E você é contra ou a favor da redução maioridade penal?
SOU CONTRA
SOU A FAVOR
PARA MIM TANTO FAZ
Votar
resultado parcial...

terça-feira, 31 de julho de 2012

Praça não passará por reforma


                       Até o fim do ano, a praça Clóvis Beviláqua (da Bandeira), no Centro, irá passar apenas por reparos, promete a titular da Secretaria Executiva Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor), Luciana Castelo Branco. 

Mas os trabalhos ainda não têm data para serem iniciados no local. Bancos e pisos estão entre os itens que receberão intervenções. “Iremos fazer reparos básicos, não será uma interferência estrutural”, admite Luciana. No ano passado, estava prevista uma reforma para a praça até o final de 2012, mas o projeto não tem mais data para ser executado.

“Essa era uma das praças contempladas com a reforma total, mas houve um problema no projeto de outra praça e resolvemos não utilizar a licitação agora”, explica Luciana. A secretária não soube, entretanto, especificar qual o problema, tampouco em que praça da cidade ele aconteceu. “Quando isso for resolvido, a praça vai ser reformada”, garante. As praças Almirante Saldanha (do Dragão do Mar), Gustavo Barroso (do Liceu) e José de Alencar também estão na mesma situação.

Quase todo dia, Mayke Menezes, 30, vai à praça da Bandeira para descansar depois do almoço. Para ele, porém, o canto que proporciona boa brisa precisa de mais cuidado. “Está tudo depredado, falta iluminação à noite e também não tem segurança. A gente vê tudo ajeitado em outros lugares da cidade, mas aqui não tem estrutura nenhuma”, reclama.

De acordo com a secretária do Centro, os reparos serão feitos dentro do contrato de manutenção de praças da Sercefor. As intervenções foram iniciadas na Praça do Ferreira e serão estendidas às praças Almirante Saldanha, Gustavo Barroso, Clóvis Beviláqua e José de Alencar, nessa ordem. Ao todo, os reparos nas cinco praças irão custar cerca de R$ 900 mil, segundo Luciana.

“Passar por aqui dá até medo à noite. Deveria ter, além de uma reforma como nas outras praças, mais segurança”, sugere Evandro Gadelha, 40 anos, ao lado da mulher, Aline Fernandes, 36. “Parece que é abandonado”, diz Aline.

Segundo a titular da Sercefor, o local ainda não conta com as câmeras de videomonitoramento da Guarda Municipal. Logo que as intervenções nas cinco praças forem concluídas, afirma, será solicitado um “reforço da iluminação” à Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC).

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A praça Clóvis Beviláqua estava incluída no grupo de 13 praças do Centro que iriam receber reforma estrutural até o final do ano. Devido a problemas no projeto, o local passará apenas por reparos pontuais, ainda sem data.

TRE barra 70 candidatos

                   O juiz da 114ª Zona Eleitoral, Mário Parente Teófilo Neto, julgou e indeferiu ontem uma candidatura à prefeitura de Fortaleza e 69 candidaturas a vereador na Capital. O candidato do Partido Renovador Trabalhista Cristão (PRTB) ao Executivo Municipal, professor Valdeci Cunha, teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Entre as candidaturas a vereador consideradas inaptas pelo Tribunal está a do líder da prefeita Luizianne Lins (PT) na Câmara Municipal, o vereador Ronivaldo Maia (PT), além do ex-vereador de Fortaleza, José Carlos Carvalho (PPS), o “Cacá”, que durante o ano passado assumiu o cargo de vereador como suplente durante cinco meses.

Os postulantes que tiveram seus registros de candidatura indeferidos pelo Tribunal têm o prazo de três dias a contar de ontem para recorrer da decisão judicial. Dentre os 10 postulantes ao cargo de gestor do Executivo Municipal em Fortaleza apenas Elmano de Freitas (PT) ainda aguarda julgamento do registro de sua candidatura. Segundo Mário Parente, o julgamento será feito dentro em breve.

De acordo com a decisão judicial, professor Valdeci Cunha (PRTB) não prestou contas ao TRE referentes à campanha das eleições de 2010, ano em que postulou ao cargo de deputado federal pela coligação formada por PP, PTB, PSL, PTN, PRTB, PHS, PMN e PTdoB.

