E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Maioria na Câmara é desafio do novo prefeito


    Se depender da composição da Câmara Municipal de Fortaleza, o novo prefeito da Capital, Roberto Cláudio (PSB), não deverá ter muita dificuldade para aprovar projetos na Casa.

A tendência é que ele tenha a maioria dos vereadores ao seu lado no Legislativo Municipal, sobretudo com as mesmas forças que deram sustentação à base aliada da prefeita Luizianne Lins (PT) nos últimos anos.

No comitê central de sua campanha, durante primeira entrevista como prefeito eleito, Roberto Cláudio, inclusive, afirmou que fará um governo de “conciliação”, o que leva a crer que buscará apoio da maioria dos vereadores, mesmo dos que não compuseram seu arco de alianças durante o pleito municipal.

Os vereadores eleitos tratados como “bancada flutuante”, que pertencem ao PTdoB, PV, PTN, PSL, PSC e PTC, estiveram, em sua maioria, ao lado do candidato derrotado Elmano de Freitas (PT) na disputa pela sucessão de Fortaleza. No entanto, seus perfis como parlamentares indicam que a tendência é que se agreguem à administração de Roberto Cláudio.

Isso pelo próprio histórico dos partidos na Casa e também pela visão programática não muito clara dessas legendas. A tentativa de conciliação do prefeito eleito, portanto, não deverá trazer muitos problemas ao peessebista.

Entre os vereadores tratados como da bancada flutuante e da situação, Roberto Cláudio poderá contar com 35 parlamentares, dos 43 eleitos para a próxima legislatura.

“Elmanistas” de primeira ordem, os vereadores Leonelzinho Alencar (PTdoB) e Carlos Mesquita (PMDB) a partir de agora poderão aderir à base aliada da gestão do PSB, já que quase nunca lidaram com a pecha de oposicionistas.

Oposição
Dos vereadores eleitos, sete farão oposição, de fato, a Roberto Cláudio. Estarão nesse grupo os parlamentares do PT - Acrísio Sena, Guilherme Sampaio, Ronivaldo Maia e Deodato Ramalho -, os dois vereadores do Psol - João Alfredo e Toinha Rocha -, além de Capitão Wagner (PR). Ressalte-se que esses parlamentares conseguiram votação expressiva na Capital. 

Da confortável situação de vereadores do partido da atual prefeita, os petistas terão de voltar a se acostumar a fazer contra ponto ao Executivo Municipal. E é aí que o PT e o Psol voltarão a se encontrar na oposição.

Pela postura de opositor inconciliável ao governador Cid Gomes (PSB) que assumiu na Assembleia Legislativa quando esteve ocupando cadeira como deputado estadual, Capitão Wagner também deverá ganhar destaque na oposição, com forte atuação contra Roberto Cláudio, apadrinhado político de Cid.
 
Presidência da Casa

Encerrada a disputa pela Prefeitura, o prefeito eleito já começará a trabalhar para fazer o presidente da Câmara. Esse será o primeiro grande teste de Roberto Cláudio frente à administração.

No atual cenário, os vereadores Elpídio Nogueira e Salmito Filho, ambos do PSB, saem como os mais cotados para a presidência da Casa. Os dois parlamentares já tiveram na mesma disputa em 2009, em partidos diferentes, quando Salmito, atual desafeto de Luizianne Lins, desbancou Elpídio, que contou com o apoio da prefeita.

OS VEREADORES ELEITOS TRATADOS COMO “BANCADA FLUTUANTE” PERTENCEM AO PTDOB, PV, PTN, PSL, PSC E PTC. EM SUA MAIORIA, APOIARAM ELMANO, MAS SEUS PERFIS COMO PARLAMENTARES INDICAM QUE A TENDÊNCIA É QUE SE AGREGUEM À ADMINISTRAÇÃO DE ROBERTO CLÁUDIO

ENCERRADA A DISPUTA PELA PREFEITURA, FAZER O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL SERÁ O PRIMEIRO GRANDE TESTE DE ROBERTO CLÁUDIO. NO ATUAL CENÁRIO, OS VEREADORES ELPÍDIO NOGUEIRA E SALMITO FILHO, AMBOS DO PSB, SAEM COMO OS MAIS COTADOS 
                                                                        *Redação CEARÁ NOTÍCIAS.COM 
________________________________________________________________________ 

                              

                              COMO VOCÊ AVALIA O GOVERNO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF ?

                                                                                  

Suspeito de estuprar criança é morto dentro de casa em Lavras da Mangabeira


      Um homem suspeito de ter estuprado uma criança foi assassinado a tiros neste domingo, 28, em Lavras da Mangabaeira, a 417,7km de Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, as primeiras informações sobre o caso chegaram quando a mulher da vítima, uma adolescente de 17 anos, ligou para avisar que dois homens vestidos com jaquetas pretas e usando capacetes invadiram a sua residência.

