viveu é a francesa Jeanne Louise Calment, que faleceu em 1997 aos 122 anos e 164 dias. No último dia 16 de dezembro, Kimura se transformou na pessoa mais velha do mundo após a morte da americana Dina Manfredini, também de 115 anos.

Kimura, que já era tido como o homem mais velho do mundo desde abril de 2011, nasceu no dia 19 de abril de 1897, na antiga província de Tango (atual província de Kioto) e trabalhou até os 100.

Embora ancião estaja hospitalizado desde o último 15 de dezembro por causa de seu delicado estado de saúde, Kimura evoluiu favoravelmente desde então e segue lúcido. O ancião japonês tem sete filhos, cinco deles ainda vivos, 14 netos, 25 bisnetos e 13 tataranetos, dois deles nascidos neste ano.

´A Fazenda de Verão´: com 32% dos votos, Natália é eliminada

  A modelo Natália recebeu apenas 32% dos votos do público e, assim, foi eliminada da Fazenda de Verão. A oriental, 26 anos, disputava a Roça com Angelis, que recebeu 68% dos votos para permanecer no reality show da Record.

Foi a quinta vez que Angelis saiu vitoriosa na Roça - antes, a assessora de imprensa já havia derrotado, respectivamente, Bianca, Sacramento, Nuelle e Rodrigo Carril. Dessa forma, ele continua na briga pelo prêmio de R$ 1 milhão.

Aryane Steinkopf posta foto de seu primeiro ensaio sensual

   Ex-panicat e conhecida por seus inúmeros ensaios sensuais, Aryane Steinkopf deu um presente aos fãs em seu Twitter. Nesta quinta-feira (27), a modelo publicou uma foto de sua primeira sessão de fotos. "Direto do túnel do tempo rsrs", escreveu ela no microblog. Na foto, a loira aparece com flores no cabelo e escondendo um dos seios com a mão.

Capa da edição especial da revista Playboy de dezembro, Aryane é capixaba e formada em nutrição. A modelo já estampou a capa da revista anteriormente, na edição de abril de 2012. O ensaio causou polêmica porque grande parte das fotos foram tiradas em meio ao trânsito da Avenida Paulista, em São Paulo.

Salário mínimo de R$ 678 causará impacto de R$ 1,88 bilhão nos municípios, estima CNM


        O aumento de R$ 56 no salário mínimo, a partir de 1º de janeiro, vai provocar impacto de R$ 1,88 bilhão nas contas das prefeituras no ano que vem. O cálculo é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego.

O salário mínimo atual, de R$ 622, passará para R$ 678, como determina o Decreto 7.872 publicado na Quarta-feira (26) no Diário Oficial da União. O aumento leva em consideração a inflação de 2012 mais o crescimento da atividade econômica do ano anterior, como forma de recuperar o poder de compra do salário mínimo.

Essa política, de acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, tem sido “bastante salutar para a população”, mas ele adverte que um acréscimo de 9% no salário mínimo “pode causar problemas de caixa às prefeituras, porque pressiona fortemente as folhas de pagamento dos municípios que têm baixa arrecadação”.

Passageiro que caiu de ônibus tem direito à cobertura do Dpvat


    
         O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que acidentes causados por quedas de passageiros de ônibus em movimento podem ser cobertos pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores (Dpvat). O entendimento é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A vítima do acidente moveu ação no Rio Grande do Sul pedindo a cobertura do seguro porque teve sua capacidade motora reduzida ao cair de um ônibus quando descia em um ponto. O pedido foi negado pelo juiz de primeiro grau e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Ambos entenderam que não se tratava de acidente de trânsito, pois a vítima caiu sobre o meio-fio e não dentro do ônibus.

Para a relatora do processo no STJ, ministra Nancy Andrighi, o DPVAT deve ser usado para reparar danos pessoais em acidentes de trânsito, independentemente se a culpa é da vítima. A ministra argumentou que a queda ocorreu após a brusca movimentação do veículo e por isso cabe indenização.

O STJ não fixou o valor da indenização, que deverá ser apurado pela Justiça local em escala proporcional ao grau de invalidez da vítima.