De acordo com o presidente municipal do PRTB, Júnior Aguiar, o candidato prestou contas em 2010, no entanto, o fez fora do prazo previsto pela Justiça Eleitoral. Aguiar afirmou que professor Valdeci Cunha possui a certidão da 113ª Zona Eleitoral que comprova a prestação das contas de 2010 datada de 5 de julho deste ano.

Júnior Aguiar detalhou que os advogados da sigla já foram acionados e que hoje o candidato pretende interpor um recurso da decisão do juiz da 114ª Zona. Segundo ele, por a prestação de contas ter sido feita fora do prazo, o sistema da Justiça Eleitoral só disponibilizaria a informação em novembro.“Estamos tranquilos e confiantes de que não haverá prejuízo para nossa candidatura. A prestação de contas foi feita e nós vamos provar isso”.

Vereador
Já o vereador Ronivaldo Maia (PT) teve sua candidatura impugnada em razão de ter as contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) quando esteve à frente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) durante os anos de 2005 e 2006.

Entretanto, segundo o vereador, da decisão do TCM já foi interposto um recurso por parte do postulante, que foi acatado pelo Pleno do TCM. “Tanto que na lista de gestores com indicação de nota de improbidade administrativa do TCM já não consta meu nome”, defende-se.

Ronivaldo Maia disse estar tranquilo. “A impugnação da minha candidatura é um equívoco da Justiça Eleitoral”. Maia afirmou que hoje recorrerá da decisão do TRE.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

O juiz eleitoral é a autoridade competente para ordenar o registro de candidatura do cidadão que pretenda postular um cargo eletivo. Caso haja alguma irregularidade para efetivar o registro, o juiz poderá indeferi-lo.

SERVIÇO 

114ª Zona Eleitoral
Avenida Almirante Barroso, 601 - Praia de Iracema 
Telefones: (085)3308-2650/ 3308-2654

Saiba mais

Impugnação de registro de candidatura

O registro da candidatura de um cidadão a um cargo eletivo depende do preenchimento de alguns pré-requisitos estabelecidos na Constituição (fundamentalmente art. 14, §§ 3º a 8º) e na legislação eleitoral (atualmente a base é a lei 9.504/97, arts. 10º a 16º e a lei complementar 64/90).

O não preenchimento dessas exigências implica na rejeição da candidatura apresentada. A competência para efetivar o registro da candidatura é da Justiça Eleitoral.

Essa competência está fixada nos arts. 22, I, a, 29, I, a e 35, XII (1) do Código Eleitoral. A lei 9.504/97 traz o procedimento a ser seguido para o registro da candidatura, bem como as exigências para tal, tais como documentos necessários.

Saldo dos confrontos no 1º debate na TV

                      Em regra, debates perdem qualidade e profundidade na proporção inversa do número de participantes. Mas, como sete dos oito candidatos que se confrontaram na TV O POVO representam efetivamente setores políticos significativos, praticamente todos os embates eram as chamadas brigas de cachorro grande. Como era de se esperar, Elmano de Freitas (PT) foi o mais apertado. Nesse sentido, pelas cobranças à administração à qual pretende dar continuidade, foi o personagem principal – juntamente com a prefeita Luizianne Lins, que nem candidata é, nem lá estava. Elmano esquivou-se como pôde e não deixou passar a oportunidade de se vitimizar, ao apontar que estava ali na condição de sete contra um. Para quem é o único candidato do “G7” sem experiência eleitoral, o desempenho, na maior parte do tempo, foi dentro do esperado para quem esteve sob tanta pressão. Mas foi mal quando deixou de dar algumas respostas. Por vezes, inexplicavelmente, como na forma evasiva com que respondeu à pergunta da produção, no começo do programa e sem saia justa alguma, sobre a prioridade no caso de ser eleito. E, sobretudo, na forma escorregadia com que respondeu a Renato Roseno (Psol) sobre os terceirizados. Informação que, anunciou, estaria no Portal da Transparência, mas não é encontrada a olho nu. Nesse particular, ficou mal na fita. Elmano também escorregou ao dizer que o problema da saúde é nacional, ao mesmo tempo em que ancora seu discurso principalmente no apoio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. Saiu-se bem, por outro lado, ao capitalizar as oportunidades em que os adversários reconheciam e prometiam ampliar ações da gestão Luizianne.