Ainda de acordo com a PM, o servente identificado como João Paulo Ferreira de Alencar, 31 anos, foi alvejado com dois tiros na cabeça e teve morte imediata. Os suspeitos seguem foragidos. A PM informou que a vítima era suspeita de ter estuprado e assassinado uma criança.
  
*REDAÇÂO CEARÁ NOTÍCIAS.COM


            COMO VOCÊ AVALIA O GOVERNO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF ?


                                                       

O que esperar do novo ciclo que começa

     A vitória de Roberto Cláudio (PSB) inicia um novo ciclo na política do Estado do Ceará. A começar pelo próprio prefeito eleito que, jovem, tem a perspectiva de construir uma longa história, a partir do comando da quinta capital do País. Isso, a maneira como será gerida Fortaleza, uma cidade com todas as suas riquezas e pobrezas, irá dizer. 

Simbolicamente, Cid Gomes (PSB) é o maior vitorioso destas eleições. O governador, certamente, já tem onde investir os louros da vitória. Com Roberto Cláudio na Prefeitura de Fortaleza, abre-se uma grande e larga avenida, pavimentada e iluminada, para Cid fazer o sucessor daqui a dois anos.

Parcerias administrativas do governador com o pupilo político, agora prefeito eleito da Capital, serão a marca da relação entre os Executivos Estadual e Municipal. Essa expectativa deverá se concretizar no médio e longo prazos.

De imediato, há fogueiras políticas a apagar. A principal, com o ex-aliado PT. Principalmente, o setor mais ligado à atual prefeita Luizianne Lins (PT). A dirigente vai deixar a presidência do PT no Estado, como chegou a sugerir Cid, como condição para o diálogo ser retomado?

A resposta vai dizer muito da futura gestão Roberto Cláudio e dos últimos dois anos que restam a Cid como governador. Prefeita por mais dois meses e com mandato no partido até novembro, Luizianne deverá tentar levar o partido para a oposição, não só na Câmara Municipal, como também na Assembleia Legislativa.

No primeiro caso, onde o PT fez quatro vereadores, a primeira batalha deverá girar em torno da sucessão do atual presidente da Casa, Acrísio Sena (PT). Lá, Roberto Cláudio vai querer fazer o dirigente máximo e partir para um governo de coalizão.

Já no legislativo estadual, onde o PT tem três deputados ocupando cargos no governo Cid – que não se afastaram nem durante a campanha eleitoral -, a situação será muito mais desafiadora. Com que discurso o trio petista, que nem sequer depende, eleitoralmente, da prefeita, será oposicionista?

Principal responsável pela articulação que lançou o nome do então desconhecido Elmano de Freitas, Luizianne Lins terá pela frente a liderança do PT em um momento, particularmente, norteador de seu próprio destino político. Qualquer manobra que possa significar outra derrota, aquela que já surpreendeu o Brasil há exatos oito anos, quando foi eleita em Fortaleza contra tudo e todos, a deixará fragilizada politicamente.

Por outro lado, como é próprio de vitoriosos, Roberto Cláudio enfatizou, nas primeiras declarações depois de eleito, que buscará a reconciliação política. Ele foi na mesma linha de seu mentor que, ainda antes da apuração dos votos, já pregava amistosidade, independentemente do eleito.

Vem aí a transição entre a gestão que caminha para o fim e a que começa, a partir de janeiro. Será o marco zero para se perceber como se comportará a ainda prefeita e como será a futura administração Roberto Cláudio.

Por último, uma observação. Aprendendo com os acertos e, mais do que isso, com os erros político-administrativos da atual gestão, a Cidade poderá ser bem cuidada. O mais é consequência.

O POVO online
O resultado do 2º turno das eleições para a Prefeitura de Fortaleza é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (AM 1010 e FM 95.5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, das 8 às 11 horas, e no programa Revista O POVO/CBN, das 15 às 17 horas.

Para ver: A TV O POVO trará matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. No Jogo Político, às 21 horas, assista a análises sobre as eleições. Assista a programação pelo canal 48 (UHF), 23 (Net) e 11 (TV Show). Veja o vídeo na página da TV O POVO no Youtube www.youtube.com/user/tvopovo

Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com /OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br).