Novo presidente assume o Flamengo e prega profissionalismo

    Na noite desta quinta-feira, Eduardo Bandeira de Mello assumiu a presidência do clube que detém o maior número de torcedores do País. No discurso, a marca da administração nos próximos três anos será o profissionalismo.

De postura tímida, Bandeira de Mello foi empossado aos gritos de "mengo, mengo" dos sócios, que encheram o salão nobre da Gávea. Eles cantaram e acompanharam o hino do clube com palmas e uma empolgação que não conseguiram ter nos campos de futebol na última temporada.

Funcionário de carreira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bandeira de Mello pretende dar um choque de gestão no clube para mudar a situação. No papel, ele será o mandatário, mas o presidente terá ao lado um colegiado de empresários experientes e bem sucedidos - além do ídolo Zico, que atuará como conselheiro -, que tentarão mudar a imagem do clube e converter o tamanho da torcida em receita.

"Todo mundo viu um movimento de amor pelo Flamengo que se conjugou com muito profissionalismo para que vencêssemos a eleição. Agora nosso grande desafio é transformar uma campanha vitoriosa em administração vitoriosa. A receita é a mesma: muito amor pelo clube", afirmou Bandeira de Mello, sob aplausos. "Se sofremos com a iminência de rebaixamento no último Campeonato Brasileiro, a situação fora do campo é ainda pior. Sofremos com a justa fama de maus pagadores. E esta é uma coisa não podemos permitir."

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Raimundão quer economia de Juazeiro do Norte crescendo

      Em sua mensagem de Ano Novo, o deputado federal e prefeito de Juazeiro do Norte a partir de terça-feira, Raimundo Macedo, voltou a manifestar sua crença em dias melhores para o município. Ele disse não abrir mão de ver o PIB (Produto Interno Bruto) crescendo, porém com uma melhor distribuição de renda entre os juazeirenses. Sobre o Anel Viário, Raimundão avaliou que o mesmo sobe de cotação com o projeto de construção do aterro sanitário em Caririaçu.

    Como os caminhões de lixo vindos de outras cidades não podem e nem devem passar pelo centro de Juazeiro, o rodo anel, como é também chamado, ganha importância ainda maior. Dessa forma, o futuro prefeito diz acreditar em parcerias com os governos federal e estadual que resultem na efetivação desse tão sonhado projeto iniciado na sua primeira gestão promovendo desapropriações e fazendo obras de drenagens.

     A extensão do anel viário é de13,2 quilômetrose Raimundão entende que a localização do aterro deve criar facilidades para a conquista de tais recursos. Segundo ele, o projeto é fundamental no sentido de retirar o trafego de veículos pesados do centro o que resultará na melhoria das condições do trânsito já bastante congestionado em Juazeiro.

Recursos de combate à seca no Ceará são liberados nesta sexta-feira

   Recursos de combate à seca no Ceará serão liberados nesta sexta-feira, 28, em Fortaleza. Será assinada ordem de serviço com Organizações Não Governamentais (ONGs) para construção de 30.294 cisternas de placa e 7.800 quintais produtivos com cisternas de produção. A ação tem parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e deve englobar mais de 90 municípios, com investimento de R$ 130 milhões.

A assinatura irá ocorrer durante solenidade para entrega de projetos de convivência com a seca, liberação de crédito para a agricultura familiar, além de assinatura de convênios para realização de obras estruturantes.O evento será realizado no Parque de Exposições Governador César Cals e terá a presença do governador Cid Gomes e do secretário da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins. 

Na ocasião, também serão divulgados três editais do Projeto São José III para investimento em sistemas de abastecimento d´água, esgotamento sanitário e projetos produtivos, contemplando as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, apicultura piscicultura e agricultura irrigada. O investimento será de R$ 47,7 milhões e faz parte de convênio entre o Banco Mundial e o Governo do Estado do Ceará.