ROSENO FOI O MAIS AGRESSIVO
Renato Roseno foi o mais incisivo e agressivo. Ao contrário dos demais, não aceitou levantadas de bola. Com isso, tentou se diferenciar de todos os demais, e não apenas do candidato da prefeita. Foi o único a atacar mesmo quando não era atacado. Nessa estratégia ofensiva, contudo, levou dois contragolpes. Um de Marcos Cals (PSDB), que apontou o vínculo passado entre o candidato do Psol e a gestão Luizianne – o que ficou sem resposta. O outro, de Moroni Torgan (DEM). Roseno o criticou por supostamente defender a repressão à juventude e à população. Mas o candidato do DEM retrucou que se referia, isso sim, à repressão aos barões do tráfico. O concorrente do Psol foi ainda ousado ao criticar Lula e Dilma. Foi coerente com a posição do partido, mas a postura deve lhe custar simpatias.

A MARCA DA OPOSIÇÃO
Marcos Cals (PSDB) procurou se apresentar como único candidato de oposição pra valer. Demarcou isso ao vincular Roseno e também Inácio Arruda (PCdoB) à gestão Luizianne. No resto do programa, entretanto, não conseguiu se diferenciar dos demais ao sair do aspecto político. No mérito administrativo, suas críticas confundiram-se com as dos outros.

MAIS UM ROUND HEITOR X GOVERNO CID
Opositor contumaz do governo Cid Gomes (PSB), Heitor Férrer (PDT) protagonizou embate interessante com Roberto Cláudio (PSB). O pedetista o cobrou sobre o que apontou como fracasso do Ronda do Quarteirão. Em outro momento, Roberto Cláudio se contrapôs à proposta de Heitor de construir um novo IJF, ou um anexo, como Marcos Cals vem propondo. O candidato do PSB disse ser favorável à descentralização e ao atendimento perto de casa. Independentemente da posição que se tenha, esse tipo de delimitação é positiva para o eleitor perceber diferenças objetivas entre os candidatos e escolher aquele com que mais se identifica.

Além de criticar a segurança do governo Cid, Heitor se saiu bem nas considerações finais, ao lembrar momentos importantes de sua trajetória. Ali conseguiu se diferenciar.

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
Já Inácio Arruda (PCdoB), que vinha se distinguindo pela insistência no planejamento, acabou tendo sua bandeira confundida com o professor Valdeci. O candidato do PRTB apresentou a mesma prioridade e falou antes do concorrente do PCdoB. Inácio, por sua vez, não conseguiu se sobressair.

A POSTURA DO LÍDER
Líder nas intenções de voto, Moroni Torgan (DEM) conseguiu sair praticamente incólume dos entreveros que envolveram praticamente todos os adversários em algum momento. E foi bem ao reconhecer que há avanços na educação, para além dos problemas. Transmitiu imagem de que não faz só crítica eleitoreira.

QUESTÃO MATEMÁTICA
O professor Valdeci questionou Elmano sobre a intenção de dar continuidade à gestão que, segundo ele, tem “71% de desaprovação”. Aparentemente, se referia aos 76% de eleitores que, na pesquisa O POVO/Datafolha, afirmaram que não votariam no candidato apoiado pela prefeita. O petista se defendeu e afirmou que a gestão teria aprovação de cerca de “40% da população”. Na verdade, o Datafolha mostrou que o índice de ótimo e bom da prefeita é a metade disso: 20%. O percentual de 40% foi para a avaliação regular. Em seguida, Elmano afirmou que, somado ao percentual de regular, a aprovação da gestão chegaria a 60%. Foi o único percentual correto citado na discussão. Embora o desempenho regular não possa, a rigor, ser contabilizado nem para o bem nem para o mal: fica no meio.