Roberto Cláudio venceu em 10 das 13 zonas eleitorais de Fortaleza.
Elmano teve resultados mais expressivos na zona em que ficam o Pirambu e a Barra do Ceará - onde a Prefeitura construiu o Vila do Mar e inaugurou o único dos seis Cucas prometidos. As outras vitórias foram nas zonas próximas a esses locais

Luizianne Lins vai deixar a presidência do PT no Estado, como chegou a sugerir Cid Gomes, como condição para o diálogo ser retomado?
A resposta vai dizer muito da futura gestão Roberto Cláudio e dos últimos dois anos de mandato para o governador 

Gerente tenta abrir cofre de banco para salvar família de sequestro


  O gerente do Banco do Brasil de Paraipaba foi impedido pela Polícia Militar de abrir o cofre da agência nesta segunda-feira, 29. Segundo a PM, a ação foi denunciada pelo vigilante que estranhou a presença do gerente no início da manhã.
Os policiais chegaram à agência e abordaram o gerente, que explicou ter ido pegar dinheiro com o objetivo de pagar o resgate de 14 familiares mantidos reféns em Fortaleza, no bairro Passaré, desde às 6h. O gerente desmaiou durante a operação, foi retirado do banco em uma maca pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o hospital local.
O titular da delegacia anti-sequestro, Rommel Kerth, disse que os familiares já foram libertados e deixados em uma van por volta das 10h, na BR-116, em Chorozinho, a 64,1 km de Fortaleza.
         Vejo o momento em que o gerente foi socorrido pelo Samu:

O que a vitória do PSB diz sobre 2014


  Para além da disputa pela Prefeitura de Fortaleza, a eleição de ontem foi também uma prova de forças para duas lideranças que figuraram no confronto à espreita dos candidatos oficiais. Há quem avalie que, mais do que os próprios postulantes, a prefeita Luizianne Lins (PT) e o governador Cid Gomes (PSB) se viram imersos numa campanha de medição de poder. Uma queda de braço que ultrapassou os limites da disputa por uma gestão. 

O candidato eleito representaria a confiança e a aprovação de mais da metade de uma cidade depositadas em um dos fiadores daquele que venceria o pleito. Vitória que significaria também interesses pelo que virá em dois anos.

A despeito da aliança entre PT e PSB, lá se vão 24 anos desde que o Governo do Estado conseguiu eleger um prefeito, que tinha seu apoio isolado, na Capital. Curiosamente, a última vez em que isso ocorreu foi em 1988, quando Ciro Gomes (à época no PMDB) foi eleito prefeito sob as bênçãos do então governador Tasso Jereissati. Em Fortaleza, pela primeira vez em 10 anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sai derrotado.
 
O início do fim
Quando o PT anunciou o nome de Elmano de Freitas para entrar na briga pela sucessão municipal, era previsível que o capítulo seguinte seria a ruptura da aliança com o PSB, que perdurava por oito anos. Ainda em julho, o presidente nacional petista, Rui Falcão, chegou a barganhar o apoio do PSB, em um acordo que já vislumbrava o pleito de 2014. Nos termos da manobra, o PT se aliaria ao PSB de Cid na sucessão para o Estado em 2014. A oferta não vingou. 

O dinamismo da política terminou por sentenciar o fim da aliança entre os dois partidos quando o grupo de Cid e Ciro Gomes anunciou que não se curvaria ao candidato apontado pelo PT. “Ele representa a continuidade de uma administração exaurida”, justificou o governador no dia em que lançou o deputado estadual Roberto Cláudio (PSB) para a disputa pela Prefeitura.

A campanha que viria a seguir demarcou como nunca a desgastada relação entre Luizianne e Cid. Durante todo o percurso, não faltaram trocas de insultos. O que um dia foi convenientemente chamado de aliança acabou quando as agressões mútuas passaram a ser pessoais.

A partir daí, evidenciou-se quão eleitoreira havia se mostrado a aliança que conseguiu se sustentar por quase uma década em âmbito municipal. Mas, se o fim está decretado na relação que um dia existiu em Fortaleza, nas esferas estadual e nacional tudo segue em aberto.

Ontem, Luizianne chegou a dizer que se arrependia de um dia ter apoiado a eleição de Cid. Um indicativo de que, no que depender da presidente estadual do PT, os dois partidos não voltarão às núpcias em 2014. Cid Gomes, por outro lado, sinalizou que não abrirá mão do apoio petista daqui a dois anos.

Liderança das mais representativas no PT, o deputado federal José Guimarães disse que a relação entre os dois partidos sofrera “fratura exposta”, “sequelas quase intransponíveis”. Um dos coordenadores de campanha de Elmano, o deputado Antônio Carlos (PT) fez avaliação semelhante.