Através do Programa Água Para Todos, será assinada ordem de serviço para a concepção de 1.350 sistemas simplificados de abastecimento de água em territórios, como Sertão Central, Sertões dos Inhamuns/Crateús, Metropolitano, Vales do Curu/Aracatiaçu, Chapada da Ibiapaba, Extremo Oeste, Sobral, Litoral Leste, Maciço de Baturité e Médio Jaguaribe.

Também será assinada ordem de serviço para a ação social e implantação de 14.228 cisternas de polietileno, beneficiando 14 municípios nos territórios do Cariri, Sertão Centro Sul, Sobral e Maciço de Baturité. O investimento total é de aproximadamente R$ 7 milhões, através de parceria entre a SDA e o Ministério da Integração Nacional.

Sistemas de irrigação para agricultura familiar serão entregues para os municípios de Choró, Alto Santo, Senador Pompeu e Quixadá. O investimento é superior a R$ 1,3 milhão e beneficiará 110 famílias. Já os irrigantes do Projeto Mandacaru (Castanhão) serão beneficiados com entrega de 23.400 aspersores, com valor superior a R$ 190 mil e liberação de crédito emergencial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Reajuste real do mínimo foi de 70,49% desde primeiro ano do governo Lula



        O salário mínimo foi reajustado em 70,49%, descontada a inflação, desde 2003, ano do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo revelou uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

De acordo com os dados, em todos os anos, o reajuste do salário mínimo superou a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

2013

Para janeiro de 2013, o salário mínimo passa de R$ 622 para R$ 678, o que significa um reajuste nominal de 9%. Diante de uma inflação estimada de 6,10% para o INPC, o aumento real será de 2,89%. 

Confira, na tabela abaixo, qual foi o salário mínimo a cada ano, bem como o reajuste nominal e a inflação do período.





Policial confunde Bíblia com arma e mata lixeiro em abordagem


            Um funcionário público de 42 anos foi morto na noite de quarta-feira por um policial militar em Avaré, no interior de São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, o homem, que trabalha como coletor de lixo, foi abordado durante um patrulhamento da Polícia Militar na rua Felix Fagundes. No momento em que ele levantou os braços, um dos policiais confundiu com uma arma a Bíblia que o lixeiro levava no bolso, e atirou contra ele.

O tiro atingiu o pescoço do funcionário, que chegou a ser socorrido pelos policiais ao Pronto-Socorro Municipal, mas não resistiu e faleceu. Ele seria enterrado nesta quinta-feira.

O cabo responsável pelos disparos admitiu ter se confundido e pensado que o homem estava armado. Ele foi levado a São Paulo, onde ficará no presídio militar Romão Gomes, enquanto são feitas as investigações do ocorrido.

Brasil: Dilma sanciona lei que cria vale-cultura de R$ 50 para trabalhador

       A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou na tarde desta quinta-feira (27) o projeto de lei que cria o vale-cultura. A nova lei concede R$ 50 por mês a trabalhadores (entre eles servidores públicos federais e estagiários) que recebem até cinco salários mínimos (R$ 3,39 mil, considerando salário a partir de 2013).
 
O dinheiro poderá ser gasto na compra de ingressos para shows e espetáculos e também na aquisição de produtos como livros e DVDs.
 
Somente receberão o benefício os empregados das empresas que aderirem ao projeto, e o trabalhador terá um desconto de até 10% (R$ 5) do valor do vale. O funcionário pode optar por não receber o valor. A lei prevê também que o pagamento seja feito a aposentados no valor de R$ 30.
 
O texto sancionado por Dilma foi aprovado no Senado no dia 5 de dezembro. Agora, abre-se prazo de 180 dias para que o governo federal publique uma regulamentação que esclareça como funcionará o programa.
 
De acordo com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, a quantia passará a ser recebida a partir de julho do próximo ano. Até lá, disse a ministra, o governo negociará com empresas para favorecer a maior adesão ao projeto. O governo federal vai desembolsar cerca de R$ 500 milhões em 2013 em incentivos.
 
“Pode ser que saia antes, mas nosso limite é julho. Acredito que até julho o trabalhador possa estar com este recurso em mãos. Isto não é obrigatório para as empresa, como não é obrigatório para o trabalhador”, disse a ministra.
 