Por Justiça transparente

                  Nada de só divulgar, em portais da transparência, nomes e subsídios dos magistrados e servidores do Poder Judiciário. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quer mais. Segundo Jorne Hélio, advogado cearense que integra o CNJ, para que se tenha de fato transparência, é preciso que os portais tragam discriminação completa das despesas feitas por magistrados, gastos com veículo, combustível, motoristas e outros benefícios indiretos. Jorge Hélio, tido como da ala radical do CNJ, defende essa tese ao lado da corregedora-geral do órgão, Eliane Calmon, observando que o cidadão tem o direito de saber como o Judiciário aplica os impostos que paga. Para ele, isso é o mínimo que se deve exigir de agentes cuja missão é fazer justiça. Essa ideia é mote de discussões no CNJ até quarta-feira.

GARGALOS
A Confederação Nacional da Indústria avaliará hoje, em Brasília, tudo o que foi aprovado na MP Brasil Maior e o que ficou emperrado em termos de desoneração de impostos. Roberto Macedo, presidente da Fiec, agendou o encontro.

DOCE ESPERA
O Ministério da Integração Nacional investirá R$ 120 milhões na recuperação de sete perímetros sociais antigos do Ceará. Entre eles, Várzea do Boi (Tauá) e Ema (Iracema), avisa Ramon Rodrigues, secretário nacional de Irrigação.

JOGO SEM GOL
A novela sobre a compra do Campo do América continua se arrastando desde o ano passado. Agora peritos do INSS pediram 10 dias para divulgar avaliação da área que a Prefeitura quer comprar. 
 
POR CIDADANIA
A Infraero quer fechar com a Polícia Rodoviária Estadual e Detran uma ação no sentido de coibir a ocupação de vagas de idosos e portadores de necessidades especiais disponibilizadas no aeroporto e Fortaleza.

TRIGO POR MILHO
Preço do trigo pode disparar neste semestre. Reino Rae, consultor da Associação Brasileira da Indústria do Trigo, diz que agricultores sulistas, à frente da produção no País, estão trocando trigo por milho. “Dá mais lucro”, explica.

DEBATE ECONÔMICO
Centro Industrial do Ceara realiza hoje e amanhã, a partir das 20 horas, no auditório da Fiec, debate com candidatos a prefeito de Fortaleza. Serão cinco nomes por dia, priorizando a economia da cidade. A TV União transmitirá.

MICROEMPREENDEDOR
Cerca de 150 estandes deverão integrar a Feira do Empreendedor, promoção do Sebrae que, de 23 a 25 de setembro, no Centro de Eventos, congregará microempresários. Informa o vice-presidente do órgão, Jorge Parente.

SOLIDARIEDADE
Cruz Vermelha continua recebendo doação de alimentos não perecíveis destinados aos atingidos pela estiagem no interior cearense. A sede fica na rua Dr. José Lourenço, 3280 (Bairro Dionísio Torres).

HORIZONTAIS
O Aeroporto Pinto Martins experimenta boa movimentação de turistas deixando a cidade após férias.

Provincianismo é... Uma capital como Fortaleza ter carro de som circulando com propaganda de candidato.

Agora em agosto começa a temporada de exportação do melão cearense. Principalmente para os EUA.

Só lembrando: “Por falar em Mensalão, você acredita na inocência de José Dirceu?”

SOBE

SUPERSIMPLES que comemora cinco anos atingindo a adesão de 6,5 milhões de adesões.

DESCE

CAMINHÕES transportando, pelas ruas da cidade, equipamentos das torres de energia eólica.

TCU aponta problemas na Refinaria do Pecém

         O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou irregularidades na Refinaria Premium II, a se instalar no Pecém. Auditorias, realizadas entre abril de 2010 e julho de 2011, apontam deficiências nos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA). Os acórdãos foram enviados ao Ministério Público Federal (MPF) no Ceará, que instaurou um Inquérito Civil Público.

A instalação da Refinaria começou sem que houvesse EVTEA. Quando apresentados, os estudos não atendiam às exigências do órgão, com levantamento topográfico feito apenas por fotografia aérea. O Tribunal alega que essa técnica acarreta em imprecisões, como as que prejudicaram as obras da Refinaria Premium I, no Maranhão. A Petrobras não apresentou as correções solicitadas nos 15 dias determinados pelo órgão conforme o último relatório, publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de maio de 2012.

Culpabilidade
O documento conclui que as irregularidades são de responsabilidade do então presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. “É razoável afirmar que era possível ao Presidente da Petrobras ter consciência da ilicitude do ato, em virtude de ter sido notificado”, diz o texto. O documento também diz que o descumprimento do prazo é passível de multa. 