No jogo de faz-e-desfaz aliança, Ciro Gomes seguiu o que havia dito o irmão governador: “A questão da eleição municipal nos pôs em antagonismo ao PT. Colidimos, mas isso cria uma tensão que terá de ser superada.” Para os rumos de 2014, o resultado de ontem, no fim das contas, pouco disse. (colaborou Alan Santiago)

Governador Cid Ferreira Gomes: a última vez em que o Executivo estadual conseguiu eleger o prefeito da Capital foi há mais de duas décadas, em 1988

Prefeita Luizianne Lins: quando o PT anunciou o nome de Elmano, era previsível que o capítulo seguinte seria a ruptura da aliança com o PSB

Roberto Cláudio será o 69º prefeito de Fortaleza

  Pela primeira vez, em mais de duas décadas, Fortaleza elege um prefeito do mesmo grupo político do governador do Ceará. A situação não se repetia desde 1988, quando as urnas consagraram a primeira - e única - hegemonia da Geração Cambeba, de Ciro Gomes e do então governador Tasso Jereissati, ambos então no PMDB. O prefeito eleito Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra (PSB), 37, dá novos ares à supremacia dos Ferreira Gomes no Ceará e será o 69º prefeito de Fortaleza desde o Império, e o 82º a assumir o cargo - contando os gestores que assumiram mais de uma vez.

Em sua primeira eleição majoritária, Roberto Cláudio enfrentou numerosos desafios. Candidato de vida pública curtíssima, o socialista se elege prefeito sete anos após trocar os bancos da academia pela tribuna da Assembleia. Foram apenas dois mandatos como deputado estadual, um deles incompleto.

Outro percalço foi romper a barreira do anonimato. O então candidato do PSB era um desconhecido diante de nomes consagrados entre o eleitorado fortalezense, como Moroni Torgan (DEM) e Inácio Arruda (PCdoB). O anonimato pesou, e o candidato alcançou desempenhos pífios nas primeiras pesquisas de opinião.

Prefeito de desafios, mas também de muitos amigos. Dono de arco de alianças quatro vezes maior que o do PT – com 20 partidos –, Roberto Cláudio contou com o apoio decisivo do governador Cid Gomes (PSB). Passado o primeiro turno, conseguiu engrossar fileiras com o apoio de quatro dos dez candidatos que derrotou.

A força econômica também foi determinante na eleição de Roberto Cláudio. Em campanha que bateu recorde de presença nas ruas e de autuações pela Justiça Eleitoral, o PSB conseguiu arrecadar, apenas nos dois primeiros meses de candidatura, mais de R$ 5,2 milhões, segundo dados da prestação parcial de contas no Tribunal Superior Eleitoral.

Com a bênção de Cid Gomes, obteve ontem, no 2º turno, 650.607 votos de confiança. Agora, terá na figura do governador um parceiro que deve guiar o estilo da administração municipal pelos próximos quatro anos.
 
Trajetória
Médico com PhD em Saúde Pública pela Universidade de Arizona (EUA), sob influência da família, trocou o jaleco pelo paletó com apenas oito meses de atuação profissional. Eleito em 2006 pelo então nanico PHS com pouco mais de 20 mil votos, se aproximou do governo Cid Gomes e viu o crescimento no meio político “cair em seu colo”.

No mesmo mandato, assumiu posição de vice-líder do governo na Assembleia. Alegando divergências políticas, migrou para o PSB em 2009 e, candidato à reeleição em 2010, conseguiu o triplo dos votos de sua primeira eleição: mais de 60 mil.

Colher os louros
Entre os desentendimentos que cercaram o PSB nos últimos anos, se notabilizou como “regra três” em momentos de divergência. Em 2011, quando se reelegeu, correu por fora na disputa entre os correligionários Zezinho Albuquerque e Wellington Landim pela presidência da Assembleia.

Beneficiado pelo impasse entre as duas candidaturas, foi o escolhido do governador Cid Gomes e venceu por unanimidade o pleito para chefiar o Legislativo. Tudo sem contabilizar bancadas, traçar acordos políticos ou promover reuniões, de forma inédita naquela Casa.

Aliados, apoio da máquina estadual e poderio econômico fizeram o candidato. Agora, consagrado nas urnas, é hora de colher os louros.

Multidão amarela celebra vitória de Roberto Cláudio

Prefeito eleito, Roberto Cláudio (PSB) era só suor e sorriso com seus 650.607 votos. A alegria, porém, era moderada, em meio à euforia de seus eleitores e apoiadores. Em seu primeiro discurso, além de agradecer e agradecer e agradecer de novo quem o ajudou a transformar o 1% que tinha nas primeiras pesquisas nos 53,02% que tirou ontem das urnas, se comprometeu em unir Fortaleza.


“Sou prefeito de toda a Cidade”, disse. “Foi aqui que eu nasci, aqui onde eu cresci e onde está minha felicidade”, completou. Roberto Cláudio garantiu que sai desta eleição muito melhor do que entrou. Afirmou ter, agora, um senso de responsabilidade mais apurado e conhecer a capital mais profundamente. E frisou: “Assumo o compromisso com a Fortaleza dos mais pobres”.