´Defasagem´

A ministra admitiu que o valor do vale já inicia defasado, mas afirmou que foi a forma que o governo encontrou para a implementação da proposta.
 
“Realmente tem uma defasagem. Mas nós fizemos bem o cálculo. Se  fossemos ampliar, sairia bem mais caro.  Vai ser R$ 50 por mês e vai ser cumulativo, dá para você pegar um bom cineminha e até teatro”.


Embora a ministra tenha afirmado que existem cerca de 17 milhões de trabalhadores que ganharam até cinco salários mínimos, o governo ainda não tem uma estimativa de quantas pessoas serão beneficiadas.
 
O projeto tem por objetivo promover a universalização do acesso a serviços culturais, e estimulará a visitação a estabelecimentos e serviços culturais e artísticos, além de incentivar o acesso a eventos e espetáculos.


“Vale para livro, vale para dança, vale para toda a atividade cultural. É um benefício em duas pontas. Na primeira, coloca na mão do trabalhador a escolha do que ele quer consumir para a cultura e, para o produtor cultura, porque ele vai ter mais pessoas podendo a assistir sua produção”, avaliou a ministra.

Candidatos já podem consultar vagas disponíveis no Sisu

   O MEC abriu hoje em seu site a consulta de oferta de vagas dos cursos de instituições que selecionam estudantes através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Ao todo estão disponíveis 129.279 vagas em 3.751 cursos.

Os candidatos poderão realizar a inscrição a partir do dia 7 de janeiro até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 11, exclusivamente pelo site do Sisu. Para participar do Sisu, o estudante precisa ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012, realizado nos dias 3 e 4 de novembro, e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. O candidato não poderá se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

O resultado da primeira chamada será no dia 14 de janeiro de 2013. A segunda chamada será no dia 25 de janeiro. Se houver notas idênticas, o desempate será baseados nos seguintes critérios: nota da redação; nota em Linguagens, Códigos e suas tecnologias; nota em Matemática e suas Tecnologias; nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As matrículas serão efetuadas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para segunda.

Lei de cotas

Além disso, o Sisu se adequará a Lei de Cotas que estabelece reserva de vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas e aos alunos de famílias de baixa renda. As inscrições serão gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.

A lei, que entrou em vigor neste semestre, prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas.

A lei determina ainda que metade das vagas reservadas às cotas sociais -25% do total da oferta- sejam preenchidas por alunos que venham de famílias com renda de até um salário mínimo e meio per capita. As instituições têm quatro anos para se adequar à norma.

Pelas regras publicadas no Diário Oficial União, os alunos de escolas públicas serão divididos em dois grupos, segundo a renda familiar: menor ou maior que 1,5 salário mínimo por pessoa. Esses grupos são separados em mais dois subgrupos, de acordo com a autodeclaração do candidato da cor da pele: os que são pretos, pardos ou indígenas e os demais.

A reserva de vagas também se estenderá à lista de espera das instituições, que podem ainda aplicar regras de programas próprios de ações afirmativas, desde que os 50% definidos pela lei continuem assegurados.
Caso não haja aprovados suficientes para preencher as vagas destinadas a algum dos subgrupos previstos, elas poderão ser oferecidas aos demais subgrupos, na seguinte ordem de prioridade: primeiro, ao que possui a mesma faixa de renda, depois, a qualquer renda, priorizando os pretos, pardos e indígenas. Se o preenchimento não se der mesmo assim, as vagas são disponibilizadas aos demais candidatos. 




                          * Redação é Folhapress 

Prefeitura de Caririaçu inaugura uma moderna creche infantil

    Foi inaugurada na última quarta-feira, 26, por volta das 19 horas, uma moderna creche infantil. Trata-se da Escola de Educação Infantil Raimundo Gonçalo de Aquino (Raimundo Listrinha) localizada na Avenida João David de Oliveira, no bairro Bico da Arara na cidade de Caririaçu.