O procurador Alessander Sales, responsável pelo processo, explica que, como as obras ainda não foram iniciadas por causa de pendências no terreno, não houve cobranças formais do Ministério Público à estatal. Segundo ele, os acórdãos do TCU estão sendo juntados para posterior cobrança. “Ainda não existe obra e a Petrobras pode estar providenciando esse estudo. Quando a questão do terreno for resolvida, outras questões serão vistas pelo Ministério Público”.

Com as exigências do TCU, a existência de terras supostamente indígenas na área de influência da Refinaria não é o único entrave à Refinaria. Apesar das pendências, o equipamento teve sua pedra fundamental lançada em dezembro de 2010, na visita do então presidente Lula ao Ceará.

Na época da fiscalização feita pelo TCU, a Petrobras tinha investido R$ 7,5 milhões dos R$ 20 bilhões previstos. Segundo o documento, o valor era referente aos “contratos preliminares relacionados com levantamento aerofotogramétrico, prospecção geotécnica e estudos de impacto ambiental”.

Procurado pelo O POVO, o responsável pela implantação da Refinaria, Raimundo Lutif, não atendeu nem retornou as chamadas. A assessoria de imprensa da Petrobras também não respondeu ao e-mail enviado.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A implantação da Refinaria Premium II é um dos principais investimentos esperados para alavancar a economia cearense. Porém, há anos é protelada. Para ser enfim viabilizada, precisa de decisão mais efetiva da Petrobras.

SERVIÇO

Veja os documentos do TCU que questionam a refinaria
Onde: Site do TCU, no link 
Pesquisa Textual e procurando por “Refinaria Premium II” ou clicando no http://bit.ly/QPCy15

Cronologia

Ago/2008. Definido prazo para o início da construção: 2009.

Dez/2010. O então presidente Lula veio ao Ceará para lançar a pedra fundamental da Refinaria.

Jan/2011. Famílias de Caucaia são intimadas a desocupar terreno destinado à Refinaria.

Fev/2011. Cid Gomes e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, se reúnem para resolver pendências da refinaria. 

Mai/2011. Semace concede licença prévia para a obra.

Set/2011. Petrobras alega que falta liberação do terreno e diz que começa terraplanagem em 2012.

Abr/2012. Governo diz que falta anuência da Funai por causa de 80 famílias que vivem no entorno da área. Licença de instalação fica sem validade.

Jun/2012. Plano de Negócios da Petrobras não inclui os projetos das refinarias Premium I e II por não ter viabilidade garantida.

Jul/2012. Cid Gomes recebe ligação de Graça Foster, garantindo que refinaria continua no Plano de Negócios da estatal.

27 de Jul/2012. Reunião entre PGE, Seinfra, Funai e comunidade termina sem acordo.


A receita do bolo perdida. Onde estará?

                    VERDADE, verdadeira. Invencibilidade de oito jogos do Ceará, quebrada pelo Paraná, nunca passou confiança à torcida alvinegra de tão espúria que era. A cada partida, a sensação de que perderia. Se vencia, uma nesga de esperança. Se perdia, o mundo vinha abaixo.
  
MAIOR obstáculo que o Ceará enfrenta está dentro do seu próprio elenco, somada à insegurança do técnico PC Gusmão, na desesperada busca de uma formação ideal. Ou que pelo menos pareça. Nem uma coisa nem a outra. Já tentou várias, não consegue acertar o passo.
  
IMPRESSÃO que passa é a de que o treinador alvinegro perdeu a receita do bolo. Sabe que botou em algum lugar. Onde estará? Enquanto não acha, o tempo passa na sua marcha inexorável e implacável. Por vezes impiedosa. O tempo é o melhor remédio pra tudo, porém, também, o pior.
  
ADVERSÁRIO do Alvinegro hoje é o Boa, de Varginha, interior mineiro. Incrível que pareça, o desconhecido Boa está uma posição acima do Ceará. Dele pouco se sabe. Por exemplo. Que lá atua o meia Vanger, ótima revelação do Horizonte que esteve pra acertar com o Ceará. Esperou tanto sem uma resposta que acabou se mandando.
  