Já com janeiro em vista, anunciou como primeira atividade de governo uma visita a todos os postos de saúde para identificar pessoalmente os principais gargalos da rede municipal. Sobre a transição, Roberto Cláudio reafirmou diversas vezes que não tem inimigos no Partido dos Trabalhadores (PT) e que vai ele mesmo procurar a prefeita Luizianne Lins e o candidato derrotado Elmano de Freitas. Entretanto, admitiu que não conta com o partido para montar sua equipe.

E nem precisa. Aliados não lhe faltam. Na festa da vitória, Roberto Cláudio foi prestigiado e prestigiou todos os partidos e lideranças que endossaram sua proposta de renovar Fortaleza. De Moroni Torgan (DEM) a Inácio Arruda (PCdoB), todos passaram por lá e foram devidamente lembrados pelo futuro prefeito. Os eleitores presentes fizeram coro aos agradecimentos do prefeito eleito, mas só explodiram na hora das homenagens ao governador Cid Gomes e seus irmão Ciro.

Na multidão que comemorou a vitória do PSB, até partidos que lhe negaram apoio e se esforçaram para se apresentar, como o PSBD, estavam lá. O comitê central da campanha de Roberto Cláudio, no Cocó, ficou pequeno. Segmentos os mais variados se reuniram ali, numa festa que começou em clima de Réveillon, com direito a queima de fogos, e terminou como Carnaval de praia, com vários paredões de som e aquele repertório tradicional.
 
Bastidores
Apesar do discurso moderado do vencedor, a agitação dos seus eleitores ainda carregava o tom acirrado da disputa. “Derrubamos o poste”, gritavam uns. “Acabou-se o sofrimento. Já vai tarde, Luizianne”, emendavam outros. Sereno, Roberto Cládio deixou as polêmicas de lado se resumindo a pedir tranquilidade para que tudo o que foi prometido seja cumprido. Fortaleza agradece. 

Após derrota, Elmano e PT ocuparão novos espaços

    Após vencer o primeiro turno, Elmano de Freitas (PT) não conseguiu sustentar a façanha e teve de sentir o gosto da derrota em sua primeira eleição. Com isso, termina também o ciclo de oito anos de administração do PT na Capital, comandado pela maior incentivadora da candidatura de Elmano, Luizianne Lins (PT). Agora, partido, prefeita e ex-candidato entram em um novo momento - cheio de incertezas. 

Para entender como se deu a derrota de Elmano é preciso lançar um breve olhar sobre as poucas e decisivas semanas do segundo turno. No dia seguinte ao primeiro turno, O POVO já mostrava algumas dificuldades que Elmano encontraria para manter-se à frente. A estrutura de campanha menor que a do adversário era um deles. A dificuldade de conseguir apoios era outra – em contrapartida ao amplo arco de aliança de Roberto Cláudio (PSB).

Um dos maiores trunfos era a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o palanque, que, porém, não surtiu o efeito esperado. Assim, mesmo sem cometer grandes erros, a estratégia mostrou-se incapaz de garantir a dianteira na disputa.

Aos 42 anos, Elmano certamente ainda tem um longo futuro político pela frente – ontem, no entanto, ao discursar pela primeira vez como candidato derrotado, ele disse não ter pretensões por outros cargos eletivos, por enquanto. “Vou continuar advogando no movimento popular”, afirmou. Embora ele saia da eleição maior que entrou, provavelmente não alcançará status de nova liderança no partido, o que ocorreria naturalmente caso tivesse saído vitorioso.
 
Novo momento
Luizianne Lins terá pela frente uma situação delicada para administrar. Com uma ascensão política rápida – de vereadora, passando à deputada estadual e depois à prefeita em menos de uma década – ela colecionava êxitos até ontem. A partir de janeiro, estará sem cargo eletivo e sem a força de ter conseguido fazer o sucessor. 

Embora ainda deva continuar com considerável grau de influência local, Luizianne deve enfrentar dificuldades para levar em frente aspirações políticas mais elevadas. E tende a enfrentar ainda mais resistência dentro do próprio partido.

Até alguns petistas consideram que a gestão Luizianne é essencialmente concentrada na Democracia Socialista (DS), a corrente interna da prefeita no PT. Agora, as demais correntes e lideranças tendem a reivindicar maior participação e lutar pelo comando da sigla. Porém, ontem a prefeita confirmou que segue no comando estadual do PT pelo menos até novembro de 2013, quando ocorre novo processo de eleição interna.