O valor da obra foi de R$ 567.431,44 (Quinhentos e Sessenta e sete mil, quatrocentos e trinta e um reais e quarenta e quatro centavos) construído com recursos próprios da prefeitura (FUNDEB). Trata-se de um prédio moderno, amplo e arejado, construído com o objetivo de dar melhor comodidade às crianças do nosso município.

Na solenidade de inauguração, o prefeito municipal de Caririaçu, Edmilson Leite, falou da sua satisfação em está homenageando uma pessoa tão ilustre e querida como era o Senhor Raimundo Listrinha  (In Memoria). Em meio ao discurso, o gestor agradeceu à sua família em nome de sua esposa e filhos, pelo apoio dado a sua administração durante esses oito anos.

O prefeito, afirmou que fica muito feliz por inaugurar mais uma obra em sua cidade. Em seus oito anos administrando Caririaçu, realizou um rosário de obras nos quatro cantos do seu município e sede. Disse ainda que só no bico da Arara, foi construído durante a sua administração as seguintes obras:

Reforma e ampliação da Escola Arara Azul

Construção da Avenida João David de Oliveira (João Badu), com iluminação, pavimentação e calçamento e a implantação do asfalto da mesma.

Construção da quadra de esporte coberta, Pedro Nogueira Machado (Pedim Pereira).

Construção do posto de Saúde, Raimundo Rodrigo Sobrinho (Raimundo Caboclo).

Construção de Cem Casas Populares. E agora a inauguração da escola de educação infantil Raimundo Gonçalo de Aquino.

O prefeito de Caririaçu Edmilson Leite no final de suas palavras convidou a todos os presentes para a inauguração da Escola Modelo do Sítio Bananeira Zona Rural, que será hoje, 27 às 19 horas. E a também, para a inauguração do posto de saúde Abílio Siebra de Lima ( Abílio Unias), amanhã, 28, 9 horas no bairro Palestina na dede do município de Caririaçu.  



                              * Redação é Site Miséria

Famosos: Chega ao fim o casamento de Ronaldo Fenômeno e Bia Antony

  Mais um casal de famosos estreia 2013 separado. Depois de muito tempo de conversas e de tentativas, chegou ao fim o casamento de Ronaldo Fenômeno e Bia Antony. Ela chegou nesta quinta-feira a Ibiza, onde eles têm uma casa, com as filhas e um grupo de amigas. Ronaldo está em Punta del Este, tendo como companheiros Fabio Faria e o músico Tulio Dek. 






                                                    * Redação 

Cidade de Exu em Pernambuco, comemora 365 dias sem registrar nenhum assassinato




     Além de comemorar o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, a população do município de Exú, juntamente com o efetivo da Polícia Civil e Militar responsáveis por aquela região, comemoram 365 dias sem registrar nenhum caso de homicídio.

De acordo com a delegada Katyana Muniz, esse fato vem coroar o trabalho desenvolvido em conjunto pelas polícias e principalmente o centenário do Rei do Baião que transcorreu em paz durante os festejos. “Agradecemos a todos os policiais, mas especialmente a população que compreendeu o verdadeiro significado de confraternização da festa”, destacou. 



                                                       * Redação


PB: Homem tenta separar briga entre jumentos e acaba gravemente ferido

   Conforme informações da Polícia Militar, o caso inusitado foi registrado na manhã desta terça-feira (25) no Assentamento Emiliano Sapata, às margens da BR-230 em Sousa na Paraíba.
 
Testemunhas informaram à PM, que o agricultor José Machado Gomes, 45 anos, tentou separar uma briga entre dois jumentos e acabou levando um coice e em seguida foi pisoteado pelos animais enfurecidos.

O agricultor foi socorrido para o Hospital Regional de Sousa (HRS).

A guarnição da Polícia Militar comandada pelo Cabo Robervan foi até o HRS e constatou que o agricultor sofreu lesões graves na cabeça e foi transferido para o Hospital de Trauma em Campina Grande.

A recepcionista do Hospital de Trauma em contato com a reportagem, informou que o senhor José Machado Gomes, deu entrada naquele Nosocômio vítima de uma forte pancada na cabeça e está recebendo atendimento médico. 


                                              * Redação 

Seguidores