MAIS uma vez, Gusmão anuncia mudanças. Apodi volta à lateral. Experiência com Paulo Sérgio não influiu, nem contribuiu. É um lateral comum. Pelo menos Apodi corre, embora de forma desembestada. Ele de um lado, Vicente do outro, dois cabeludos, respeite a dupla.
  
BOA nova retorno de Mota. Como fez falta no Paraná. Ele ali não perderia tantas chances quanto a dupla Romário e Itamar. Difícil escolher qual dos dois o pior. Mota reencontrou seu bom futebol, embora muito aquém daquele de quatro anos atrás, que tanto temor provocava às defesas adversárias.
  
ATÉ hoje, envolto em denso mistério a barração de Fernando Henrique, assim de repente, para a volta de Adílson, que fazia tempo estava de fora, totalmente sem ritmo de jogo. Gol que tomou qualquer um tomaria. Explicações dadas não convenceram. Inventaram até um tal de “parâmetro”. Que diabo é isso?
  
TORCIDA alvinegra, entre perplexa e interrogativa, gostaria de saber que rumo o time vai tomar, cada vez mais se distanciado do G-4. Com o futebol, entre irregular e medíocre, a cada rodada este objetivo se distancia mais. Espera-se hoje, por jogar no PV, pelo menos uma vitória. Pode ser?

CONSELHO & RAPÉ...
IMPRESSIONANTE a regularidade de Leandro, no time tricolor. 

DIFÍCIL vê-lo em campo. Aparece mais para o time do que pra torcida. Ali, na frente da zaga, não perde uma.

OK, ok, Vica ganhou três, Fortaleza no pódio do G-4, apenas um conselho, que é como rapé, toma quem quer.

VAMOS lá. Ouça mais a voz rouca da torcida vinda das arquibancada flamejantes.

TORCEDOR não é só sábio, quanto sabe com seu olho clínico quem é quem. Combinado?

COMO castigo anda a galope, Treze, encarou CBF e companhia, ganhou vaga na Terceirona, porém na hora da bola rolar, que time fraco.

SALVA-SE apenas o meia esquerda Christian. Tipo do jogador que falta ao Fortaleza e ao Ceará com especialidade.
  
RASTILHOS...
LIDERANÇA do Icasa na Terceirona tem tudo a ver com o desconhecido treinador Pugliese, de nome estranho e tudo /// DOR de cabeça à vista, mais uma, para o departamento jurídico do Fortaleza. Vem aí outra causa trabalhista. Agora, do atacante Rinaldo, que, cansado de esperar por um acordo, o jeito foi procurar seus direitos. Frustração maior dele não encerrar a carreira no clube que o projetou /// AQUI pra nós. Doda, titular do Fortaleza, e Assisinho na reserva, tenha santa paciência. Acorda, Vica!  

AINDA MAIS

Destaque tricolor, o nota 7 do time
Leandro, do Fortaleza, tem regularidade impressionante. Aparece mais para o time do que para a torcida
    
EM ALTA

RETORNO DE MOTA Volta do atacante ao time do Ceará é boa notícia. Ele fez falta na derrota diante do Paraná

EM BAIXA

FERNANDO HENRIQUE Envolta em mistério, a barração de FH permanece para o jogo de hoje. Adílson será o titular da partida

                      QUEM SERÁ SEU CANDIDATO A PREFEITO EM BAIXIO-CEARÁ ?

  POR FAVOR VOTE NA NOSSA ENQUETE!

Com 32%, Moroni consolida liderança; briga pela vice segue apertada

           A primeira pesquisa do Ibope sobre a campanha eleitoral em Fortaleza confirma um cenário com três blocos de força na disputa pela Prefeitura. Moroni Torgan (DEM) consolida-se como líder e segue com folga na dianteira, com 32% das intenções de voto. Seu adversário em um provável segundo turno permanece indefinido. Brigam pelo posto Inácio Arruda (PCdoB), com 15% das preferências e Heitor Férrer (PDT), com 11%. No limite da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados.