Na Câmara Municipal, os quatro petistas eleitos são ligados a Luizianne e, por isso, tendem a se opor à administração de Roberto Cláudio. Líderes petistas ouvidos pelo O POVO ontem, no entanto, preferiram não antecipar a postura dos parlamentares na próxima gestão, apesar de terem destacado o desgaste na relação com o PSB .
 
Petistas no Governo
No nível estadual, o mais provável é que os petistas permaneçam aliados a Cid Gomes (PSB), mesmo com o esfacelamento que a campanha trouxe para a relação entre ele e a prefeita. Há três secretários petistas na gestão estadual – todos eles ausentes no comitê de Elmano ontem e fortemente criticados por outros colegas de partido. Na Assembleia, dos três parlamentares do PT, o único ligado a Luizianne é Antônio Carlos, que é suplente em exercício e, além disso, já foi líder do governo Cid.

Bandidos levam diamantes e R$ 8 mil em saidinha bancária


  Um homem de 38 anos foi vítima de mais uma ação conhecida como "saidinha bancária" na tarde desta segunda-feira, 29, quando saía de uma agência bancária no cruzamento entre as ruas Torres Câmara e Barão de Studart, no bairro Aldeota.
  Segundo informações de policiais do Ronda do Quarteirão, a vítima trabalhava com jóias e diamantes e portava, no momento do assalto, uma maleta contendo jóias valiosas e R$ 8 mil em dinheiro. A Polícia avaliou em R$ 250 mil reais o total, somando o valor das jóias com o valor em espécie, que foi levado pelos assaltantes.
  A vítima foi abordada por quatro indivíduos que chegaram armados em uma moto e efetuaram vários disparos contra o carro no qual estava a mala com as jóias. O homem não saiu ferido.
  Até o momento, a Polícia não tem informações suficientes para encontrar os suspeitos, pois a vítima não conseguiu detalhar as características físicas dos assaltantes. Diligências estão realizadas para identificar is suspeitos.


Redação  CEARÁ NOTÍCIAS.COM

domingo, 28 de outubro de 2012

Haddad é eleito Prefeito em São paulo


                         Ex-ministro da Educação, petista venceu José Serra, do PSDB
Com mais de 55,57% dos votos,o petista Haddad é eleito Prefeito em  São Paulo.

O EX-PREFEITO JOSÉ SERRA DO PSDB OBTEVE 44,43%  DOS VOTOS.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TSE poderá realizar sessões extraordinárias para julgar processos das Eleições 2012

      Antes de encerrar a sessão plenária desta quinta-feira (11), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, comunicou aos ministros da Corte que poderá convocar sessões extraordinárias no decorrer da próxima semana para fazer frente à demanda de recursos pendentes de julgamento.
Ela informou que concluirá o levantamento do quadro de demandas neste final de semana e que dependendo do volume de processos estocados “talvez seja necessário um esforço extra por parte dos ministros”.
Neste ano, a Justiça eleitoral recebeu, a partir de julho, mais de 480 mil pedidos de registro de candidatura de pessoas que pretendiam concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2012.
Esses pedidos foram analisados pelos juízes eleitorais e os recursos encaminhados aos Tribunais Regionais Eleitorais dos Estados. Após o julgamento dos recursos pelos TREs, cerca de 8 mil candidatos recorreram novamente, agora ao Tribunal Superior Eleitoral. Os recursos chegaram ao TSE a partir de setembro, que vem julgando os casos referentes as eleições 2012 nas sessões plenárias, às terças e quintas-feiras e diariamente em decisões monocráticas dos ministros que integram a Corte.

Mais um filho de Baixio perde a vida sobre duas rodas

BAIXIO-CE
  O domingo (14) foi trágico para mais uma família baixiense. Damião Bezerra Belo, um cidadão bastante conhecido e de boas amizades em Baixio, que respondia simplesmente pelo nome de Dalmir nos deixou de maneira triste.

De moto, uma de suas paixões, Dalmir sofreu um gravíssimo acidente, por volta das 10h da manhã, na passagem molhada do sitio Croatá, deste município, quando vinha buscar sua filha para mais um final de semana em família, o pneu do veículo estourou no local, levando o condutor ao solo, sofrendo uma forte pancada na cabeça.
Socorrido minutos depois por populares, Dalmir ainda foi conduzido a uma unidade de saúde em Barbalha, mas a apreensão de amigos e familiares foi interrompida horas depois com a constatação de sua morte. Uma cidade chocada.
Residente no sitio Timbaúba, um lugar considerado sagrado pela família Bezerra Belo, ele deixa dois filhos e sua atual esposa grávida.

Em sua saudade e memória, familiares, amigos e admirados juntam histórias, boas recordações de um bravo lutador, um cara modesto de honrada vida. Que tenha igual sorte descanso eterno ao lado daquele que o chamou para outras missões.

VAI EM PAZ, DALMIR!

OAB decide questionar candidatos fichas sujas substituídos por parentes


    A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu questionar a substituição dos candidatos a prefeito enquadrados na Lei da Ficha Limpa, avaliar as mudanças como tentativa de burlar a legislação e admitir que a troca de nomes pode gerar impugnações. Esse, pelo menos, é o pensamento do presidente da entidade, Ophir Cavacalcante.
Um levantamento aponta que em todo o Brasil 157 candidatos a prefeito ameaçados pela Lei da Ficha Limpa usaram uma brecha na legislação para chegar ao poder. Desse total, 68 candidatos chamados fichas sujas renunciaram às vésperas das eleições e colocaram como substitutos filho, filha, mulher, neto, irmão, irmã, pai, sobrinho e até uma cunhada.
Entre os parentes que substituíram pais, mães e tios, pelo menos, 33 foram eleitos prefeitos. O presidente nacional da OAB comparou, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, a  transferência de candidatura para familiares como exemplo de uma capitania hereditária e uma tentativa de burlar a legislação eleitoral. Essa atitude, segundo ele, pode embasar a impugnação das candidaturas.
A substituição de candidatos ocorrereu na semana da eleição e, em alguns casos, não houve tempo nem para mudar os registros das urnas. A reportagem do Jornal Folha de São Paulo cita um caso no Ceará: Daniel Queiroz, do PMDB de Beberibe, renunciou e ajudou a eleger “Michele do Daniel”.
Outros casos, também, se espalharam, como, em Viçosa do Ceará, onde, a mãe, Silvana, saiu da disputa e elegeu o filho Divaldo Soares prefeito do Município. Silvana estava enquadrada na Lei da Ficha Limpa por tido contas desaprovadas com nota de improbidade administrativa quando era secretária municipal. Vale lembrar que no passado o pai de Divaldo, Evaldo, já havia exercido o cargo de prefeito em dois mandatos.

PARTIDO DA REPÚBLICA



* É O QUE O CEARÁ PRECISA !

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Um político a serviço do seu povo

Prefeito de Fortaleza, de 1979 a 1982, abriu canais de participação para a sociedade, como atesta a criação do Fórum Adolfo Herbster, em que representativas lideranças de diversos setores reuniam-se para discutir os destinos da cidade e recomendar procedimentos à gestão municipal em aspectos relacionados à cultura e ao desenvolvimento urbano.

Lúcio Alcântara foi prefeito com visão de futuro. Prova disto foi sua concepção pioneira sobre a necessidade de priorizar o meio ambiente, com a criação do Parque Adahil Barreto – o Parque do Cocó – e a proteção às lagoas urbanas de Fortaleza.

Foi o Deputado Federal eleito, com a maior votação até então obtida, para um mandato de 1983 a 1987. Reelegeu-se em 1987, tendo ativa participação na Assembléia Nacional Constituinte, articulando-se com os parlamentares identificados com o grupo progressista da Constituinte.

Ao final daquele mandato, elegeu-se Vice-Governador para um mandato entre 1991 e 1994.

Eu sua vida pública, Lúcio Alcântara exerceu em três oportunidades a função de Secretário de Estado da Saúde (de 1971 a 1973, de 1975 a 1978 e de 1991 a 1992) e em uma oportunidade a de secretário de Assuntos Municipais.

CE: Cid Gomes ironiza corrente do PT: 'se colocar um T, fica DST'


   Principal apoiador do candidato à prefeitura de Fortaleza, Roberto Claúdio, o governador Cid Gomes (PSB) esquentou a campanha na capital ao fazer uma declaração sobre a corrente que a prefeita Luizianne Lins (PT) integra no PT. "Não existe um consenso único na candidatura do PT. São sete tendências dentro de um mesmo partido. A dela (Luizianne Lins) é da Democracia Socialista (DS), mas se vocês colocarem mais um 'T' fica DST", afirmou Cid.

A declaração, divulgada na última quarta-feira, foi respondida por petistas que integram a corrente Democracia Socialista (DS). "Aqueles que não têm proposta ou programa de governo para a cidade revelam seu caráter, preconceito e desamor. A declaração de Cid Gomes, além de revelar profundo preconceito, revela também desprezo às pessoas portadoras de alguma Doença Sexualmente Transmissível", declarou o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR).
Não foi somente no meio político que a declaração repercutiu. O grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), que defende os direitos de minorias, entre elas a de pessoas portadoras do vírus da Aids, também criticou as declarações do governador, por meio de nota oficial.
"Nós do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), organização não-governamental, fundada em 1989, sem fins lucrativos, apartidária, que defende a livre orientação sexual e que desenvolve diversas ações nas áreas da saúde, educação e cultura, em benefício de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (população LGBT); e de pessoas vivendo com HIV/Aids, acreditamos que a campanha eleitoral seja um momento propício para se pensar e propor políticas públicas de saúde, incluindo políticas de enfrentamento as DST e Aids, em nossa cidade, e não para através de declarações infelizes, não só não levar esse debate, mas ironizar com a questão, que afeta milhares de cidadãos/ãs em nossa cidade e Estado, e que merecem respeito e atenção dos poderes públicos".