A primeira pesquisa do Ibope sobre a campanha eleitoral em Fortaleza confirma um cenário com três blocos de força na disputa pela Prefeitura. Moroni Torgan (DEM) consolida-se como líder e segue com folga na dianteira, com 32% das intenções de voto. Seu adversário em um provável segundo turno permanece indefinido. Brigam pelo posto Inácio Arruda (PCdoB), com 15% das preferências e Heitor Férrer (PDT), com 11%. No limite da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados.


Os números do Ibope são da pesquisa estimulada (na qual o eleitor escolhe ao ver uma lista com os nomes dos candidatos), contratada pela TV Verdes Mares e divulgada, ontem à noite, no telejornal CE-TV 2ª edição.

De acordo com a sondagem, os candidatos Renato Roseno (Psol) e Roberto Cláudio (PSB) já se aproximam do segundo bloco mais forte do pleito. O primeiro tem 10% das intenções de voto; o segundo, apoiado pelo governador Cid Gomes (PSB), marca 8%.

Depois de Roberto Cláudio, aparecem Marcos Cals (PSDB), com 6%, e Elmano de Freitas (PT), com 4% - este último, favorito da prefeita de Fortaleza, a também petista Luizianne Lins.

Na sequência estão Francisco Gonzaga (PSTU) e Valdeci Cunha (PRTB), ambos com 1%. O candidato do PPL, André Ramos, não alcançou 1% das preferências. Eleitores que declararam ter intenção de votar nulo, branco ou em nenhum somam 6%.

O Ibope caiu em campo entre os dias 27 a 29 de julho, oito dias depois que a equipe do Datafolha foi às ruas. A metodologia do Ibope é diferente da adotada pela pesquisa O POVO/Datafolha, a primeira desta campanha, divulgada no último dia 22. O Ibope ouviu 602 pessoas, contra 831 do Datafolha. Por isso, a margem de erro também é maior: quatro pontos percentuais, contra três do Datafolha.

Rejeição
O levantamento do Ibope também mostra os candidatos com maior índice de rejeição. Um total de 34% dos entrevistados disse que não votaria em Moroni, enquanto 27% declararam não votar em Inácio. O terceiro em rejeição é Elmano, com 22%. Cada entrevistado teve a opção de citar mais de um nome.

A pesquisa Ibope está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com o número 00006/2012.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

A pesquisa Ibope é divulgada oito dias após a sondagem do Datafolha encomendada pelo O POVO. Ambas registram as preferências do eleitor na primeira etapa da campanha, que teve início em 6 de julho.

Saiba mais

A pesquisa O POVO/Datafolha, divulgada no último dia 22, mostra o seguinte cenário na disputa para a Prefeitura de Fortaleza: Moroni Torgan (DEM), com 27% das intenções de voto; Inácio Arruda (PCdoB), 14%; Heitor Férrer (PDT), 11%; Renato Roseno (Psol) e Marcos Cals (PSDB) com 6%; Roberto Cláudio (PSB), 5%. Elmano de Freitas (PT), 3%.; professor Valdeci (PRTB), 1%. André Ramos (PPL) e Francisco Gonzaga (PSTU) não atingiram 1%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Chama atenção o percentual dos entrevistados pelo Datafolha que disseram não saber em quem pretendem votar: 21%. O índice fica acima da média em pesquisas estimuladas 

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-00004/2012.              

                                       QUEM SERÁ SEU CANDIDATO A PREFEITO EM BAIXIO-CEARÁ ?

  POR FAVOR VOTE NA NOSSA ENQUETE!
                                   

Calote das empresas é o maior desde 2009

 

Calote das empresas é o maior desde 2009


        A inadimplência das empresas recuou 5,7% em junho ante maio deste ano, mas a alta no acumulado do primeiro semestre é a maior para o período desde 2009. Comparando os primeiros seis meses de 2012 com igual período de 2011, o indicador de inadimplência de pessoas jurídicas aumentou 16,5%.


No acumulado do semestre em 2009, a alta registrada havia sido de 35,8%. Na comparação de junho de 2012 com igual mês de 2011, a alta foi de 11,4%. As informações foram divulgadas ontem pela Serasa Experian.

De acordo com avaliação da empresa, grande parte dos negócios de médio e pequeno portes trabalha com varejo e setor de serviços e depende do comportamento dos consumidores. Assim, uma melhora no índice de inadimplência do consumidor pode ter consequência rápida no indicador das empresas, o que explicaria o recuo na comparação mensal.

Além disso, a Serasa ressalta que a base de comparação de maio era bastante elevada (com alta de 9,4%) e junho teve menor quantidade de dias úteis.

Entre as razões apontadas para o resultado do semestre, estão a baixa atividade econômica registrada no ano, as taxas de inadimplência do consumidor e de empresas clientes, a dificuldade para exportar e a maior seletividade na concessão de linhas de crédito. Os economistas da empresa avaliam que o cenário deve melhorar gradualmente. (das agências)

 QUEM SERÁ SEU CANDIDATO A PREFEITO EM BAIXIO-CEARÁ ?

  POR FAVOR VOTE NA NOSSA ENQUETE!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

PARA PREFEITO DE BAIXIO-CE ARMANDO QUARESMA VICE- DR. FRANCISCO CARLOS = 20


 
Esse e garantido!dalé,dalé,dalé 20         

CEARÁ Mega-Sena acumula novamente e deve sortear R$ 42 milhões

          O prêmio da Mega-Sena acumulou mais uma vez após o sorteio deste sábado (29). Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.410 e o próxumo sorteio pode pagar até R$ 42 milhões.
As dezenas sorteadas foram 18 – 29 – 40 – 42 – 50 – 54. Apesar do acúmulo da Mega-Sena

, 70 apostadores acertaram a Quina e ganharão R4 48.372,46, e quase 7 mil pessoas receberão R$ 699,32 por terem acertado a Quadra.
O próximo sorteio acontece no dia 1º de 

Corpo carbonizado não é de empresário sequestrado, diz perícia

              A Polícia Civil do Ceará descartou a hipótese de que o corpo encontrado carbonizado ao lado de uma caminhonete no sábado (28 ) em São João do Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe, era do empresário de 60 anos sequestrado em Fortaleza na sexta-feira (27). De acordo com o diretor da Perícia Forense do Sertão Central, Marcos Ferreira, o corpo é de um homem de, no máximo, 35 anos e continua sem identificação. A perícia feita no local do crime constatou que o veículo incendiado é do empresário.
O caso de São João do Jaguaribe é investigado pela Delegacia Regional de Russas. Segundo o delegado Milson Teixeira, algumas pessoas do município afirmaram que viram três homens na caminhonete do empresário na noite da sexta-feira (27) e na manhã do sábado (28).“Em poucas horas depois, o veículo foi visto incendiado em uma estrada carroçal a 10km da sede”, afirma.
De acordo com o delegado Teixeira, o corpo estava do lado de fora da caminhonete e tinha três perfurações de bala. A Divisão de Anti-Sequestro da Polícia Civil informou que não tem nenhuma pista sobre a localização do empresário que trabalhava no ramo de frios. Segundo a polícia, o homem foi levado por dois homens na noite da sexta-feira (27) no bairro Papicu, em Fortaleza.
 

Igreja de Fortaleza faz doação de 22 toneladas de alimentos

                 Uma campanha de doação de alimentos realizada pela Igreja Jesus Cristo, emFortaleza, arrecadou nos últimos dois meses 22 mil toneladas de alimentos, que foram doados neste fim de semana a instituições de caridade da cidade.
O lar Amigo de Jesus, que abriga e cuida de 40 crianças com câncer, foi uma das instituições contempladas, e recebeu uma tonelada e meia de arroz e feijão. "A gente adora receber alimento, faz a alegria de todo mundo", diz Aline Ferreira, de oito anos, que foi beneficiada com a doação.
A campanha é realizada em 150 cidades do Brasil, e os alimentos são distribuídos por 130 mil voluntários no país inteiro. "É uma sensação maravilhosa. Sempre que podemos fazemos esforço para ajudar instituições carentes que precisam de ajuda", avalia o coordenador do projeto em Fortaleza, Glauber Sintra.
Além das doações, os voluntários ensinam técnicas técnicas de conservação de alimentos, para que as instituições possam manter o estoque por mais tempo, sem estragar alimentos. "Nós colocamos dois dentes de alho, e vamos enchendo com o grão. A Cada quatro dedos de arroz ou feijão, mais dois dentes de alho", explica a especialista em armazenamento Débora Bezerra.

Seguidores