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

NOVAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO PODEM OCORRER EM 16 CIDADES CEARENSES

Pelo menos 16 municípios cearenses deverão ter novas eleições para prefeito, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantenha o indeferimento dos candidatos. Esse total é referente àqueles que obtiveram mais de 50% dos votos no pleito do último dia 7 e, apesar do indeferimento dos registros pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mantiveram as postulações ao cargo majoritário, enquanto não há julgamento dos recursos por instâncias superiores.
Os casos de pendências judiciais e com possibilidade de novas eleições são nas cidades de Acaraú, Baixio , Boa Viagem, Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Horizonte, Iguatu, Meruoca, Mucambo, Nova Olinda, Orós, Pacoti, Quixeramobim, Redenção, Reriutaba e Tururu.
A não ratificação do entendimento pelo TSE da decisão do Tribunal Regional também poderá alterar o resultado em algumas cidades, tendo em vista que o candidato impugnado pelo Tribuna Regional Eleitoral (TRE-CE) ficou em primeiro lugar, mas com apenas 49% dos votos. Desse modo, estaria eleito pela maioria dos votos.

Nossa homenagem a todo povo nordestino. Parabéns pelo nosso dia!


Nossa homenagem a todo povo nordestino. Parabéns pelo seu dia!

TSE reforma decisão e defere registro de candidatura a prefeito em Cedro

Foi publicado na Sessão Ordinária Jurisdicional dessa quinta-feira [11] do Tribunal Superior Eleitoral [TSE] o julgamento do Recurso Especial Eleitoral [Respe nº 5467], que diz respeito à candidatura para a Prefeitura Municipal de Cedro.

Em decisão monocrática, o ministro relator Dias Toffoli modificou, na segunda-feira [8], o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará [TRE-CE] e do primeiro grau, que indeferiram o registro de candidatura do prefeito de Cedro, João Viana de Araújo [PP].

No voto, Toffoli afirma que " na ausência de deliberação pela Câmara de Vereadores acerca das contas do chefe do Poder Executivo, deve prevalecer o parecer da Corte de Contas, que somente poderá ser afastado por decisão de dois terços dos membros do Órgão Legislativo Municipal, a teor do art. 31, § 2º, da Constituição Federal".


Segundo o relatório do recurso, o candidato "exerceu por vários anos o cargo de prefeito municipal de Cedro e, nesta qualidade, teve as contas de gestão [1998, 1999, 2000 e 2003] desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios [TCM-CE], bem como teve o parecer desfavorável com relação às contas de governo de 2002, 2003, 2004 e 2009."


O ministro entendeu ainda no voto que "em que pese meu entendimento, e ressalvando que a questão posta está pendente de análise pelo Pretório Excelso, como observado acima, curvo-me ao posicionamento desta Corte, fixado no sentido de que não incide a inelegibilidade do art. 1º, I, g, da LC nº 64/90 se não houver decisão do Órgão Legislativo Municipal desaprovando as contas do chefe do Executivo".




Ao finalizar, Toffoli transcreve que "dou provimento ao recurso especial, com base no art. 36, § 7º, do RITSE, para deferir o pedido de registro de candidatura do recorrente"

MUDANÇAS? - A partir desse julgamento, tornaram-se válidos os 7.831 votos dados ao prefeito e candidato à reeleição de Cedro, João Viana de Araújo [PP]. O candidato da oposição, o ex-prefeito Francisco Nilson Alves Diniz [PSB], cuja candidatura ainda está indeferida 8.285 sufrágios e deverá ser julgado no TSE em breve. A situação ainda deve continuar indefinida até lá.

Icó: Eleições 2012 em imagens

  Nos momentos iniciais e finais do dia da votação nas eleições municipais de 2012, o Icó é Notícia registro nas lentes fotográficas a movimentação da população icoense até o reencontro com a urna eletrônica.

Foram visitados e fotografados dois dos cinco maiores maiores locais de votação do município de Icó. 

O Colégio Senhor do Bonfim, o segundo maior, com 3.863 aptos a votar; e a escola de 1º Grau Manoel Antônio Nunes, quarto maior local de votação, com 3.546 eleitores. Veja imagens abaixo.







Seguidores